• NOTICIAS

      10/08/2022 | STECK, Telhanorte e a Molécoola

      STECK

      Steck firma parceria com a Telhanorte e a startup Molécoola para lançar estação para coleta de resíduos sólidos

      Objetivo do projeto piloto é engajar os consumidores com relação à importância ambiental da coleta correta de resíduos sólidos

      A previsão é de que sejam coletados em torno de 30 toneladas de resíduos nos seis meses iniciais do projeto

       

      A Steck,  líder no fornecimento de soluções elétricas e tecnológicas em parceria com a Telhanorte e a Moolécula, uma Startup de impacto, que já coletou mais de 600 toneladas de materiais recicláveis e deu o destino correto para 100% desses resíduos, lança dois pontos de coleta de resíduos sólidos em São Paulo. Com a iniciativa a previsão é de que as empresas consigam coletar aproximadamente 30 toneladas de materiais recicláveis em seis meses.

      “Este segundo semestre de 2022 marca o lançamento da nova estratégia ESG na Steck, que reafirma o nosso propósito como empresa e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Por meio desse projeto, buscamos engajar nossos consumidores e parceiros em relação à importância da redução dos impactos ao meio ambiente e da geração de benefícios para toda a sociedade”, afirma Thomas Belaisch, Strategy & Innovation Director da Steck.

      A geração e a destinação inadequada de resíduos sólidos têm se agravado em todo o mundo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, e o País produz 27 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis. 

      Os dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos 2021” da Abrelpe mostrou que os materiais recicláveis produzidos durante o período da pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021. representaram 33,6% do total de 82,5 milhões de toneladas anuais de resíduos sólidos urbanos (RSU) no País. Os resíduos recicláveis secos são compostos por: plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas por ano); papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas anuais); vidros (2,7%); metais (2,3%); e embalagens multicamadas (1,4%). 

      “Sabemos da relevância da gestão adequada de resíduos sólidos e que a melhor maneira para que esse desafio seja vencido se dá pela união de esforços entre a indústria, o varejo e os consumidores. Dessa forma, por intermédio desse projeto piloto, em parceria com a Telhanorte e a Molécoola, damos um passo importante nesse sentido, além de colocar em marcha uma ação que poderá ser ampliada em direção ao cumprimento das metas de nossa estratégia de ESG”, destaca Belaisch .

      Os consumidores que fizerem o descarte adequado de resíduos nas duas estações de coleta poderão somar pontos na plataforma da Molécoola e trocá-los por descontos em produtos de diversos parceiros. No caso da Steck, os descontos são de 10% nas linhas Steck  disponíveis no e-commerce da Telhanorte. Mesmo resíduos descartados em outras estações da Molécoola distribuídos em outros varejistas pelo País, poderão gerar pontos a serem trocados por descontos em produtos do portfólio da Steck. O projeto de reciclagem tem ambição de crescer rapidamente, sendo o pontapé inicial para outras iniciativas. A Steck tem desenvolvido estratégias que visam envolver outros parceiros comerciais (varejo e distribuidores) em ações desse tipo.

      Além de tratar de um dos temas relevantes na estratégia de ESG, o projeto tem como diferencial o fato de ter surgido como uma ideia dos próprios colaboradores da Steck, como parte do Programa de Inovação da companhia. Aprovado o projeto pelo Comitê de Direção, esse grupo de trabalho (com seis integrantes de departamentos distintos) estruturou o planejamento para a viabilização do piloto com a Telhanorte e a Molécoola.

      Como participar do projeto Logística Reversa

      O projeto Logística Reversa é uma das iniciativas que trabalham com um dos objetivos presentes na nova Estratégia ESG da Steck, lançada neste segundo semestre. Para participar do programa de pontos, os interessados devem se cadastrar no site da Molécoola (https://www.molecoola.eco/) ou baixar o aplicativo, disponível nas lojas de apps para Android e IOS, se inscrever, juntar os recicláveis e levar os materiais, limpos e separados, às estações de coleta instaladas em duas unidades da Telhanorte em São Paulo (SP): Marginal Tietê e Morumbi. Cada tipo de material e cada quantidade geram uma pontuação

      Os consumidores poderão trocar seus créditos por produtos da Steck que estão disponíveis no site da Telhanorte (https://www.telhanorte.com.br/), como diversos tipos de disjuntores, tomadas, plugues, quadros de energia e outros, todos com a qualidade e a credibilidade da Steck. 

       

      Sobre a Steck

      Com 46 anos de história, a Steck é líder no fornecimento de soluções elétricas e tecnológicas e possui mais de 50 linhas de produtos. Investindo em inovação, tem diversificado seu portfólio, apostando em conectividade, tecnologia e sustentabilidade, sempre oferecendo produtos de qualidade, acessíveis e sem complicação para os diversos usuários. A empresa está presente em 18 países da América Latina, com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •