• NOTICIAS

      24/10/2021 | Pancetta X Bacon

      Pancetta X Bacon: entenda as diferenças das duas carnes suínas mais famosas da gastronomia

      Saiba ainda onde provar pratos deliciosos com ambos os ingredientes


      Um ingrediente muito utilizado nas receitas e na culinária brasileira, o bacon, é muitas vezes confundido com a pancetta. Ambas as carnes têm origem suína, porém o sabor, processo de cura e temperos são diferentes.

      A pancetta, originária da Itália, é uma parte da barriga do suíno seca, curada com sal, pimenta e muitas especiarias, como ervas finas, cravo, vinho branco, alho e noz moscada e não é defumada. Depois desse processo, ela fica maturando por alguns meses, para poder ser consumida. É uma carne mais leve, suculenta e mais saborosa, sendo muito utilizada como prato principal ou como acompanhamento.

      O bacon, de origem inglesa, é uma carne de porco entremeada de gordura macia e, depois de salgada, é curada e defumada. Em algumas receitas, o bacon pode apresentar mais gordura que a pancetta, dependendo da forma que ele é preparado e assim como a outra iguaria, se preparado em chama aberta, pode ter seu sabor ainda mais intensificado.   


      ONDE PROVAR OPÇÕES COM PANCETTA

      Ambos os ingredientes têm suas peculiaridades e são apreciados pelos amantes de carne suína. E, para quem deseja experimentar a pancetta, uma sugestão é o Abbraccio, rede de restaurantes inspirada no lifestyle italiano pertencente ao grupo Bloomin' Brands, possui em seu cardápio alguns pratos que contém o item como um de seus principais ingredientes. Além disso, a marca lançou nas últimas semanas dois pratos que contém a iguaria, que chegaram para ser mais duas opções para os fãs de pancetta. Ambos são preparados de forma equilibrada, com muita qualidade, realçando o sabor deste delicioso ingrediente, e estão disponíveis tanto nos restaurantes quanto no delivery. Em Campinas, o Abbraccio está localizado no primeiro piso do Iguatemi Campinas.

      Um deles é o Papperdelle di Pollo, feito com massa ao molho Alfredo, acompanhado de pancetta salteada, pedaços de frango grelhado e pasta de pimentões tostados. O outro é o Linguine alla Matriciana, preparado com massa ao molho pomodoro e sugo rosa, com pancetta salteada temperada com pimenta do reino e finalizada com manjericão e azeite de oliva.


      ONDE PROVAR OPÇÕES COM BACON

      Já para os que preferem pratos com bacon, o Outback Steakhouse, restaurante com temática australiana também pertencente ao grupo Bloomin' Brands, oferece alguns pratos preparados com a carne, como a Royal Cheese Ribs, uma versão da Ribs desossada, recheada com mix de queijos, empanada de um jeito crocante e finalizada com queijo gratinado, molho cheese ranch e bacon, além do Alice Springs Chicken, um suculento peito de frango grelhado, temperado com molho honey mustard e coberto de bacon, champignons e queijos gratinados. Outra opção são as Chook'n dillas, deliciosas quesadilhas recheadas com tiras de frango temperadas, cobertas com bacon, champignons e queijo.

      Na região, o Outback possui três unidades em Campinas, nos shoppings Iguatemi, Parque D. Pedro e Galleria, e uma em Piracicaba, no Shopping Piracicaba, todas com o serviço de delivery disponível. A rede também tem restaurantes em Jundiaí, no JundiaíShopping (com delivery), e Itupeva, no Outlet Premium São Paulo (sem delivery). Na região metropolitana de Sorocaba, o Outback está presente no Iguatemi Esplanada, com entregas para diversos bairros de Sorocaba e Votorantim.

      O grupo ainda conta com o Aussie Grill, que chegou no final de 2020 no Brasil e trouxe como carro-chefe a proteína do frango. Em seu menu, que trabalha o conceito Sweet and Spicy, temos três opções de sanduíches de frango, um deles é o Jammin' Chicken Sandwich, servido no pão brioche, essa opção é feita com peito de frango grelhado e suculento, alface, tomate, maionese defumada, queijo tipo cheddar e finalizado com o molho bacon jam, uma deliciosa combinação rústica de cebola caramelizada com bacon. Além disso, o molho bacon jam também pode ser pedido separadamente, para dar ainda mais sabor às entradinhas que rede de fast-casual oferece.

      Todas as opções estão disponíveis para pedidos somente para delivery, via iFood. Na região, a Aussie Grill já opera em Campinas e Piracicaba, com quatro operações, localizadas no Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Parque D. Pedro Shopping e Shopping Piracicaba, atendendo a diversos bairros.

      "Quando desenvolvemos produtos para nossas marcas, buscamos sempre ingredientes frescos, saborosos e de muita qualidade. Nossos fãs merecem sempre as melhores experiências e, por isso sempre inovamos em nosso cardápio, para que todos possam degustar uma comida preparada com um toque especial", finaliza Marisa Palhares, gerente de Marketing da Bloomin' Brands, grupo detentor das marcas Abbraccio, Aussie Grill e Outback Steakhouse no Brasil.


      Sobre o Abbraccio

      O Abbraccio conta com 12 unidades físicas no país, localizadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Com a filosofia "Todos os abraços acontecem aqui", traz uma experiência diferenciada de casual dining fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante.  Ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite que os clientes acompanhem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos. O Abbraccio restaurante pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Aussie Grill no país.


      Sobre o Outback

      O Outback Steakhouse possui 117 restaurantes no Brasil e está presente em 49 cidades, 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin' Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.


      Sobre Aussie Grill

      O Aussie Grill possui 68 operações no Brasil e está presente em 33 cidades, 15 estados e no Distrito Federal. Tendo a proteína do frango como carro-chefe do seu menu, a marca tem em seu DNA o conceito Sweet and Spicy, e prioriza o sabor, a mistura de ingredientes frescos e temperos marcantes. Atuando exclusivamente via delivery e se posicionando como Fast Casual, Aussie Grill explora o mundo em busca de inspirações para criar combinações com sabores intensos, que transformam a experiência de comer em entretenimento. A rede de restaurantes foi criada em 2019 na Arábia Saudita, expandindo posteriormente para outras regiões como Hong Kong e EUA. A primeira operação brasileira da marca foi inaugurada em 2020, em São Paulo. Aussie Grill pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Abbraccio no país.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •