• NOTICIAS

      22/05/2020 | Cisco apoia continuidade do judiciário

      Tecnologia Cisco apoia continuidade do sistema judiciário no Brasil

      Plataforma de videoconferência Webex está sendo utilizada em audiências do STF e CNJ

      A Cisco do Brasil disponibilizou sua plataforma de videoconferência Cisco Webex para órgãos de justiça de todo o país, através de um acordo de cooperação celebrado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permitindo o retorno da operação dos tribunais durante a pandemia. O grande marco ocorreu no dia 15 de abril, quando o Supremo Tribunal Federal realizou a primeira sessão virtual de sua história, por meio de tecnologia Cisco, com transmissão ao vivo pela TV e mídias sociais.

      O Conselho Nacional de Justiça adotou o Webex como uma Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais. A ferramenta está sendo usada nas sessões virtuais da justiça, sob gestão operacional do órgão, e está disponível para todos os tribunais e magistrados. Para garantir o fácil manuseio, a Cisco e o CNJ estão promovendo webinars para capacitação dos usuários também de forma gratuita. Os cadastros para acesso aos treinamentos devem ser feitos através do site do CNJ.

      Os acordos foram feitos de forma gratuita, sem ônus para os tribunais de justiça, com validade de 90 dias, podendo ser estendido por igual período, e possibilitam que os órgãos não tenham suas atividades afetadas durante a crise.

      “O uso da videoconferência pelo judiciário brasileiro é um importante exemplo de como a tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento de crise. A Cisco acredita que extrair o melhor do uso da tecnologia é essencial para que os serviços públicos sejam mantidos, a democracia e o devido processo legal sejam respeitados, bem como Governos, empresas e pessoas superem esse momento tão delicado para toda a humanidade, e sempre com os mais altos padrões de segurança e privacidade”, afirma Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.

       

      O Ministro José Antonio Dias Toffoli, Presidente do CNJ e do STF, ressaltou a importância da parceria para a sociedade brasileira: “A cooperação técnica realizada entre o CNJ e a Cisco permitiu que o Judiciário brasileiro pudesse oferecer uma rápida e emergencial resposta à sociedade, no tocante ao acesso aos tribunais e à prática de atos processuais. Um projeto implementado com rapidez, transparência e sem custos. Além disso, mostra que é possível encontrar caminhos a partir do trabalho cooperativo com vista a entrega de um serviço público de qualidade”. 

       

      Segundo dados do CNJ já há cerca de 10.000 usuários ativos da Plataforma Emergencial de Videoconferência e já foram realizadas mais de 40.000 reuniões pelo Webex, incluindo reuniões de trabalho, audiências e sessões de julgamento, desde o dia 2 de abril.

       

      Além dos acordos com órgãos da justiça, a Cisco está realizando várias iniciativas visando facilitar a operação de diversos setores essenciais da nossa sociedade durante a crise, garantindo a segurança, conectividade e produtividade neste momento de crise.

       

      Sobre a Cisco

      A Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial em tecnologia que tem feito a internet funcionar desde 1984. Seus colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades digitais do futuro.

      Para notícias sobre o Brasil, acesse: https://news-blogs.cisco.com/americas/pt/
      Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •