• NOTICIAS

      25/01/2011 | Carnaval de 2011 de Campinas

      A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro, as ações para o Carnaval de 2011, com foco na prevenção da dengue e tendo como título “O bicho tá solto, pegue o bicho!”. O prefeito Hélio de Oliveira Santos pretende com essa iniciativa sensibilizar cada vez mais a população para que todos se envolvam no processo de conscientização e evitem a proliferação do mosquito “Aedes aegypti”.

      No próximo dia 4 de fevereiro a Prefeitura de Campinas anunciará oficialmente a programação do Carnaval 2011 que acontecerá de 5 de fevereiro a 8 de março.

      O primeiro evento, no dia 5, será a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, na Praça Arautos da Paz, com apresentação de grupos musicais e baterias de escolas de samba e show com a sambista Leci Brandão.

      A partir do dia 11 de fevereiro serão realizados os eventos pré-carnavalescos nos bairros. Dez apresentações com um trio elétrico e toda estrutura para atender as escolas e a comunidade. Os locais agraciados são: Espaço Cultural Campo Grande, Praça de Esportes São Gabriel, Praça de Esportes do DIC 6, Praça da Concórdia no Campo Grande, Praça Integração na Vila Padre Anchieta, Jardim Eulina, Parque Shangai, Praça de Esportes da Vila Moscou, Castelo Branco e Vila 31 de Março.

       

      De 4 a 8 de março acontecerão os desfiles das escolas de samba, blocos populares e trios elétricos. Será montada uma infraestrutura apropriada com arquibancadas, camarotes, bares e posto médico avançado. Serão 1.200 profissionais envolvidas no evento, desde servidores municipais, segurança privada, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil e operadores de monitoramento eletrônico em todo o espaço do evento.Apesar da Prefeitura já vir adotando todos os protocolos do Ministério da Saúde e vir desenvolvendo medidas complementares por meio de centenas de servidores municipais de diversas secretarias, o envolvimento da sociedade é fundamental para que consigamos atingir nossos objetivos, disse o prefeito.

      Segundo o secretário de saúde, José Francisco Kerr Saraiva, trata-se de uma iniciativa importante de mobilizar a comunidade e os profissionais de saúde para o enfrentamento da doença durante uma das manifestações culturais mais importantes do País, o Carnaval. “É uma oportunidade importante para divulgar informações sobre sinais e sintomas e como eliminar os criadouros do mosquito. O poder público pode e deve fazer sua parte, mas sem a participação da comunidade o desafio é muito maior”, disse o secretário.


      Para a diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Maria Filomena de Gouveia Vilela, esta iniciativa é muito importante porque insere a questão de mobilização social em dengue de forma criativa e chama a atenção para o problema. “Trata-se de uma contribuição importante para que poder público e sociedade possam atuar conjuntamente no combate à dengue”, disse.


      O Carnaval de 2011 terá a condução do secretário de Comunicação, Francisco de Lagos e da secretária de Cultura, Renata Sunega, e tendo como coordenadores executivos o diretor de eventos, Hermélio Silva e o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, além da participação de uma grande equipe composta por integrantes da maioria das secretarias para o conforto e segurança dos foliões.


      Inúmeras ações carnavalescas serão realizadas nos bairros da cidade, desde a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, passando pelos eventos no centro da cidade com as Bandas Tradicionais do Cambuí, até o desfile dos Blocos e Escolas de Samba e do carnaval popular com a apresentação de trios elétricos e tradicionais bandas vindas da Bahia na passarela do Samba na Avenida Rui de Almeida Barbosa, após o Túnel Joá Penteado. Os eventos carnavalescos ocorrerão dos dias 5 de fevereiro até o dia 8 de março.

       


      Confira a letra do samba enredo:

      O bicho tá solto. Pega o bicho.

      Alô comunidade! olha o mosquito da dengue aí geeeeeeeente! O bicho tá solto! Pega o bicho! Pega o bicho! Canta , Canta, Cantaaaaaaaa Campinaaaaaaaaaas!

      Zum, zum, zum, zum, zum, zum.

      Ele chegou pra atrapalhar a folia.

      Zum, zum, zum, zum, zum, zum.

      Ele pousou na água parada se cria.

      Zum, zum, zum, zum, zum, zum.

      Ele picou, cuidado com a epidemia.

      Zum, zum, zum, zum, zum, zum.

      Alegria da gente é balde de água fria.

      A dengue é coisa séria, sim senhor.

      Preste atenção nas dicas que eu vou dar.

      Bota areia no vaso da planta, guarde lata, garrafa, pneu.

      Tampa bem a caixa d’água que para o bicho não entrar.

      Se tiver chance o bicho vai proliferar,

      com prevenção o mosquito da dengue é quem vai dançar.

      Não deixe a água parada. Não deixa o samba acabar.

      Não deixe ninguém parado. Não deixa a alegria parar.

      Com força e união, com cuidado e prevenção, juntos

      e conscientes do mal que esse bicho traz o samba vai rolar

      e a alegria vai continuar. Fala mosquito da dengue aqui não

      é o seu lugar.

      Olê! Olá! A dengue tá aí, e o bicho quer pegar. (Olê, olê)

      Olê! Olá! A gente vai se unir,e a dengue vai dançar. (Olê olá)

      Olê! Olá! A dengue tá aí, e o bicho quer pegar. (Olê, olê)

      Olê! Olá! A gente vai se unir,e a dengue vai dançar. (Olê olá)

      Quatro  escolas de samba do Grupo Especial e três do Grupo de Acesso receberão recursos de apoio da Prefeitura Municipal de Campinas para os desfiles do Carnaval 2011.  Sete escolas que estavam no Grupo Especial de 2010 poderão desfilar,  mas não receberão apoio financeiro do município em razão das prestações de contas do ano passado não terem sido aprovadas pelas áreas financeira e jurídica da Municipalidade.

      Receberão apoio financeiro as seguintes escolas do Grupo Especial: Rosas de Prata, Unidos do Shangai, Renascença e Leões da Vila Padre Anchieta.
      As escolas do Grupo de Acesso são as seguintes: Unidos da Vila Rica, Acadêmicos dos Amarais e Acadêmicos de Madureira.


      As que não tiveram suas contas aprovadas são seguintes: Ponte Preta Amor Maior, Unidos de Santa Lúcia, Unidos do Grajaúna, Princesa de Madureira, Estrela Dalva e Unidos do Paranapanema.

      De acordo com informações das áreas jurídicas e financeiras da Prefeitura as escolas teriam até 45 dias após o Carnaval para prestarem contas. Após diversas prorrogações as pendências não foram solucionadas, o que obriga o Município a indeferir sob pena de responder perante o Tribunal de Contas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •