• NOTICIAS

      06/07/2022 | ABAL Campinas - recital Guilherme de Almeida

      Canções sobre poemas de Guilherme de Almeida

       

      Na próxima sexta-feira, 08/07, às 19h30, na Casa d' Itália (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, tel. 3252-1824), como parte da programação comemorativa da Semana Guilherme de Almeida, a ABAL Campinas apresenta o recital Guilherme de Almeida e a canção brasileira, com a soprano Guilhermina Lopes e o barítono Leandro Cavini, com Natália Spostes ao piano. O repertório é composto de músicas de nosso cancioneiro e contempla seis poemas do homenageado pela semana: Canção à toa, Onda, Vácuo, As dádivas, Prelúdio nº. 2 e Desejo (Seresta n. 10), que os compositores José Vieira Brandão, Osvaldo Lacerda, M. Camargo Guarnieri e Villa-Lobos transformaram em música.

      Além dessas canções, o barítono Leandro Cavini e a soprano Guilhermina Lopes cantam ainda musicas de Almeida Prado, O. Lorenzo Fernandez, César Guerra-Peixe, Fernando Lopes-Graça, Babi de Oliveira e Caio Senna. A série Encontros Musicais tem patrocínio do PROAC Direto e as audições são franqueadas ao público.

      Guilhermina Lopes, soprano, é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com pesquisa financiada pela FAPESP sobre o jornalismo musical de Mário de Andrade e do português Fernando Lopes-Graça, supervisionada pela profa. Dra. Flávia Toni. Entre fevereiro e junho de 2022 realizou estágio BEPE-FAPESP no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, ao qual permanece ligada como investigadora colaboradora. Doutora pela Unicamp, com tese sobre a obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça. Como cantora, tem realizado recitais no Brasil e em Portugal, com foco na canção de câmara em língua portuguesa do século XX. Entre 2011 e 2020 foi aluna do prof. Dr. Angelo Fernandes e atualmente estuda sob orientação da soprano Ana Beatriz Machado.

       

      Leandro Augusto Cavini, barítono, é Mestre em Música e Bacharel em Regência e Canto pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente cursa o Doutorado em Música orientado pela Professora Doutora Denise Garcia na mesma universidade, desenvolvendo pesquisa sobre a obra vocal do compositor Almeida Prado. Aluno da classe de canto do Prof. Angelo Fernandes, participa em diversas montagens operísticas junto ao Ópera Estúdio UNICAMP e ao coletivo Ocupação Lírica de Teatro Itinerante como cantor e produtor. É integrante do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2012, atuando como regente, cantor e membro da equipe de produção.

       

      Natália Spostes é Mestranda em Música pela UNICAMP e vem desenvolvendo uma sólida carreira como pianista colaboradora. Além de acompanhar cantores e instrumentistas em recitais, masterclasses e audições, integrou a Companhia de Ópera NUO Ópera Lab, em São Paulo. Em London (Canadá) aprofundou seus estudos acerca do acompanhamento vocal e instrumental com Prof. Dr. John Hess (Canadá) e Marianna Chibotar (Rússia). Durante este período, além de conduzir  o Requiem (W. A. Mozart - 1791) acompanhando grandes cantores, Natália integrou a Abridged Opera Company, em que atuou como pianista nos ensaios e récitas da ópera Die Zauberflöte (W. A. Mozart - 1791) sob regência do maestro Peter Wiebe (Canadá). Natália já se apresentou junto à Sinfônica Municipal de Americana, Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra Jovem do Interior e Orquestra Sinfônica Jovem de Paulínia. Atualmente, Natália integra a Orquestra de Câmara da PUC-Campinas, assim como a Camerata Jovem de Campinas e o grupo Seconda Prattica, que tem em andamento o lançamento do CD da obra Water Music (G. F. Haendel).



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •