Gastronomia
Comemorar o Dia do Hambúrguer sem carne: pode?
Claro que sim! E a nutricionista Vanessa Caluete passa uma receita especial para os veganos se deliciarem neste dia 28
No dia 28 de Maio é comemorado o dia do hambúrguer, um dos pratos mais amados no mundo todo. Mas quem optou por ser vegetariano ou vegano, vai ter que esquecer esta data? Claro que não! A nutricionista da LC Restaurantes Vanessa Caluete, traz uma receita super especial de hambúrguer vegano, feito com quinoa, feijão-roxinho e nozes que vai deixar até os carnívoros com água na boca!
Dia do Hambúrguer
Assim como diversas comidas, não se sabe ao certo qual a origem deste prato tão amado. A única coisa que se tem certeza é que ele não foi criado nos Estados Unidos, como muitos pensam. Existe uma história de que ele teria nascido na cidade de Hamburgo, Alemanha, durante o século 17. No entanto, historiadores dizem que a primeira aparição da iguaria surgiu muito antes disso, no século 13, na Mongólia, quando os cavalheiros colocavam a carne debaixo das celas de cavalos para amaciá-la.
Apesar da sua origem não ser americana, foi por conta dos EUA que o hambúrguer conquistou o resto do mundo e, por isso, é o maior consumidor de hambúrgueres.
Hambúrguer de quinoa, feijão-roxinho e nozes
Rende: 6 hambúrgueres médios
Ingredientes
· 1 xícara de água
· 1/2 xícara de quinoa lavada
· 1 batata pequena (150g) sem casca
· 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
· 1 maço pequeno de cebolinha cortado em fatias finas
· 1/2 xícara de salsinha fresca picada
· 2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado
· 1 1/2 xícara de feijão-roxinho cozido
· 1/2 xícara de nozes tostadas picadas grosseiramente
· 1/2 colher (chá) de sal
· Suco de 1/2 limão-siciliano
Modo de fazer:
1. Ferva a água, ponha a quinoa, reduza o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 10 a 12 minutos ou ate que o liquido tenha sido absorvido. Reserve por 5 minutos.
2. Enquanto isso, pique a batata, cozinhe-a até ficar macia e amasse.
3. Em uma frigideira média, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebolinha e refogue por 1 a 2 minutos. Acrescente a salsinha e o gengibre e frite por cerca de 30 segundos.
4. Em uma tigela grande, misture a quinoa cozida, a batata, a mistura de cebolinha, o feijão e as nozes. Amasse com as mãos ou um amassador de batata. Tempere com o sal e o suco de limão e modele seis hambúrgueres.
5. Grelhe os hambúrgueres em um grill ou chapa ou ainda asse em forno até que os dois lados fiquem dourados e crocantes.
Sobre a LC Restaurantes
A empresa com sede em São Paulo nasceu em 1989 de uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e atualmente possui mais de 250 unidades em todo país, oferecendo uma alimentação nutritiva e balanceada para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Por dia, já são mais de 125 mil serviços, atendendo 100 mil pessoas.
Os níveis de satisfação do consumidor da alimentação da LC são acima dos 90%, e a empresa se destaca no mercado pelos seus diferenciais, ao oferecer aos clientes projetos de ambientação para seus restaurantes e cardápio personalizado, pensando na rotina dos funcionários e também em qualidade de vida com produtividade. Além disso, é a única do ramo que possui um departamento específico de gastronomia, proporcionando assim refeições balanceadas, nutritivas e saborosas.
Com um projeto único de sustentabilidade que garantiu à marca o selo “Carbon Free” e um programa de conscientização de consumo, focado em reduzir desperdícios, a LC Restaurantes sai na frente quando o assunto é preocupação com o meio ambiente. Outros certificados que comprovam a qualidade da LC Restaurantes são a ISO 9001:2008.
Serviço
LC Restaurantes
Rua Jacques Félix, 75, Vila Nova Conceição - SP
Telefone: (11) 3849-0439
www.lcrestaurantes.com.br