• NOTICIAS

      13/09/2021 | CISV distribuirá vestuário e higiene

      CISV Campinas distribuirá 200 kits de vestuário e higiene pessoal para pessoas em situação de rua

      Entrega será feita por voluntários da organização no próximo dia 25 de setembro (sábado), na sede da instituição Resgate de Efraim, localizada no distrito de Barão Geraldo
       

      O CISV Campinas – organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural – realiza no próximo dia 25 de setembro (sábado) a distribuição de 200 kits de vestuário e de higiene masculino e feminino para pessoas em situação de rua atendidas pela instituição Resgate de Efraim. Os voluntários da organização desejam arrecadar até essa data itens suficientes para abastecer ainda a rouparia do Centro Pop, um serviço referência na atenção à essa população, também de Campinas. O evento será na sede do Resgate de Efraim, localizada à Avenida Dr. Eduardo Pereira de Almeida, 50, no distrito de Barão Geraldo, ao longo de todo o dia.

      “Realizamos desde 2017 vários projetos com a população em situação de rua, como a iniciativa internacional chamada The Street Store, onde as peças são penduradas em cabides, araras e estantes, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e o público-alvo tem a oportunidade de escolher o que gostaria de vestir, como se estivesse em uma loja fazendo compras. Nesse período, fomos construindo um diálogo mais próximo com vários outros grupos, ONGs e serviços que também atuam com pessoas nessa situação e, neste momento tão delicado de pandemia que vivemos no país, unimos forças para que as ações fossem mais efetivas e atingissem de forma mais rápida e direta quem está precisando ser atendido, de forma segura, seguindo todas as regras sanitárias e de saúde necessárias. Assim, voltamo-nos imediatamente para o Centro Pop e abrimos diálogos com organizações que já estavam agindo, mas precisando de apoio logístico ou material, caso do Resgate de Efraim”, explica Carolina Padilha, presidente do CISV Campinas.

      Para observar as medidas e deixar todos seguros, este ano o projeto foi adaptado e os voluntários do CISV Campinas montaram os kits em vez da estrutura da loja na rua. Já foram distribuídos 110 kits masculinos e 30 kits femininos, beneficiando 140 pessoas em duas entregas na Unidade II do Centro Pop Campinas. O kit feminino é composto por uma mochila; uma calça jeans ou legging; uma camiseta manga longa ou duas camisetas manga curta; um moletom/blusa de frio; um par de meias; um cachecol; uma máscara; um sabonete, uma pasta de dente, uma escova de dente, um desodorante, uma lâmina de depilar e 16 absorventes. Já o kit masculino contém uma mochila com duas camisetas manga curta; um casaco ou duas blusas manga longa; um par de meias; uma cueca; uma máscara; um sabonete, uma pasta de dente, uma escova de dente, um desodorante e uma lâmina de barbear.

      Em momentos de emergência, por causa das ondas de frio mais intenso ao longo de julho e agosto, também foram repassados calçados, calças e casacos para alguns abrigos temporários, em especial um emergencial montado em Valinhos. Outra Instituição que o CISV Campinas contribuiu este ano foi a Associação Missão Vinde, atualmente com famílias de venezuelanos compostas por 15 crianças, para as quais fizeram entrega de roupas infantis e kits de higiene, além de orientações às crianças de como fazer a escovação dos dentes.

      Os voluntários da organização ajudam de várias formas: na mobilização e arrecadação dos itens; como pontos de coleta; na triagem e distribuição dos kits. Este ano o CISV Campinas conta com pelo menos 30 voluntários trabalhando diretamente nessas frentes. Segundo Carolina Padilha, novos voluntários são sempre bem-vindos. “Buscamos pessoas que compartilham conosco o olhar da importância do respeito à dignidade e direitos humanos de todos, incluindo as pessoas em situação de rua.”

      Desde o ano passado, com o início da pandemia, a organização precisou adaptar-se e impôs todos os cuidados nas atividades presencias. “Hoje temos pontos de coleta em diferentes pontos da cidade de Campinas – normalmente na casa dos nossos voluntários – e de algumas cidades da RMC. Por meio das redes sociais e dos comunicados oficiais do CISV, foram feitas as chamadas para a ação e o pedido para as doações, incluindo as informações sobre os pontos de coleta. Tivemos um apoio surpreendente dos nossos voluntários, com mais de 60 pessoas envolvidas em todas as frentes necessárias para o primeiro evento da pandemia acontecer. Com isso, em 2020, conseguimos atender um total de 412 pessoas, com a doação de itens excedentes para uma série de outras ONGs, entre elas a Semente Esperança; Semente da Vida; SOS Venezuela; Serviço Social Nova Jerusalém; as casas de repouso do Projeto Carinho Virtual, Recanto do Vovô Antônio e o Recanto dos Velhinhos, de Valinhos. O ano passado foi, inclusive, o ano que conseguimos o maior número de doações desde o início do projeto mesmo com todas as dificuldades e desafios”, comemora a presidente do CISV Campinas.

      De acordo com ela, a organização quer continuar contribuindo com os parceiros Centro Pop, Resgate do Efraim e Associação Missão Vinde ao longo deste ano e, para isso, conta com o apoio de novas doações.
       

      Sobre a CISV

      CISV é a sigla de Children’s International Summer Village, uma organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural, concebida em 1946 pela psicoterapeuta de crianças Doris Allen. Hoje, a CISV está presente em mais de 60 países e, desde 1951, mais de 190 mil pessoas participaram de pelo menos 5 mil atividades internacionais. No Brasil, está presente com unidades em Salvador, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Araraquara e Vitória.

      A unidade de Campinas existe desde 1989 e atua com 265 voluntários.

      Saiba mais: http://cisvcampinas.org.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •