• NOTICIAS

      10/10/2022 | Encontros Musicais - ABAL-Campinas

      RECITAL “ROMÂNTICO & INTERNACIONAL”

      Ana Carolina Sacco, soprano e Daniel Luiz, barítono

      Dentro da série “Encontros Musicais”, a ABAL-Campinas apresenta na próxima sexta-feira, dia 14, às 19h30, na sala de concertos da Casa d’ Itália (Rua dos Bandeirantes, 367, tel. 3251-0426, Cambuí), um belo recital denominado “Romântico & Internacional”, com os líricos Ana Carolina Sacco (soprano) e Daniel Luiz (barítono), acompanhados ao piano por José Francisco da Costa (Chiquinho Costa). A série tem o patrocínio do ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O repertório reúne canções dos compositores Cláudio Santoro, Edino Krieger, Villa-Lobos, Carlos Guastavino, J. Brahms, Reynaldo Hahn, M. Ravel, C. Guarnieri e C. Guerra Peixe, R. Schumann e W.A. Mozart. Serão apresentadas pelos dois intérpretes: Ana Carolina: Ouve o Silêncio, Acalanto da Rosa, Amor em lágrimas, Balada do desesperado, Melodia Sentimental, La rosa y El sauce, Wie  melodien zieht es mir, Dernière Valse, e Daniel Luiz: Don Quichotte a Dulcinée (Chanson Romanesque, Chanson Epique e Chanson a boire), Seresta nº 13, El Clavel del Aire Blanco, Canção ingênua, Cânticos Serranos nº4 (Prudência, Vivendo...). Em duetos, Ana Carolina e Daniel cantam, de Schumann – “Ich bin dein Baum, o Gärtner” – dueto; e  Minnespiel – op. 101 nº 3; e de Mozart, da “Don Giovanni” – La ci darem la mano (D. Giovanni e Zerlina).

       

      Ana Carolina Sacco, soprano, iniciou seus estudos musicais ao piano em sua cidade natal, Limeira – SP onde concluiu o Curso Técnico no extinto Conservatório Musical São José. Graduada em piano pela Unicamp, no decorrer do Bacharelado teve a oportunidade de ser bolsista PAD como pianista da classe de canto da Profa. Dra. Adriana Kayama, despertando assim o gosto pela arte do canto. Iniciou seus estudos de técnica vocal com Virgílio Solli, em seguida obteve a orientação da professora Suzel Cabral, desenvolvendo repertório que incluía canções e árias de ópera. Convidada a participar da montagem da Ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart, junto à classe de Ópera Studio da Unicamp, no papel da Condessa de Almaviva. Como camerista desenvolve repertório bastante diversificado que abrange, paralelamente ao repertório brasileiro, canções emblemáticas do repertório inglês, espanhol, italiano e francês. Atuou como solista do Stabat Mater, de Pergolesi, em concerto de abertura da série musical “Concertos na Matriz” na cidade de Valinhos. Convidada a se apresentar juntamente do organista italiano Silvio Celeghin, em turnê por diversas igrejas do Estado de São Paulo. Com o duo Mosaico divide o palco com o violonista Bruno Madeira, desenvolvendo intenso repertório camerístico, percorrendo importantes teatros brasileiros. Dentre as salas de concerto que tem se apresentado destaca-se Teatro Castro Mendes, SESC Campinas, Teatros SESI de diversas cidades do Estado de São Paulo. Atua como regente e solista do Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, e da Matriz de São Sebastião, em Valinhos, organista e preparadora vocal do Coro da Arquidiocese de Campinas. Integra ainda o Coro Contemporâneo de Campinas, do qual também é preparadora vocal e chefe do naipe de contraltos, sob a regência do Prof. Dr. Ângelo Fernandes, tendo percorrido diversas cidades brasileiras divulgando a música coral brasileira. Atualmente é doutoranda em Música, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Mugayar Kühl.

       

      Daniel Luiz, barítono, é natural da cidade de São Paulo. É Bacharel em Música com Habilitação em Violão Clássico pelo Instituto de Artes da Unicamp e cursa atualmente a habilitação em Canto Lírico pela mesma instituição. Estudou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) entre os anos de 2014 e 2015 como aluno de Paulo Porto Alegre, Christian Dozza e Tiago Abdalla e, em 2016, iniciou o Bacharelado em Música sob orientação do Prof. Dr. Gilson Antunes. Estudou Canto Lírico com Willian Donizetti, Ramon Mundin e faz parte da classe de canto do Prof. Dr. Angelo José Fernandes desde 2018. Pelo Ópera Estúdio da Unicamp participou como Marco nas montagens de Gianni Schicchi nos anos de 2018, com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, e 2019, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, e como Filipe na ópera A Moreninha, de Ernst Mahle. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas desde 2018 como membro do naipe de Baixos, participando de diversos concertos na região de Campinas, além da gravação do CD “De Batuque e Acalanto: Missa Afro-Brasileira e Outras Obras Sacras”. Como coralista fez parte das montagens das óperas La Traviata, Die Fledermaus, e na estreia da ópera Ritos de Perpassagem, de Flô Menezes. Participou da 5ª Edição do Festival Canto, em Trancoso, e participou de Masterclasses com André dos Santos, Alessandro Sangiorgi, Paulo Mandarino, Mozart de Oliveira e Renate Arends.

       

      Entrada franca.

       

      (by Alcides L. Acosta, jornalista – MT 9533)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •