• NOTICIAS

      30/09/2020 | Mitos e verdades dos embalados a vácuo

      Vapza Alimentos

      Mitos e verdades dos alimentos embalados a vácuo: praticidade, durabilidade, saudabilidade e opções orgânicas

      Eles têm conquistado cada vez mais espaço nas gôndolas dos mercados e na mesa dos brasileiros por questões como praticidade, sabor e até mesmo saudabilidade. Se antes os alimentos a vácuo eram rotulados como opções ultraprocessadas, a tecnologia atual e o acesso às informações permitiram que questões de saudabilidade fossem garantidas nesses produtos, pois o processo preserva os nutrientes, o frescor dos alimentos e o sabor e consistência deles. “Os produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor não precisam de adição de conservantes ou produtos químicos. O processo preserva o caráter nutritivo dos alimentos, além de permitir um alto controle de qualidade e segurança dos alimentos”, explica Enrico Milani, CEO da Vapza, empresa especializada em alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor com mais de 20 anos de atuação.

      Para a nutricionista Camile Fiuza, muitas pessoas acreditam e confiam na tecnologia e, por consequência, no fator durabilidade x nutrição. Porém ainda é muito comum encontrar quem ainda insista no armazenamento prolongado de forma caseira. “Os alimentos, em contato com o ar, perdem textura, sabor e nutrientes. Em basicamente todas as categorias nutricionais, esse processo de oxidação é comum. Por isso, há a recomendação do consumo imediato para garantir até mesmo a segurança na hora de se alimentar. Se a intenção é usufruir de um alimento por um longo prazo, é possível recorrer às marcas que possuem a tecnologia necessária para garantir esse fator”, explica.

      De acordo com Milani, a técnica de embalagem a vácuo consiste em remover todo o ar presente na superfície do alimento e, após isso, cozinhá-lo no vapor dentro da própria embalagem. Em seguida, os produtos passam por um processo de esterilização, eliminando os micro-organismos. Desta forma, os alimentos a vácuo não necessitam de conservantes ou refrigeração para manter uma validade longa. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e preocupados com as questões nutricionais e com a segurança dos alimentos, tanto na conservação quanto na manutenção dos nutrientes dos alimentos. Entender um pouco mais sobre o processo dos embalados a vácuo, além de revelar várias curiosidades, garante a conquista da preferência do público”, diz o CEO.

      Orgânicos, cozidos a vapor e embalados a vácuo

      Os alimentos orgânicos ganham disparadamente quando o assunto é saudabilidade. Entretanto, quando armazenados de forma tradicional, o quesito saudável estava diretamente ligado a menor durabilidade, à perda de sabor e nutrientes e, consequentemente, ao desperdício.  De olho nas necessidades desse nicho de mercado, a Vapza lançou a linha de orgânicos embalados a vácuo e cozidos a vapor, que podem sem encontradas geralmente nos pontos de vendas (PDV) próximos ao hortifrúti nos supermercados, por possuírem estas características e principalmente por não terem conservantes, igualmente os produtos oferecidos nesta sessão. “Agregamos ainda mais benefícios aos alimentos orgânicos, como durabilidade e segurança, e fortalecemos a cadeia de produção para levar opções altamente benéficas aos consumidores e explorar esse mercado em expansão”, expõe Enrico. Ele assegura que os produtos Vapza possuem certificações homologas auditadas pelo IBD (orgânucis) e BRC (certificação internacional). Além disso, a embalagem utilizada é desenvolvida especificamente para o processamento térmico, sendo BPA free (livre de bisfenol A) e mantendo as características do produto até o consumo.

      Sobre a Vapza

      A Vapza nasceu em 1995, em terra fértil, nos campos gerais do Paraná. A história está ligada ao pequeno produtor e ao desenvolvimento de produtos saudáveis e práticos. Os alimentos passam por um processo rigoroso de seleção e são embalados a vácuo. Após esse processo, eles são cozidos no vapor dentro da própria embalagem, esterilizando o alimento e dispensando o uso de conservantes. A Vapza possuí as certificações BRCG e HACCP, que garantem a saudabilidade e a segurança dos alimentos; Hallal e Kosher, que são para dietas específicas; Certificação Vegan Internacional, pois o processo permite que não haja contaminação cárnea; e certificação Orgânica internacional.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •