• NOTICIAS

      26/03/2020 | CIESP Campinas - Coronavírus na indústria

      EFEITO CORONAVÍRUS CIESP-CAMPINAS FAZ BALANÇO DA INDÚSTRIA REGIONAL


      O diretor da Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), José Nunes Filho, nessa terça – 24 de março, em entrevistas à Imprensa regional, analisou os primeiros impactos provocados pela pandemia do Coronavírus na indústria.Foi um choque. A indústria regional está sentido muito isso. As coisas acontecem muito rapidamente. Precisamos de socorro do governo para atravessar essa crise, principalmente para as pequenas e médias empresas, que vão ter que parar e estão ligadas à cadeia automotiva, de confecção, de linha branca e de eletroeletrônicos. Essas vão sentir os maiores efeitos”, explicou o diretor.
       

      Nunes afirmou que as empresas das cadeias produtivas de alimentação, saúde e fármacos poderão continuar em operação, seguindo com os devidos cuidados e de acordo com os protocolos sanitários e, portanto não deverão sentir tanto os efeitos da pandemia do Covid-19.
       

      O diretor do Ciesp-Campinas comentou que as empresas têm diversas alternativas para colocar os seus funcionários em isolamento, como banco de horas, teletrabalho, licença remunerada, férias coletivas e até redução de jornada de trabalho e salário. “Isso tem que ser colocado em funcionamento, para evitar o desemprego e diminuir os custos das empresas. É preciso que pare a cobrança de impostos. O governo federal já está fazendo isso com relação ao recolhimento do Simples, prorrogado por 184 dias. No entanto, os impostos estaduais e municipais continuam sendo cobrados. É importante que esses impostos sejam suspensos, para que as empresas não sofram ainda mais durante esse período difícil, que deveremos passar pelos próximos 60 a 70 dias. Até lá todos têm que continuar vivos – pessoas, empresas e empregos”, enfatiza Nunes.


      PERFIL
      DIRETORIA REGIONAL CIESP-CAMPINAS


      O Ciesp-Campinas conta atualmente com 494 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região.

      O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 41,52 bilhões/ano.

      As empresas associadas ao Ciesp-Campinas, conjuntamente empregam 98.894 funcionários.

      Municípios que pertencem a Diretoria Regional do Ciesp: Campinas (236 associadas), Águas de Lindóia (0), Amparo (13), Artur Nogueira (7), Conchal (4), Estiva Gerbi (1), Holambra (5), Hortolândia (19), Itapira (7), Jaguariúna (22), Lindóia (0), Mogi Guaçu (22), Mogi Mirim (11), Paulínia (31), Pedreira (16), Santo Antonio de Posse (6), Serra Negra (2), Sumaré (34), Valinhos (58).
       

      As empresas associadas pertencem aos seguintes segmentos:

      Alimentos (23 empresas), Bebidas (3), Borracha (0), Calçados (0), Construção (9), Couro (0), Diversos* (133), Elétrico/Eletrônico/Comu-nicação (63), Entidades de Classe (0), Farmacêutico (0), Gráfico (0), Madeira (3), Mecânico (4), Metalúrgico (18), Mobiliário (0), Papel e Papelão (11), Piscicultura (0), Prestadores de Serviços (149), Prod. Materiais Plásticos (12), Prod. Minerais não Metálicos (1), Químico (24), Serviço Ind. de Utilidade Pública (0), Têxtil (10), Transportes/Autopeças (31), Vestuário (0).

      *Empresas que montam equipamentos bem específicos.

      Entre as empresas associadas ao Ciesp-Campinas, 84 são multinacionais e 410 são nacionais.
       
      O Ciesp-Campinas conta com 194 empresas associadas que exportam.


      A Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Campinas, foi fundada em 16 de dezembro de 1949.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •