• NOTICIAS

      04/12/2020 | Galleria recebe o restaurante Lavash

      Galleria Shopping recebe primeiro restaurante da rede Lavash, de comida armênia

      Casa já está aberta ao público no segundo piso do empreendimento


      O polo gastronômico do Galleria Shopping acaba de ganhar um restaurante dedicado exclusivamente à culinária armênia. A recém-criada rede Lavash escolheu o empreendimento para instalar seu primeiro endereço, iniciando um arrojado plano que prevê a inauguração de mais seis unidades até o início de 2021.
       

      Já aberta ao público no segundo piso do Galleria, a casa, com capacidade para 135 pessoas, tem uma atmosfera sofisticada e acolhedora, rica em detalhes que remetem às cores da cultura armênia.
       

      O menu é assinado por Simon Gbrail Kazanjian, jovem chef nascido e criado em Aleppo, na Síria, e incorpora a diversidade de sabores do Oriente Médio e dos países do Mediterrâneo, principais influências da comida armênia. Da criação das receitas, passando por uma escolha minuciosa dos ingredientes, até a apresentação dos pratos e o serviço impecável, o Lavash quer oferecer uma experiência única ao universo vibrante e saboroso dessa culinária milenar.
       

      O restaurante está aberto todos os dias da semana e serve desde lanches salgados a pratos quentes, pensados para compartilhar. Entre as opções de entrada, esfihas com a típica linguiça sujuk, preparada dentro da cozinha pelo chef, pastas de homus, babaganush e coalhada seca, e inovações como a bruschetta de pão lavash torrado com tiras de basturma – uma típica carne seca armênia – coberta com ovo de codorna frito. Entre as saladas estão as mais conhecidas taboule e mediterrânea, e a Mutabal, uma criação de Gbrail com berinjela defumada, legumes e romã.
       

      Para os pratos principais, o chef buscou em suas raízes uma receita tradicional da família e criou o Kashlama, uma costela de cordeiro acompanhada por legumes cozidos na cerveja. Há também grelhados, as dolmas (charutos de folhas de uva ou repolho), as kaftas, uma massa caseira recheada de carne moída ao molho de coalhada fresca batida com alho, e uma variedade de combos especiais, ideais para grandes grupos. Para finalizar, doces típicos como baklawa e bomas, além de sorvetes.
       

      Acompanhando os pratos, o cardápio oferece vinhos, cervejas, sucos e refrigerantes. Já a carta de drinques é assinada por Marcos Sagatt, bartender com 16 anos de experiência e passagens por restaurantes conhecidos de São Paulo. Segundo ele, os armênios gostam muito de vodca, portanto suas criações apostam na bebida, como a Desde Sempre, que leva vodca, Martini bianco, licor Tia Maria e bitter de laranja.
       

      Muitas pessoas costumam confundir a culinária Armênia com a gastronomia árabe. De fato, à primeira vista elas são bem parecidas, mas os típicos pratos armênios possuem suas particularidades. Diferente da comida árabe, com seus em condimentos e temperos mais intensos, o sabor da culinária armênia está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes.
       

      O nome Lavash provém do pão típico da Armênia que está presente em praticamente todas as refeições. É um pão plano e bem fininho, preparado como se fosse uma longa folha. Tradicionalmente, costuma ser feito em um fogão a lenha, o "Tonir". Esse pão milenar é considerado o maior representante da expressão cultural dos hábitos e costumes culinários dos armênios. Para eles, é um alimento cheio de significados e o principal deles é a prosperidade, por isso, nunca pode faltar. É tão importante que, em 2014, o alimento foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.

       

      Serviço:

      Lavash – Galleria Shopping

      Endereço: segundo piso do Galleria Shopping (Rod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas – SP)

      Horário de funcionamento: das 12h às 15h30 e das 18h30 às 22h de segunda a sexta-feira e das 12h às 22h aos sábados, domingos e feriados

      Capacidade: 135 lugares

      Site: www.lavash.com.br | Instagram: @lavash.gastronomia

       

      Sobre o Galleria Shopping - Com arquitetura diferenciada e um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas, o Galleria Shopping foi responsável por introduzir no país o conceito de lifestyle, principalmente por seguir o estilo de um open mall. O empreendimento, que pertence à Iguatemi Empresa de Shopping Centers, destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país e apresenta um mix de operações completo formado por lojas especializadas em moda e acessórios, além de opções de gastronomia, serviços, lazer e entretenimento. Adicionalmente, o shopping faz parte de um complexo multiuso e oferece conforto e conveniência para os clientes.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •