• NOTICIAS

      02/06/2022 | 180 Anos do Combate de Venda Grande

      Vimos convidá-lo(a) a participar nos festejos dos 180 Anos do Combate de Venda Grande, que este Centro de Ciências, Letras e Artes promove no próximo dia 07 de junho, terça-feira, às 9h30min, quando relembraremos os 180 anos do embate patriótico Combate da Venda Grande, ocorrido em 1842, na localidade situada nas imediações do atual Campos dos Amarais, em Campinas. Pedimos, por favor, que veja o endereço do local junto ao programa abaixo.

      Cumpre, sempre, homenagear a heróica resistência de um grupo de liberais campineiros tombados, entre eles, o jovem Tenente Boaventura do Amaral. E, também, relembrar a participação do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar na chamada Revolução Liberal de 1842.

       

      Observação: Local do Monumento ao Combate de Venda Grande

      Avenida Dario Freire Meirelles – Canteiro central frente à casa de n⁰ 22

       

      Programa

      09:30 h – Concentração no local (Autoridades e representações)

      09:45 h – Abertura – Hino Nacional

      10:00 h - Palavra do Presidente do CCLA

      10:15 h – Retrospecto: 180 Anos do Combate de Venda Grande

      1.o Orador: Dr. Giovanni Galvão

      Chamada dos Combatentes do episódio conhecido por Combate de Venda Grande

      2.o Orador: Genaro Campoy Scriptore

      10:40 h – Palavra livre.

      11:00 h - Encerramento

       

      Alcides Ladislau Acosta

      Presidente do CCLA

       

      Trecho copiado do site http://ccla.org.br :

      "A Revolução teve curta duração e pode parecer à primeira vista, inexpressiva. Todavia, o fato vale, ao menos, pela grandiosidade dos vultos participantes que jamais se comprometeriam levianamente, como vale também, pelo objetivo que eles nutriam, empenhados somente na conquista do melhor para o Brasil."

      "Quem mais se empenhou foi o ex-regente do império, padre e senador Diogo Antonio Feijó, então residente em Campinas. Totalmente avesso às desordens, forneceu pleno apoio a Tobias e aos revolucionários paulistas. Doente, hemiplégico, deslocou-se, mesmo assim, a Sorocaba, onde se postou ao lado do amigo e fez imprimir o jornal “O Paulista” na tipografia que conseguira de seu amigo Hércules Florence – também chamado de o inventor da fotografia – com a finalidade de estimular os ânimos sediciosos. Feijó dava assim início à imprensa no interior paulista. Amigo de Caxias, não foi preso. Apenas lamentava que a revolução não tivesse começado na capital da província."

      " Compreender o combate de Venda Grande, portanto, é compreender a grandiosidade dos homens campineiros, é olhar para o passado e para o presente e ver a envergadura de nossos cidadãos, sua altivez, sua visão libertária e sua ação no sentido da construção de uma sociedade livre e produtiva, sentimentos que nunca nos fizeram arrefecer diante de tantas ações retrógadas. O progresso de hoje é semente plantada por homens honrados como Rafael Tobias de Aguiar, Boaventura do Amaral e Teófilo Ottoni. O liberalismo está no coração de todos os paulistas e mineiros que, juntos, até hoje, lutam pelo engrandecimento da Pátria brasileira. "

       

      Fonte: http://ccla.org.br/2014/09/o-combate-de-venda-grande/





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •