• NOTICIAS

      16/03/2022 | 2W Energia - mercado de energia livre

      2W Energia

      Tire suas dúvidas sobre o mercado de energia livre

      O projeto de lei que moderniza o setor elétrico está na agenda prioritária do Congresso. Confira o tira-dúvidas da 2W Energia sobre como fica sua conta de luz.

      Está em tramitação no Congresso um projeto de lei que deve mudar a forma como os consumidores se relacionam com a conta de luz. É o PL 414/2021, que moderniza o setor elétrico e consolida a abertura do mercado para concorrência. Com isso, o consumidor poderá escolher de que empresa deseja comprar energia elétrica.

      Já pensou poder escolher o fornecedor como acontece hoje com as empresas de TV por assinatura, Internet e telefonia? Pois é o que já acontece em Portugal, Reino Unido e Alemanha.

      Saiba como isso vai afetar o seu dia a dia, com o tira-dúvidas preparado por Daniele Almeida, Gerente de Marketing e Comunicação da 2W Energia.

       

      O que muda? Será preciso reparo ou instalação?

      “Muitas pessoas têm dúvidas sobre como vai ser feita essa migração para o mercado de energia livre. O caminho que a energia faz até sua empresa ou sua casa não muda. Em alguns casos, é necessária alguma adequação física que a 2W hoje faz para o cliente migrar sem nenhuma burocracia ou dor de cabeça!”, explica Daniele. Segundo ela, neste mercado os fornecedores entregam a energia direto nos fios da distribuidora, que chega em cada residência ou empresa normalmente. “O consumidor paga a energia para a empresa de energia, que depois informa à distribuidora. Nada muda nessa estrutura”, diz.

       

      Economia de até 30%

      “A primeira vantagem de longe é a economia, que pode chegar a até 30% dependendo do caso”, afirma Daniele. “O que ocorre hoje é que a maior parte dos consumidores não têm poder de escolha, então, nós acabamos pagando por falhas ou ineficiências do sistema. Quando o mercado de energia estiver liberalizado, haverá concorrência e as tarifas tendem a se tornar mais competitivas”, explica. Segundo a gerente de marketing, essa economia já é real nos países que fizeram a migração e para as grandes empresas que já operam neste mercado.

       

      Energia limpa

      Outra vantagem é a possibilidade de escolher a matriz energética: termelétricas, hidrelétricas, carvão, eólica, solar. “Hoje, nós não sabemos a origem da energia que consumimos, usamos a que é disponibilizada. Com a liberalização do mercado, diversas empresas geradoras de energia poderão competir pela conta de luz dos clientes e elas poderão oferecer como diferencial a energia renovável. É o caso da 2W, que possui dois parques eólicos em construção – um no Rio Grande do Norte, que está prevista para entrar em operação neste ano, e outro no Ceará, que deve começar a gerar energia em 2023.

       

      Liberdade de escolha e conveniência

      “Nos países onde o mercado é liberalizado, as pessoas podem comprar energia até por aplicativo de celular e receber benefícios adicionais, como assinatura de streaming ou aluguel de bicicletas – o que para nós pode ser difícil de imaginar já acontece lá”. Além disso, com a diversidade de empresas operando, o consumidor vai poder escolher aquele que possui melhor afinidade com seus valores e estilo de vida.

       

      Quando poderei migrar?

      O projeto de lei em tramitação no Congresso deve estipular um cronograma para a migração, que deve chegar a 2026. “Para empresas que possuem o mínimo de demanda contratada de 500kW com concessionária de energia local, a migração já está disponível. É particularmente vantajosa para gráficas, supermercados, faculdades, hospitais e pequenas indústrias”, detalha. “Para o setor de serviços, a 2W disponibiliza o produto Agregga, que reúne as cargas de várias unidades para migração para o mercado de energia livre e pode ser uma opção para shoppings, centros comerciais e condomínios”, conclui Daniele.

       

       Sobre a 2W Energia

      A 2W Energia é uma cleantech que está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil, com uma rede que conta com mais de 1.300 Consultores de Energia e possui a maior plataforma de vendas do mercado, que conecta a geração renovável ao consumidor final. Com desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e disruptivas para que o consumidor tenha poder de escolha quando o assunto é energia elétrica. A empresa é a Segunda Onda do Setor Elétrico e leva informação para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, mais limpo e mais inteligente.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •