• NOTICIAS

      11/03/2021 | Abrasel Campinas, o momento é delicado

      Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RMC)

      Para a Abrasel Campinas, o momento é delicado e requer cuidados, apesar das perdas para bares e restaurantes

      As novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia no Estado de São Paulo, anunciadas hoje pelo governador de São Paulo, são vistas como importantes pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Campinas e região, embora elas afetem ainda mais os bares e restaurantes, com a exclusão do take away e a restrição no horário do drive thru. A entidade calcula que o impacto dessas restrições aumentará ainda mais a queda do faturamento do setor.


      Para a Abrasel Campinas e Região, a pandemia da Covid-19 atingiu um momento crítico não somente no Estado, mas na Região de Campinas, com aumento elevado de casos nos últimos dias, atribuído à nova cepa do vírus. Isso levou a capacidade de atendimento nos hospitais a índices próximos de um colapso na rede. O que exige esforço de toda a sociedade.
       

      A entidade lembra que o setor de bares e restaurantes tem sofrido severamente com as restrições ao longo de 12 meses. Atualmente, o delivery e retirada, juntos, são responsáveis por aproximadamente 20% do faturamento. Com as restrições, este índice deverá sofrer uma redução de 40 a 50%, em média, no setor.
       

      Uma das preocupações da entidade é quanto à capacidade de entrega do delivery, que será sobrecarregado, com falta de motoboys e infra-estrutura para o atendimento exclusivo do serviço.
       

      A Abrasel tem buscado desde o inicio da pandemia, em março de 2020, construir pontes com os governos Federal, Estadual e municipais, no sentido de buscar ajuda financeira, redução ou negociação de taxas, impostos e serviços, para auxiliar as empresas a manterem seus negócios abertos e evitar mais demissões. Uma vez que o setor não sobrevive sem o auxílio dos governos, pois perdeu todo o fôlego financeiro ao longo dois 12 meses.
       

      “As medias emergenciais de apoio dos governos são cruciais neste momento, para garantir a sobrevivência dos bares e restaurantes e dos empregos”, salienta o presidente da Abrasel em Campinas e Região, Matheus Mason.
       

      Como exemplo desse esforço, na última segunda-feira, por intermédio da Abrasel em Campinas, a diretoria nacional da entidade foi recebida pelo Governador João Dória, quando foram apresentadas algumas demandas importantes, que deverão ser acatadas pelo Estado nos próximos dias, como a retirada do aumento de ICMS de carnes e leite, que representa uma economia de R$ 400 milhões para o setor.
       

      É um momento difícil e delicado, tanto para a saúde como para as empresas do setor, e para isso precisamos de diálogo na busca de soluções equilibradas, mantendo vidas, empregos e empresas”, afirma o presidente da Abrasel em Campinas. “Teremos duas semanas difíceis pela frente, mas trabalhamos com uma perspectiva de que este quadro comece a se reverter em 20 dias, com o aumento das vacinações e a retomada gradual da economia”, completa.
       

      A Abrasel em Campinas e Região pede que toda a população compreenda o momento crítico e faça sua parte, evitando aglomerações, festas residenciais e só sair de casa nos casos necessários. Somente com a ajuda de todos e a vacinação em massa vamos sair desta crise sanitária e econômica.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •