Gastronomia
Japão sem Escalas
Japão sem Escalas conversa com chef-padeiro Rogério Shimura sobre os segredos da panificação nikkei
Novo episódio do podcast vai ao ar no dia 10 de agosto nas principais plataformas de streaming
O podcast Japão sem Escalas coloca a mão na massa e tira do forno o episódio. “Ja-Pão: os segredos da panificação nikkei” com o convidado especial Rogério Shimura, chef-padeiro e proprietário da Levain Escola de Panificação e Confeitaria e da rede Shimura Pães e Doces. O episódio estará disponível a partir do próximo dia 10, nas principais plataformas de streaming.
Shimura foi eleito "Melhor Padeiro do Mundo em 2019", pelo UIBC - International Union of Bakers and Confectioners. Durante o episódio, ensina para os ouvintes e as apresentadoras Tatiana Aoki, CEO da Aoki Media, e a jornalista Ana Paula Novaes, uma receita básica de pão, dá dicas de preparo e fala sobre o crescimento pelo interesse popular em panificação durante a pandemia do coronavírus.
O convidado conversa ainda sobre pães típicos japoneses e sobre sua experiência com a panificação nipônica. O chef-padeiro passou uma temporada no Japão estudando os costumes e o gosto dos japoneses relacionados ao alimento.
O podcast, lançado em junho durante a semana de comemoração Imigração Japonesa, aborda questões relacionadas à cultura e à comunidade japonesa no Brasil. O programa é produzido pela Aoki Media com apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O Japão sem Escalas é quinzenal e está disponível nas plataformas Spotify, Google, Apple e Deezer.
“Shimura é um dos mais conhecidos no ramo da panificação. Além da receita bem fácil de pão, também explicou alguns detalhes sobre o estilo de pão que os japoneses mais gostam, que são os pães mais fofinhos”, diz Tatiana.
Programação
15/06: Ep. 1: “O que é ser nikkei?” com Alexandre Kawase, membro voluntário da Junior Chamber International (JCI) Brasil-Japão e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
29/06 - Ep. 2: “O que podemos aprender com o Japão em tempos de exceção?” com Toshio Ichikawa, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren e Yasushi Noguchi, cônsul geral do Japão em São Paulo.
13/07 - Ep. 3: “Gastronomia nikkei e memórias afetivas” com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, que tem uma unidade na Japan House de São Paulo e embaixadora da boa vontade e difusora da culinária japonesa.
27/07 - Ep. 4: “Narrativas japonesas e quadrinhos” com o cartunista Mauricio de Souza e o escritor André Kondo.
10/08 - Ep. 5: “Ja-Pão: os segredos da panificação Nikkei” com Rogério Shimura, chef-padeiro, proprietário da Levain Escola de Panificação e Confeitaria e da rede Shimura Pães e Doces
24/08 - Ep. 6: “Brasileiros no Japão e redes sociais” com Prit e Lohgann do canal Japão Nosso de Cada Dia.
07/09 - Ep. 7: “Omotenashi, a hospitalidade japonesa e a arte de servir bem” com Chieko Aoki, CEO da rede Blue Tree Hotéis.
21/09 - Ep. 8: “Representatividade: o nikkei na mídia brasileira” com a atriz Daniele Suzuki.
Links para o podcast:
Spotify: https://spoti.fi/3fZNsUX
Google podcasts: https://bit.ly/37STqUL
Apple Podcasts: https://apple.co/2Ype8It
Deezer: https://bit.ly/3fMUtrP
Sobre o Japão sem Escalas
O podcast é apresentado por Tatiana Aoki, CEO da Aoki Media, e pela jornalista Ana Paula Novaes. A primeira temporada, com oito episódios, aborda questões relacionadas à comunidade nikkei no Brasil. Nikkei é a denominação para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. Cada episódio tem um tema central como cultura pop, gastronomia, turismo e lazer e reúne entrevistas, depoimentos e curiosidades sobre o Japão e sobre o idioma. O conteúdo é direcionado a todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, o idioma e que sonham em viajar para o país.
Sobre a Aoki Media
Aoki Media (www.aokimedia.com.br) é uma central de solução em mídias sociais. A agência tem como missão orientar e fornecer soluções inovadoras para empresas que pretendem realizar novas formas de marketing digital.