• NOTICIAS

      22/01/2021 | Campinas Decor - Suspende abertura

      Campinas Decor e Unicamp: compromisso com a preservação de vidas

      Preocupadas com a preservação de vidas em virtude do panorama atual da Covid-19, a Campinas Decor e a Unicamp, comodatária do prédio do Cotuca, comunicam que a data de abertura do evento no imóvel será definida somente quando o momento for considerado seguro, visando a proteção do público visitante e de todos os envolvidos em sua realização.

      Pelo calendário oficial, a 25ª edição da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo seria realizada nos meses de maio e junho de 2020, mas em função da pandemia, havia sido transferida para o primeiro trimestre deste ano, com período proposto entre 26 de fevereiro e 4 de abril.

      Nesta semana, em virtude do agravamento no número de casos em todo o país e os diversos desdobramentos que vêm sendo registrados, decidiu-se pela suspensão da abertura, mas Campinas Decor e Unicamp reforçam o compromisso de realização do evento e a intenção de que o mesmo ocorra ainda em 2021.

      "Mesmo com a necessidade de isolamento social e todas as adversidades enfrentadas, os trabalhos de recuperação do prédio e também de preparação dos ambientes da mostra estão muito adiantados. Assim que nos sentirmos seguros em definir uma nova data, avisaremos a todos os envolvidos com 60 dias de antecedência, para que possamos concluir o processo e abrir o evento ao público com todos os protocolos e cuidados necessários para que tenhamos uma visitação segura, preservando vidas", afirma a diretora da Campinas Decor, Sueli Cardoso.

      Campinas Decor e Unicamp entendem que a parceria é de extrema importância tanto para a Unicamp como para a comunidade como um todo, pois permitirá a recuperação do prédio do Cotuca e a volta do funcionamento do colégio no local. Trará ainda inúmeros benefícios para a região do entorno do colégio. Mas neste momento o mais importante é preservar vidas e pensar na saúde e segurança de todos. Portanto, juntas, irão decidir pelo momento mais adequado e seguro para que o evento aconteça.

      Nesta nova edição, a Campinas Decor reforçará sua política de recuperação de construções do patrimônio público para devolvê-las à sociedade. Fechado desde 2014 por falta de condições de uso, o imponente prédio localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, na região central de Campinas, irá abrigar cerca de 60 ambientes internos e externos preparados por renomados profissionais do setor na cidade e região, exibindo as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. O público poderá conferir diversas salas, suítes, apartamentos, lofts, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes, seguindo todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde.

      A realização da Campinas Decor no Cotuca será possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.

      Construído no início do Século 20, o complexo do Edifício "Bento Quirino" foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851‑1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.

      O Cotuca vem funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição em fevereiro do mesmo ano do prédio doado pelo abolicionista Bento Quirino dos Santos, com breve ínterim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo.  Após a realização da mostra e o trabalho de recuperação que será executado pela organização, expositores, patrocinadores e fornecedores, o colégio voltará a funcionar no local.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •