Gastronomia
Domingo, 16 de outubro, é o Dia Mundial do Pão; alimento é símbolo de hospitalidade de marcas como Outback e Abbraccio, além de ser um dos diferenciais do delivery Aussie Grill
Domingo, 16 de outubro, é o Dia Mundial do Pão
Domingo, 16 de outubro, é o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais tradicionais presentes em quase todas as mesas ao redor do mundo, com mais de 6 mil anos de história.
Sinônimo de fartura e prosperidade, o pão possui destaque especial para as marcas do grupo Bloomin´Brands. Nos restaurantes Outback Steakhouse e Abbraccio, ele é símbolo de hospitalidade, sendo oferecido como cortesia e "boas-vindas" a todos os clientes, além de ser um dos diferenciais do delivery moderninho Aussie Grill, fazendo um casamento perfeito com a proteína do frango em lanches suculentos.
História
Alguns estudos indicam que o pão surgiu na região da Mesopotâmia, onde hoje fica o Iraque. Ainda na Antiguidade o alimento foi incorporado na culinária de várias civilizações. No início, a receita envolvia basicamente uma mistura seca, dura e amarga feita à base de farinha de trigo. Na medida em que o homem foi abandonando a vida nômade e passou a se fixar nas primeiras moradias e a desenvolver a agricultura, plantando trigo, o pão passou a fazer parte da sua alimentação.
Por volta de 4000 a.C. os egípcios desenvolveram o processo de fermentação, dando ao pão o aspecto mais semelhante ao que conhecemos hoje. Além de alimento, o pão era utilizado como moeda, sendo um meio de pagamento para serviços realizados aos faraós.
Em Roma, o pão era usado na política do panis et circenses (pão e circo). Para manter a população satisfeita e controlada, os imperadores distribuíam pão e trigo durante os espetáculos públicos.
Já na idade Idade Média, o pão sem fermento era produzido artesanalmente nas casas dos camponeses. O mesmo acontecia entre os senhores feudais, que consumiam pães fermentados de maior qualidade produzidos nas padarias dos castelos. Surgem nessa época os primeiros padeiros, que aos poucos passaram a se organizar em corporações de ofícios.
Com a Revolução Industrial, a produção do pão ganhou força, houve um aumento nas terras destinadas ao plantio do trigo e o desenvolvimento de técnicas de moagem do cereal nos moinhos, que evoluíram dos moinhos de tração animal ou humana aos moinhos a vapor em 1784. A produção em grande escala alimentava a todos, principalmente a classe operária que crescia nas cidades industriais.
O pão tornou-se um alimento tão popular e importante que chegou a ser uma das causas da eclosão da Revolução Francesa. Como era base da alimentação da população francesa há séculos, após uma grande queda na produção do cereal tornou o alimento caro e raro, gerando um dos motivos da revolta da população e da queda do rei Luís XVI.
Hoje em dia, o pão é um dos alimentos mais populares do mundo. Sua fabricação é feita por meio de diferentes técnicas resulta numa variedade enorme de tipos e qualidades.
Símbolo de boas-vindas e hospitalidade
O icônico pão australiano do Outback é um símbolo de boas-vindas, que agrada e acolhe com seu sabor levemente adocicado todos que visitam os restaurantes da rede. Além de desfrutar do pão quentinho, assado na hora, acompanhado da manteiga do Outback, como abertura das refeições, também é possível levar todo o Bold Flavour do Outback para casa, com o Outbread, mesma receita disponível para venda no sistema to go ou no delivery via iFood, com 350 gramas, por R$ 19,90.
No Abbraccio, o pão também faz sucesso. O restaurante inspirado no lifestyle italiano sabe que o pão caseiro é um item essencial na mesa dos italianos e por isso não pode faltar na mesa que quem o visita. Após serem recebidos pelos Amici – como são chamados os atendentes – e serem acomodados, os clientes recebem como boas-vindas o tradicional pão da família italiana, acompanhado de um azeite extra virgem. O pão, servido quentinho, apresenta crocância exterior e textura interna macia. O azeite é misturado com sete ervas especiais do Abbraccio e, aromatizado, é um deleite para o paladar.
No Aussie Grill, marca que atua 100% delivery e que neste ano abrirá os primeiros restaurantes físicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, o pão utilizado nos lanches é o de brioche, macio e saboroso. Receita de origem francesa, o pão de brioche é leve, macio e de crosta dourada.
A receita faz toda a diferença na preparação dos lanches servidos pela marca, resultando num casamento de sucesso entre o pão, a proteína de frango e os molhos exclusivos da rede.
Sobre o Outback
O Outback Steakhouse possui 139 restaurantes no Brasil e está presente em 52 cidades, 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.
Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin' Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.
Sobre o Abbraccio
O Abbraccio conta com 12 unidades físicas no país, localizadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Com a filosofia "Todos os abraços acontecem aqui", traz uma experiência diferenciada de casual dining fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante. Ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite que os clientes acompanhem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos. O Abbraccio restaurante pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Aussie Grill no país.
Sobre Aussie Grill
O Aussie Grill possui 84 operações no Brasil e está presente em 33 cidades, 16 estados e no Distrito Federal. Tendo a proteína do frango como carro-chefe do seu menu, a marca tem em seu DNA o conceito Sweet and Spicy, e prioriza o sabor, a mistura de ingredientes frescos e temperos marcantes. Atuando exclusivamente via delivery e se posicionando como Fast Casual, Aussie Grill explora o mundo em busca de inspirações para criar combinações com sabores intensos, que transformam a experiência de comer em entretenimento. A rede de restaurantes foi criada em 2019 na Arábia Saudita, expandindo posteriormente para outras regiões como Hong Kong e EUA. A primeira operação brasileira da marca foi inaugurada em 2020, em São Paulo. Aussie Grill pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Abbraccio no país.