• NOTICIAS

      28/02/2011 | Curso de Apreciação Musical - PUCC

      A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de Apreciação Musical, até o dia 03.3.2011. O curso será ministrado por mim durante 8 segundas-feiras sequenciais iniciando no 14.3.
       
      É uma boa oportunidade aos amantes da "música clássica" de compreender melhor a música dos períodos "clássico", "romântico" e "´seculo xx". Confiram os temas das 8 aulas:
       
      1. resumo do período barroco e introdução ao classicismo
      2. a forma sonata
      3. a sinfonia
      4. missas diversas
      5. introdução ao romantismo - Beethoven sinfonia 3 "A Heróica"
      6. poema sinfônico
      7. final do século xix - início do século xx - Schönberg/Stravinsky
      8. música eltroacústica/música de vanguarda
       
      PARA INSCRIÇÕES e MAIORES INFORMAÇÕES viite o site: http://www.puc-campinas.edu.br/cca/extensao/

      Apreciação Musical – Compreendendo Elementos Musicais por meio de uma Escuta Planejada
      Síntese do Conteúdo Programático: Apreciação de obras musicais compostas no período Clássico, Romântico e Moderno, a partir de uma compreensão teórica e histórica.

      Objetivos: Estimular o público em geral para uma audição inteligente de obras dos períodos: Clássico, Romântico e Moderno, contribuindo para uma melhor escuta musical e criação de platéia.

      Público alvo: Pessoas de todos os níveis de escolaridade, amantes e estudantes de arte em geral.

      Metodologia: Cada aula será dividida em quatro momentos distintos:
         1º momento – exposição e contextualização histórica do período do dia;
         2º momento – estudo de formas musicais específicas;
         3º momento – apresentação de exemplos, através de partituras e análise das mesmas;
         4º momento – áudio e/ou vídeo das peças estudadas e analisadas.

      Docente: Hermes Coelho Gomes

      Período de inscrição: 6/1/2011 a 3/3/2011

      Período do curso: 14/3/2011 a 2/5/2011

      Horário: das 19h30 às 21h30 ( às segundas-feiras)

      Carga horária: 16 horas

      Local de realização: Campus Central

      Pré-requisitos: Não há.

      Certificado: Ao final de cada módulo, o participante que assistiu a 75% das aulas, receberá o certificado de participação.

      Período de inscrição: de 06/01/2011 até 03/03/2011

      Investimento: 1 parcela de R$ 65,00

      Vagas oferecidas: Mínimo de 70 e Máximo de 100

      Vencimento do Boleto: 04/03/2011

      Responsável pelo curso: José Donizeti de Souza

      Breve resumo do currículo do docente: Hermes Coelho Gomes Doutorando em Música/Regência pela UNICAMP; Mestre em Música/Regência pela UNICAMP; Graduado em Composição e Regência pela FAAM, São Paulo; formado em Clarineta pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos, São Paulo.

      Têm participado de Cursos, Palestras e Workshops sobre regência coral e orquestral com maestros de alta referência internacional como: Erik Westberg, Suécia; Alberto Grau, Venezuela; Paul Oakley, EUA; Eph Ehly, EUA; Dennis Jewett, EUA; Joseph Prats, Espanha; Janet Galván, EUA; Bob Chilcott, Inglaterra, Hans-Peter Schurz, Alemanha, Rodney Eichenberger, EUA; Gunta Malevica, Letônia e Oswaldo Ferreira, Portugal. Obteve orientação do maestro Hemult Rilling, dirigindo ensaios e concertos frente à Gächinger Kantorei und Bach-Collegium no Europäisches Musikfest Stuttgart 2006 e no Bachwoche/2010.

      Tem estado à frente de diversas orquestras tais como: Gänchinger Kantorei und Bach-Collegium em Stuttgart, Alemanha; Orquestra Sinfônica da cidade de Americana, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica da cidade de Bragança Paulista, Orquestra Sinfônica da cidade de Sorocaba, Orquestra L’Estro Armonico de São Paulo , Orquestra Câmara Ars Musicalis (regente titular) e Orquestra de Câmara da PUC-Campinas (regente titular).

      É o curador e o diretor artístico do Festival de Música Sacra de Campinas que prepara sua VIII edição para 2010, sediado na Catedral Metropolitana de Campinas. Foi premiado com a Medalha Carlos Gomes, pela contribuição Artística e Cultural à Cidade de Campinas em 2000, 2003 e por duas vezes em 2006. Em 2004 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Herbert de Souza – Betinho” com a Orquestra de Câmara Ars Musicalis, por trabalhos prestados à comunidade; todos outorgados pela Câmara Municipal de Campinas. Em 2008, venceu o concurso para maestro titular da Orquestra Sinfônica de Americana. Atualmente é regente titular da Orquestra de Câmara e Coral Ars Musicalis, Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Canto Coral Exsultate, (SP), Coral do Círculo Militar de Campinas e Coral Deloitte de São Paulo. Conheça melhor seu trabalho visitando: http://arsmusicalis.blogspot.com
       

      Maestro Hermes Coelho

       http://arsmusicalis.blogspot.com - http://coralexsultate.blogspot.com

      Contatos: (+5519) 3386.9751 e (+5519) 9121.0493

      skype: hermes.coelho

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •