• NOTICIAS

      05/08/2021 | Iguatemi Campinas - exposição conjunta

      Iguatemi Campinas promove exposição conjunta dos artistas Neno Ramos e Adhemir Fogassa

      Retratando a vibração das grandes cidades em suas cores e formas,  mostra “Metropolis” poderá ser visitada gratuitamente no Espaço Cultural do shopping de 14 de agosto a 17 de outubro

      O Iguatemi Campinas recebe de 14 de agosto a 17 de outubro a exposição “Metropolis”, unindo a obra de dois artistas premiados de renome nacional e internacional: Neno Ramos e Adhemir Fogassa. O resultado é uma mostra vibrante, colorida e escultórica, que retrata a vibração das grandes cidades em suas cores e formas.

      “A exposição é um convite para conhecer a trajetória desses dois artistas cosmopolitas que, embora sejam totalmente diversos no que produzem, trazem entre si a linguagem da vida nas grandes cidades, traduzindo em suas artes o cotidiano ao mostrar o lado poético e lúdico do dia a dia na vida urbana,” conta Sueli Pennone, curadora da mostra.

      “Metropolis” será a terceira exposição consecutiva realizada no novo Espaço Cultural do Iguatemi Campinas, localizado no primeiro piso, próximo à loja Fast Shop. Desde que foi inaugurado, em outubro de 2020, já expuseram trabalhos no local os artistas Paulo Roberto Giavoni, com a mostra “Reflexão”, e Olívia Niemeyer, que levou para o Iguatemi duas séries de suas pinturas: “Constelações” e “Quarentena de Gaia”.

      “Criamos esse espaço como uma vitrine para os artistas exporem seus trabalhos e a receptividade tem sido excelente, tanto que ampliamos o período de visitação dos dois primeiros eventos e menos de 15 dias depois do encerramento da exposição de Olívia Niemeyer já iremos receber uma nova mostra que com certeza irá mais uma vez encantar nossos visitantes”, afirma Janaína Nunes, gerente de marketing do Iguatemi Campinas.  

      A exposição “Metropolis” poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h.



      Sobre os artistas

      Neno Ramos começou a pintar profissionalmente em 1994, ano em que começou a trabalhar com a Pop Art, acompanhando os novos tempos e traduzindo suas reflexões sobre eles com temas que nos conduzem a realidade, sem perder a beleza. Atualmente é referência na POP Art no Brasil e no exterior, estando sempre atento aos novos materiais e desenvolvendo novas técnicas, o que torna o seu trabalho singular. Com um lado lúdico apurado, tem seu trabalho baseado em ícones, em imagens fotográficas e cenas do cotidiano.  Além de artista, é ativista cultural, colaborando com o aumento da participação de artistas brasileiros em mostras e feiras   de arte internacionais.

      Ramos é delegado exclusivo no Brasil da Société Academique de Arts Sciences et Lettres (França), membro associado da Société Nationale de Beaux-Arts (França) e membro, conselheiro e correspondente no Brasil da Amitiés Internationales André Malraux (AIAM), também da França. Possui obras em vários espaços públicos, inclusive no acervo da AIAM e no Tenniseum - Museu de Roland Garros na França.


      Adhemir Fogassa é escultor e produtor de maquetes arquitetônicas e traduz os espaços urbanos das grandes cidades em esculturas que ocupam desde grandes proporções em espaços públicos a menores, colocadas sobre pedestais para serem usadas em residências ou em espaços corporativos. Sua vivência como maquetista sempre lhe exigiu empenho, criatividade e improviso para configurar formas, volumes e materiais. Muito mais do que uma abundante produção de maquetes, cerca de 8 mil ao longo de 40 anos, Fogassa fez dessas peças verdadeiras obras de arte que o consagraram como o maior maquetista do mundo.

      Reconhecidamente, a arte e a técnica de Adhemir Fogassa colocam-se como uma das causas atribuídas pela escolha do Brasil como sede para as Olimpíadas de 2016. Devido a uma liminar para que se estabelecesse a localidade dos jogos, Fogassa foi designado por membros do Comitê Olímpico Brasileiro para compor um modelo das possíveis instalações do evento no país. Graças à montagem de uma maquete executada dentro dos seus padrões artísticos, o trabalho externou com criatividade o perfil do Brasil, colaborando com a preferência e a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica.



      Serviço

      Exposição “Metropolis”, de Neno Ramos e Adhemir Fogassa, no Iguatemi Campinas

      Quando: de 14 de agosto a 17 de outubro de 2021

      Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h

      Onde: Espaço Cultural no primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

      Evento Gratuito

      www.iguatemicampinas.com.br

       

      Sobre o Iguatemi Campinas

      O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime – e a única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •