• NOTICIAS

      07/02/2011 | Missão Campinas ao Japão

      O prefeito, Hélio de Oliveira Santos, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, um grupo de apoio para preparar a Missão Campinas ao Japão. A missão se dará no período do dia 5 a 12 de março, e tem como objetivo principal a realização de um intercâmbio tecnológico voltado para o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV) brasileiro.

      A abertura do edital do TAV está prevista para maio de 2011. Durante a Missão, o prefeito vai participar da viagem inaugural do E5, a terceira geração do trem-bala japonês, operado pela empresa JR East Shinkansen, e que atinge velocidade média de 320 km/h. O TAV japonês vai partir de Tóquio para Sendai, percorrendo 350 quilômetros em pouco mais de uma hora.

      Na oportunidade, Dr. Hélio quer observar, ainda, o desenvolvimento imobiliário de Sendai nas imediações da estação por onde passa o trem-bala. “O desenvolvimento do entorno das regiões por onde passa o TAV interessa muito a Campinas porque aqui a instalação do trem-bala está
      diretamente ligada à expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos”, justifica.

      Durante a reunião, foi apresentado um vídeo da empresa JR East Shinkansen, mostrando as vantagens para passageiros, governo e meio ambiente na operação de um trem de alta velocidade.
      Ainda na questão TAV, o prefeito elogiou a iniciativa da empresa brasileira de Correios e Telégrafos, que manifestou interesse em investir no TAV brasileiro, já que o maior volume de cargas transportadas pelos Correios abrange o eixo Rio-São Paulo, por onde ele passará.

      Outros negócios

      O prefeito pretende também nesta viagem “vender” Campinas para empresários japoneses e estreitar o relacionamento com Gifu, que é cidade-irmã de Campinas no Japão. Para isso, ele e a comitiva participam de um seminário na Embaixada Brasileira em Tóquio para tentar estabelecer a possibilidade de investimentos do Japão em Campinas.

      “Essa missão é uma estratégica para obter de Tóquio uma data para a recepção de empresários japoneses no Brasil”, disse o prefeito. Além da comitiva brasileira, o seminário vai contar também com a presença de autoridades do governo japonês e empresários.

      O prefeito vai aproveitar para negociar com a Japan Airlines – JAL –, durante o seminário, a possibilidade de operação de voos de Campinas para Tóquio, já que foram disponibilizados pela Infraero slots em Viracopos. “Precisamos de uma porta de entrada para o Oriente, já que o maior comércio internacional de Campinas está com a China. E também já estamos em negociação com a China Airlines para também trazer voos para Viracopos”, explica Dr. Hélio.

      Durante a viagem ao Japão, o prefeito vai assinar o acordo de “Prefeitos da Paz”, na cidade de Hiroshima (que foi alvo de uma bomba atômica dos Estados Unidos no final da 2ª Guerra Mundial). Dr. Hélio será o primeiro prefeito da América Latina a participar da assinatura deste acordo.

      Comitiva

      O prefeito, a secretária-chefe de Gabinete, Rosely Nassif, o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo e o secretário de Finanças Paulo Mallman formam a comitiva da Prefeitura que viaja ao Japão.

      Participaram da reunião preparatória desta segunda-feira, os secretários Rui Rabelo, Paulo Mallman, Sinval Dorigon (Cooperação Internacional) e]Hélio Jarreta (Urbanismo).
       

      Estavam presentes também – e que fazem parte da organização da missão – o presidente do Grupo Tozan do Brasil, Toru Iwasaki; o diretor comercial da Itcom Pactor Consultoria de Negócios, Elias Antunes; o gerente comercial da Mitsubishi Corporation do Brasil,Koji Shimomaebara; o gerente para o projeto Brasil da Mitsubishi Corporation, Masanori Noji e o diretor da Serpex Internacional Comercial, Jun Sakakura.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •