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      29/06/2021 | Abrasel RMC - Bares e Restaurantes

      Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RMC)

      Abrasel Campinas vê como positiva a ampliação de horário e reforça campanha de conscientização

      Entidade vai reforçar campanha de conscientização junto aos estabelecimentos e população


      A ampliação no horário de funcionamento do comercio em Campinas a partir de quinta-feira, com permissão de abertura de restaurantes e bares até 21h, é vista como positiva pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e Região, embora esta ampliação não resolva os problemas econômicos do setor com mais de um ano de pandemia. Para evitar novo retrocesso, a entidade vai intensificar a campanha de conscientização “A Pandemia não acabou – Respeite os protocolos e seja um estabelecimento responsável”, lançada na semana passada. Com colocação de outdoors pela cidade e pelas redes sociais.
       

      A restrição atual ainda em vigor até quarta, dia 30, com funcionamento até 19h e somente delivery depois desse horário, representa um faturamento médio de 20% por bares e restaurantes. Com maior tempo de funcionamento, o faturamento sobre para 40% a 50%, dependendo da atividade de cada estabelecimento.
       

      Funcionar apenas no almoço, com 40% da capacidade, representa apenas 20% do faturamento, o que significa grandes prejuízos para os bares e restaurantes”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel em Campinas e Região. “O delivery, que chegou a representar 40% das vendas no inicio da pandemia, hoje fica em torno de 20% por conta da mudança de hábito do consumidor, já cansado de pedir refeição”, acrescenta. Ele lembra, também, que 52% do faturamento das casas vem do horário noturno, e muitas delas ainda estão despreparadas para as vendas por delivery.
       

      O presidente regional da Abrasel reforça que a entidade vai manter a campanha “A Pandemia não acabou – Respeite os protocolos e seja um estabelecimento responsável”, lançada em parceria com o Sinhotel, com o objetivo de conscientizar proprietários de estabelecimentos e a população sobre a importância do cumprimento das medidas de distanciamento e cuidados sanitários para o combate à Covid-19, além de evitar aumento de casos e internações.
       

       “Sabemos que existem comportamentos errados, onde a Abrasel não é conivente, e pedimos que aqueles que não operam dentro das normas e distanciamento sejam responsabilizados”, afirma Mason.
       

      “Pedimos que estabelecimentos sejam responsáveis e não promovam aglomerações, mensagem que também vale para a população em geral, que precisa colaborar e evitar as aglomerações e sobrecarga no sistema de saúde”, explica Mason. “A grande maioria do setor trabalha de forma responsável. Mas a minoria está prejudicando todo o setor”.



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