• NOTICIAS

      03/10/2020 | Grupo Rosa e Amor

      Rosa e Amor

      Grupo Rosa e Amor prepara programação especial de Outubro Rosa em ano de pandemia

      Referência há 20 anos na região de Campinas pelo acolhimento e o trabalho multidisciplinar oferecido a mulheres com câncer e seus familiares, a associação destaca a importância da implantação da Lei dos 30 Dias

      Na programação dedicada ao Outubro Rosa, neste ano on-line em função da pandemia, o Grupo Rosa e Amor desenvolve diversas atividades e destaca a importância da efetivação da Lei nº 13.896/2019, a chamada Lei dos 30 Dias. Entre a consulta e o diagnóstico de câncer, esta legislação prevê que o paciente não espere mais que um mês para ter a confirmação do diagnóstico, aumentando as chances de cura da doença. Neste mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer em mulheres, o Rosa e Amor também se alinha à campanha “3 Perguntas que Salvam #perguntapraela”, desenvolvida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

      “Na história do Rosa e Amor, a pandemia, sem dúvida, merece um capítulo importante de como a associação se adaptou para realizar os atendimentos a distância até poder retomá-los aos poucos, de forma presencial”, destaca a presidente do grupo Márcia Camargo Franzese, reforçando que a importância e referência do Rosa e Amor pelo acolhimento e trabalho multidisciplinar oferecido a mulheres com câncer na RMC.

      Para celebrar suas duas décadas de existência em 2020, o Rosa e Amor, sediado em Valinhos (SP), havia programado diversas atividades presenciais que foram adaptadas para o meio digital. “Mesmo o Outubro Rosa, tão importante à prevenção do câncer de mama e à conscientização sobre os direitos das pacientes, terá um evento especial preparado pela associação”, diz Márcia Camargo.

      O evento, chamado “2º Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer”, realizado em versão digital no dia 20 de outubro, a partir 17h, será composto por palestras e debates envolvendo especialistas da área médica oncológica, depoimentos de pacientes, artistas, formadores de opinião.

       O fórum vai destacar o tema da campanha “3 Perguntas que Salvam #perguntapraela”, com participação da mastologista Maira Caleffi, presidente da Femama. “Este ano, nossa campanha é bem simples e estimula a atitude e ação para criar uma cultura de autocuidado e diagnóstico precoce”, explica Maira. As três perguntas, mote da iniciativa da Femama, são estas: “Você tem observado sua mama?”, “Você já marcou seus exames anuais?”, “Você conhece seus fatores de risco?”.

      Também no fórum, as diferenças de acesso ao tratamento do câncer entre SUS e rede suplementar serão abordadas pelos profissionais do Grupo SOnHe. Implantação de teste genético para o SUS, inserção do paciente com câncer no mercado de trabalho (profissionais do AC Camargo), além de um módulo para respostas de dúvidas enviadas por pacientes, estão entre os conteúdos do fórum.

      Como palestrante no evento digital, a médica Márcia Camargo vai apresentar o projeto Salvando Vidas. Elaborado pelo Grupo Rosa e Amor, com o apoio da Prefeitura de Valinhos e da Roche Brasil, a proposta visa identificar dificuldades e propor soluções para a plena efetivação da Lei dos 30 Dias na região. A legislação é um benefício a todos os pacientes com câncer e vem para complementar a Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/2012), em vigor em todo o território nacional, que preconiza o período máximo de 60 dias para o início do tratamento após a confirmação do diagnóstico. No projeto Salvando Vida, o público-alvo são as mulheres com câncer de mama.

      O Salvando Vidas vai envolver os responsáveis por serviços de mamografia, ultrassonografia e laboratórios atuantes no processo de diagnóstico do câncer de mama. “Neste objetivo a ser alcançado com o projeto é extremamente importante a sensibilização e a conscientização da comunidade e dos profissionais de saúde sobre a necessidade do diagnóstico precoce para a sobrevida e a qualidade de vida do paciente”, diz Márcia.

