• NOTICIAS

      23/11/2021 | ABAL - recital com público dia 26/11

      ABAL faz recital com público sexta-feira no CCLA

      Após uma ausência de 15 meses sem recitais presenciais, atendendo à exigência de conter aglomerações para controlar a contaminação pela COVID 19, a ABAL Campinas volta ao palco, com os recitais da série Encontros Musicais, mantida há 40 anos pela ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos. Este será o primeiro de dois recitais líricos previstos para acontecer neste 2021. O horário, entretanto, será diferente do tradicional. Nesta sexta-feira, dia 26, a apresentação terá início às 17h00, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), reunindo os cantores líricos Marina Gabetta e Norma Peyrer Monteiro, sopranos; José Luiz Águedo-Silva, barítono; e o tenor João Gabriel Bertolini. Acompanhamentos ao piano de José Francisco da Costa.
       

      No recital, os cantores prepararam um repertório que reúne árias, duetos e ensembles, figurando sucessos italianos inesquecíveis como Al di lá (Mogol/C. Donida), Me voglio fa 'na casa" (G. Donizetti), Vaga luna, Che inargenti (V. Bellini), O Del mio amato ben (A. Donaudy), Grande Amore (F. Boccia/C. Esposito), Io ti vidi (Carlos Gomes), Non ho l'età (Nisa/M. Panzeri), O Sole Mio (Di Capua), Non ti scordar di me (E. de Curtis), Incancellabile (Cheope/G.Carella/F. Baldoni/G. De Stefani), Marechiare (F. Paolo Tosti), Con te partirò (F. Sartori/L. Quarantotto), Io che amo solo te (S.  Endrigo), Ti voglio tanto bene (E. de Curtis), Dio come ti amo (D. Modugno), Brindisi ("Mescetemi il vino! – seconda versione, G. Verdi), Chitarra romana (B. Cherubini/E. Di Lazzaro), Funiculi, funiculá (L. Denza), Brindisi (La Traviata – G. Verdi).
       

      O público poderá chegar a partir das 16:30 para apreciar as telas expostas na galeria de artes, que são aquarelas pintadas pela artista plástica Fúlvia Gonçalves sob o tema “Mallarmé – a transfiguração das palavras”.
       

      Os cantores

      Marina Gabetta - Soprano Lírico, campineira, atuou como protagonista no espetáculo “Evita”, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, tendo como regente o maestro Edson Frederico e a direção de Victor Berbara. Esteve em cartaz por um ano no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com a montagem do clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com a direção de Flávio Rangel, onde foi do elenco estável, e contracenou com o famoso ator Antônio Fagundes. Participou da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, no Teatro Castro Mendes. Recebeu em julho de 2007, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, a Medalha “Carlos Gomes”. Foi uma dos quatro solistas do aplaudido espetáculo piro-musical “Gênesis”, montado na Arautos da Paz e na Lagoa do Taquaral em dezembro, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Em junho de 2009, apresentou-se em canções do clássico brasileiro de autores como Marcelo Tupynambá e Carlos Gomes, com a Orquestra de Câmara "Ars Musicalis," regida pelo maestro Hermes Coelho, no Centro de Convivência de Campinas-SP. Em julho, apresentou-se no show intitulado, "Eternamente III", com o tenor César Kalau, no teatro do Colégio Dom Barreto, Campinas-SP. Ainda nesse ano foi solista convidada no Festival de Música Sacra de Campinas, pelo Coral da Arquidiocese de Campinas, sob a regência do maestro Clayton Dias, na Catedral Metropolitana, Campinas-SP. Participou do concerto comemorativo das 1.000 apresentações dos “Encontros Musicais” da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), interpretando canções do compositor campineiro Carlos Gomes, com a Orquestra "Ars Musicalis", do maestro Hermes Coelho. Em outubro, apresentou-se com o tenor Khodo Tanaka em momentos da ópera "Tosca", no Centro de Ciências e Artes, Campinas-SP. Cantou no recital "Heróis e Heroínas de Gomes" nas comemorações do gomesianas, na Sala Carlos Gomes, Campinas-SP. Recebeu nesse ano de 2009 o troféu "Staff de Ouro", como melhor cantora erudita do ano da cidade de Campinas. Apresentou-se no Teatro Municipal de Jaguariúna, com a Filarmônica de Valinhos. Em 2020 assumiu a Diretoria Social da ABAL Campinas e vem participando de inúmeras apresentações de recitais em Campinas, Americana, Itapira, Pedreira, Serra Negra e outras cidades do Estado de São Paulo.

       

      João Gabriel Bertolini, tenor lírico spinto, estudou canto com a grande soprano e mestra, Niza de Castro Tank. Iniciou como cantor no Madrigal Decasom, regido por Niza, e posteriormente recebeu dela convite para se aprimorar em técnica vocal e interpretação. Teve aulas com o tenor Lenine Santos, da UNICAMP. Músico já formado em acordeom, tendo estudado em Conservatório, João Gabriel Bertolini vem aumentando, continuamente, sua experiência no repertório lírico. É o atual vice-presidente da ABAL Campinas e tem abrilhantado numerosos recitais. Foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Americana com a qual se apresentou em março de 2020 em trechos seletos da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes. Mantém um conjunto musical especializado em casamentos e outros eventos sociais, denominado Bertolini Musical. Tem representado a ABAL Campinas nas comissões organizadoras da Semana Guilherme de Almeida e Mês Carlos Gomes, da Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Campinas.   

       

      Norma Peyrer Monteiro, soprano, possui formação Universitária. Estudou no Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim, realizando curso completo e especialização  em piano com a Professora Nilce Pieroni. Teve Técnica Vocal com os regentes Sérgio Akira Kawamoto, Vivian Nogueira Dias e Ruxelli Bergamaschi. Atuou como coralista  no Collegium Vocale Campinas, no Coral Unicamp, Zíper na Boca em concertos das Orquestras Sinfônicas de Campinas, Americana e da Unicamp, das Óperas Die Fledermaus, de Johann Strauss II; Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni; e de Carlos Gomes, Lo Schiavo, A Noite do Castelo e Joanna De Flandres. Participa dos recitais da ABAL Campinas e, em 2020, na abertura da temporada dos Encontros Musicais apresentou-se no recital “Chiquinha Gonzaga”, juntamente com Marina Gabetta e José Francisco da Costa.

       

      José Luiz Águedo-Silva, barítono, teve como professor o tenor André Minutti; de 2002 a 2010, estudou repertório com o mezzosoprano Vânia Pajares, na matéria Ópera Estúdio (Instituto de Artes da Unicamp). Cursou essa disciplina ministrada também pelo barítono Luciano Simões. Participou do VIII, do IX e do X Concurso Internacional de Canto Maria Callas (2007, 2009 e 2011), na Categoria Ópera, e das três primeiras edições do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, (2008 a 2010), bem como de masterclasses de renomados artistas líricos como Kohdo Tanaka, Regina Elena Mesquita, Inácio de Nonno e Marília Vargas. Apresentou-se em diversos recitais e eventos nas cidades de Itatiba e região, e nos últimos anos tem se dedicado também às atividades de compositor e libretista. É bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade. Foi Diretor Artístico da ABAL-Campinas. Escritor e poeta é membro da AEPTI (Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba), de cujas antologias anuais participa desde 1998 com textos e poemas. Em 2011 participou do Collegium Vocale Campinas, regido por Akira Kawamoto.

       

      José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP, entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Auxiliou, como pianista ensaiador, na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes.É Diretor Artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018. Pianista dos Corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.
       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •