NOTICIAS
Melodiosidades de Carlos Gomes em recital
A modinha mais aclamada do imortal maestro, também a música dramática e as serenatas cheias de vivacidade de Senza tetto, senza cuna, Mia Piccirella e Gentile di Cuore, as tiradas de humor do Tonico de Campinas, em Conselhos, e o romantismo de Mon Bonheur, nas vozes vigorosas e melodiosas da soprano Laura Duarte e do barítono Carlos Serapião, tudo estará presente colorindo os Encontros Musicais, n.º 1.245, a ser realizado sexta-feira, 16/09, começando às 19h30, no auditório da Casa d’Itália (rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, tel. 3251-0426). Quem promove é a ABAL Campinas, com patrocínio do Programa de Ação Cultural ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
O programa “Melodiosidades de Carlos Gomes”, que integra os eventos do Mês de Carlos Gomes, percorre o seguinte repertório: as canções Addio, Mon bonheur, Conselhos, Quem sabe?!, e as árias D’amore l’ebbrezze, da Fosca; Mia piccirella, da Salvator Rosa, Era un tramonto d’oro, do Colombo; Gentile di cuore, Senza tetto... senza cuna e a ballata C’era una volta un príncipe, três momentos épicos de Il Guarany. Laura Duarte, soprano, Carlos Serapião, barítono e José Francisco da Costa, piano, compõem este belíssimo recital.
Laura Duarte é Mestra em Música pela UNICAMP, formada pelo Opera Studio da EMESP e pelo Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo. Seu repertório operístico inclui Carmina Burana, de C. Orff, O Morcego (J Strauss), Les Plaisirs de Versallies (M. A. Charpentier), Il Viaggio a Reims (G. Rossini), além de vasto repertório de concerto e música de câmara. Em 2015 interpretou Louisa, em As bodas no Monastério, do Russo S. Prokofiev, no Theatro São Pedro, sob direção de André dos Santos e Bruno Berger-Gorski. Em 2017 cantou as Bachianas Brasileiras n° 5 de Villa-Lobos com a OSM, sob direção de Roberto Minczuk, e interpretou a primeira dama na montagem da ópera A Flauta Mágica, sob direção cênica de André Heller Lopes, ambos no Theatro Municipal de SP. Em 2018 foi vencedora do segundo prêmio feminino no concurso “Festival Maria Callas” em São Paulo. Entre 2018 e 2019 foi “swing” no musical O Fantasma da Ópera.
Carlos Serapião, barítono, conquistou em sua carreira os prêmios de Melhor Voz Masculina no VI Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos (Campinas/SP, 2013), 1º lugar, no 14º Concurso Nacional Aldo Baldin (Florianópolis/SC, 2014) e 2º lugar no 1º Concurso Online de Canto Agenda Lírica (Porto Alegre/RS, 2019). Foi também finalista do 17° Concurso OSPA para Jovens Solistas e Regentes (Porto Alegre/RS, 2011) e do X Concurso Nacional Villa Lobos (Vitória/ES, 2013). Em sua trajetória artística destacam-se diversas participações em Festivais de Música, montagens de ópera, concertos e recitais. Atualmente, estuda técnica vocal e repertório com o professor Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda) e com o pianista José Francisco da Costa (Campinas/SP).
Entrada franca.