      Segundo a presidente do Grupo Rosa e Amor, para que a Lei dos 30 Dias seja efetivamente implantada nos municípios são necessários empenho e esforço do poder público. “Por isso, precisamos discutir amplamente o assunto, falar da gravidade da situação do câncer, diante de números alarmantes que vemos aumentar todos os dias”, explica Márcia Camargo, reforçando que estudos recentes apontam que o número de casos de câncer deve crescer 42% nos próximos dez anos, situação agravada pela pandemia no que diz respeito à dificuldade de acesso ao tratamento.

      A participação no fórum, que será transmitido pelas redes sociais do Grupo Rosa e Amor, é gratuita ao público. Para mais informações, basta acessar o site www.gruporosaeamor.org.br, ou ligar no telefone (19) 3869-7899.

      Para levar informações às empresas, o Rosa e Amor também preparou uma série de atividades com o propósito de estimular campanhas e ações internas de conscientização nas corporações.

       

      Sobre o Grupo Rosa e Amor

      O Grupo Rosa e Amor atende atualmente cerca de 450 mulheres com câncer e seus familiares.

      Em sua atuação, a associação conta com profissionais e voluntários capacitados para oferecer assistência nas áreas de serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, nutrição, terapias integrativas e apoio jurídico.

      O Rosa e Amor também é responsável pela capacitação e atualização dos profissionais da área da mulher na rede pública de Saúde do município de Valinhos, além de atuar ativamente na defesa e garantia de direitos de pessoas com câncer.

       

      PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

       

      1º/10, às 20h30

      Abertura oficial do Outubro Rosa

      Live com dra. Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor

      Show da Banda Toledo

       

      3/10

      Ação Hambúrguer do Rosa

      Realização do Grupo Rosa e Amor em parceria com Cozinheiros do Bem

       

      17/10 e 24/10, das 9h às 13h

      Bazar do Bem (artesanato das voluntárias e doações da comunidade)

       

      20/10 (VEJA A PROGRAMAÇÃO NO BOX)

      Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer

       

      31/10

      Encerramento do Outubro Rosa Celebrando a Vida

      Com participação da comunidade no plantio de 40 mudas de ipê-rosa no Jardim do Amor e da Gratidão (no canteiro central em frente ao Rosa e Amor)

       

      - Além de parcerias com empresas para palestras virtuais

      - Lives semanais

      - Venda de produtos institucionais

      - E diversas entrevistas e participações em reportagens para conscientização da população.

       

      PROGRAMAÇÃO FÓRUM

       

      20 de outubro, a partir das 17h

      2º Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer

       

      Abertura do Fórum

      Dra. Márcia Camargo, presidente do Grupo Rosa e Amor

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Keynote

      Dra. Maira Caleffi, presidente da Femama

      “O papel desempenhado pela Femama e a campanha do Outubro Rosa 2020”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Palestra

      Dra. Márcia Camargo, presidente do Grupo Rosa e Amor

      “O projeto Salvando Vidas – A importância da implantação da Lei dos 30 Dias”

       

      Momento reflexão

      Arlete Salles, atriz

       

      Painel

      Oncologistas do Grupo SOnHe

      “Diferenças do acesso ao tratamento no SUS e na rede suplementar”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Palestra

      Dra. Susana Ramalho, oncologista e diretora da área de saúde do Grupo Rosa e Amor e Dr. Leonardo da Silva, oncologista do Grupo SOnHe

      “A importância do Teste Genético no SUS e diagnósticos rápidos para o tratamento do câncer”

       

      Palestra

      Dra. Maria Teresa Duarte Pereira Cruz e Dr. Victor Piana de Andrade - AC Camargo Câncer Center

      “A reinserção no trabalho para a paciente com câncer”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Mensagem de inspiração

      Tadashi Kadomoto

      “A importância das terapias integrativas e a espiritualidade durante o tratamento do câncer”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Encerramento

      Homenagem às pacientes com câncer de mama

      Música com a Banda Convulsom



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •