Gastronomia
Abrasel RMC chega para fortalecer setor que gera 46 mil empregos e movimenta mais de R$ 100 milhões por mês
Solenidade agendada para esta quinta-feira, 23, a partir das 8h30, com presença de autoridades, marcará o lançamento oficial da regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Será realizada nesta quinta-feira, 23, a partir das 8h30, a solenidade de lançamento oficial e posse da diretoria da Abrasel RMC, braço regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A entidade chega para trabalhar pelo fortalecimento de um setor que reúne cerca de 6 mil empresas, gera 46 mil empregos diretos e movimenta mais de R$ 100 milhões por mês.
O evento desta quinta-feira, no Royal Palm Hall, deverá reunir cerca de 200 empresários e contará com a presença de autoridades, como o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o presidente da Câmara municipal, Rafael Zimbaldi. Também estarão presentes Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, e Percival Maricato, presidente da Abrasel em São Paulo.
"Queremos mostrar a representatividade de nosso setor, que gera milhares de empregos, alavanca o turismo e é de extrema importância para a economia regional", afirma o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason.
Ele explica que sua gestão terá como pilares o relacionamento com o poder público e iniciativas privadas, o fortalecimento regional, para que os empresários saibam que possuem uma associação que luta por suas causas, e a gestão empresarial, para que bares e restaurantes capacitem seus colaboradores em busca de maior profissionalização.
"Temos vários objetivos em pauta, como a geração de emprego e renda, a simplificação do empreendedorismo, que muitas vezes é prejudicado por legislações complexas, a atração de visitantes para a cidade e região e o fomento à RMC como polo gastronômico", diz.
"Uma de nossas bandeiras diz respeito a legislações que venham prejudicar nosso setor. Queremos trabalhar em uma relação de 'ganha-ganha', na qual a população esteja satisfeita, com mais conforto em bares e restaurantes, melhoria no ambiente de negócios, geração de empregos e economia forte para a região", acrescenta.
Entre as iniciativas que já estão sendo colocadas em prática está o lançamento do movimento "Simplifica Campinas", que terá como base a elaboração de uma pauta de propostas para a simplificação e regramento do segmento a ser encaminhada ao poder público. Entre os diversos pontos que serão sugeridos na proposta, estão questões como a simplificação dos processos de concessão do alvará de funcionamento, mais transparência nos procedimentos de fiscalização, por exemplo, além de sugestões práticas para o regramento das atividades.
Como ponto de partida do "Simplifica Campinas", a Abrasel RMC acaba de realizar uma pesquisa com empresários que aponta as maiores preocupações do setor. As dificuldades com obtenção de alvarás e vigência dos mesmos (citada por 32% dos ouvidos); legislação desnecessária ou redundante, descolada da realidade (11%); impostos e taxas (11%) e a falta de infraestrutura e investimento urbano para o fomento do crescimento econômico da cidade e do setor (11%) foram os quatro itens mais citados. Também foram mencionados pontos como custos e fiscalização de publicidade nas fachadas, preocupação com fiscalização considerada excessiva e punitiva e questões trabalhistas, entre outros.
Outro levantamento importante já realizado pela entidade entre o empresariado local foca especificamente projetos de lei que restrinjam drasticamente os horários de funcionamento dos bares e restaurantes.
"Uma legislação muito restritiva nesse sentido poderia gerar o fechamento de cerca de mil empresas, resultando em 7 mil desempregados. Estamos trabalhando pela sobrevivência desses bares e restaurantes e manutenção dessas vagas no mercado de trabalho", diz.
Criada oficialmente no mês de maio, a Abrasel RMC já conta com cerca de 200 associados, ainda em fase de oficialização da adesão, e reúne em seus conselhos empresários de grande representatividade local.
Conheça os diretores da Abrasel RMC
Conselho de administração
Matheus Mason– Restaurante Benedito – Presidente
Renato Higa – Casa do Yakissoba
Gilson Gomes de Oliveira – Outback Steakhouse
Rúdigar Sampaio – Abraccio Cucina Italiana
Junior Cabrino – Churrascaria Montana Grill
Erick Alsaro – Duo Bruschetteria
Suplentes do conselho de administração
Sergio de Simone – Colonial Grill
Felipe Sagioro – El Tambo
Henrique Nucci – Clube Nashville
Benedito Pereira – Jesuíno Restaurante
Conselho fiscal
José Ferreira Júnior – Cantina Fellini
André Mandetta – Bar Candreva
Junior Pattaro– Empório do Nono e Espósito Pizzeria
Suplentes do conselho fiscal
Alexandre Lichti – Pizza Hut
Fred Simioni– Estação Mogiana
Vasco Moretti Filho – Cenário Churrascaria