• NOTICIAS

      15/03/2011 | Aulas de Rolfing de graça em março e abril

          Mulheres têm aulas de Rolfing de graça em março e abril

      Objetivo é mostrar como a técnica, que trata dores crônicas e organiza a postura, pode ser uma grande aliada das alunas

      Rolfista Yeda Bocaletto aplica técnica para tratar dores crônicasPara explicar o que é o Rolfing, terapia de reestruturação postural ainda pouco conhecida no Brasil, a Rolfista Avançada de Campinas Yeda Bocaletto, formada nos EUA e professora da Associação Brasileira de Rolfing, irá ministrar em Campinas três aulas gratuitas sobre a técnica como aliada nas fases de vida da mulher, onde também dará dicas para serem aplicadas no dia a dia.

      As atividades estão marcadas para os dias 19 e 26 de março e dia 12 de abril, com início às 10 horas e previsão de uma hora e meia de duração. Serão realizadas na sala de eventos do espaço de atendimento Holfing, em Campinas.

      “Nas aulas irei abordar as fases de vida da mulher e como o método Rolfing pode ser aplicado em cada uma delas. Também vou dar dicas de movimentos cotidianos como, por exemplo, a melhor forma para sentar, dormir, carregar um bebê no colo, lavar louça, sem que essas atividades causem desgastes, má postura e dores”, explica Yeda.

      Segundo a rolfista, cerca de 70% dos pacientes que buscam a técnica são mulheres, exatamente por ser um tratamento de resultado rápido e eficaz aos desgastes da mulher moderna em suas diversas fases.


      Técnica é perfeita para as mulheres

      A fisiologia complexa da mulher e as flutuações hormonais, desde a primeira menstruação até a menopausa, geram profundas modificações físicas e psíquicas ao longo da vida.

      Além disso, a mulher moderna é obrigada hoje a lidar com um cotidiano abarrotado de tarefas. Ela é mãe, profissional, esposa e dona de casa, ou seja, se desdobra em muitas atividades: cuidar do bebê, amamentar, gerenciar a casa e a funcionária doméstica, dirigir para os filhos, supervisionar a vida escolar deles, fazer compras, cozinhar, lavar louça, lavar roupa, ir para o trabalho onde pode ficar sentada ou em uma mesma posição por longos períodos, ser amante e companheira presente para seu marido. E, apesar de não ter tempo para si, a mulher ainda tem que estar bela, bem arrumada e magra!

      Todas estas funções sobrepostas acabam por gerar desgastes corporais e emocionais. Resultado: dores musculares, desperdício de energia, estresse e doenças associadas ao estresse, envelhecimento precoce e um tipo de ‘tombamento postural’: cabeça para baixo, barriga projetada para frente, ombros caídos, lordose acentuada, fadiga, insônia, enxaqueca, irritabilidade são alguns alertas do corpo denunciando a sobrecarga de trabalho e a necessidade de cuidados.

      Para compensar estes desgastes e os maus hábitos posturais associados ao chamado ‘estresse da mulher multitarefa’, o Rolfing, uma técnica ainda pouco conhecida no Brasil, traz soluções especialmente para elas.


      História do Rolfing

      Criado em 1940 justamente por uma mulher, a bioquímica norte-americana Ida Rolf, o Rolfing é baseado em conceitos de Física e de Biomecânica e atua na reestruturação corporal e no alívio das dores e do estresse, por meio de uma manipulação profunda dos músculos, ligamentos e tendões. É uma terapia corporal que elimina dores musculares, realinha o corpo, reeduca movimentos cotidianos e contribui para o equilíbrio emocional da mulher.


      Uso da técnica

      A técnica é indicada para tratar distúrbios articulares e musculares, causados por má postura e pela rotina sobrecarregada. São eles: dor lombar, dor ciática, dores na cervical e nuca, dores nos ombros, tensões articulares e musculares, enxaquecas tensionais, falta de flexibilidade, má postura, hérnias de disco, esporão, LER, tendinites, fibromialgia, entre outros. Todos estes problemas são muito frequentes em mulheres com rotina multitarefa e jornada tripla de trabalho.

      O Rolfing é eficaz também para diminuir desconfortos e dores relacionadas à gravidez (como dores lombares, dores ciáticas, dores nas pernas) e à amamentação (dores no pescoço, na coluna torácica e na lombar, nos ombros e nos braços).


      Fases da vida feminina

      Na adolescência, fase de grandes transformações no corpo, que gera postura de recolhimento e vergonha na menina que está se tornando mulher, o Rolfing contribui para a constituição de uma postura ereta, elegante e estimula uma maior consciência corporal e uma melhor percepção e aceitação destas mudanças.

      Durante a fase da menopausa e na terceira idade, o Rolfing traz maior conforto nas condições associadas a estas fases, ou seja, alivia dores e tensões musculares, melhora a postura, melhora a flexibilidade, traz mais consciência corporal e melhora a relação com o corpo e aceitação das mudanças que estão ocorrendo, como aumento de peso, flacidez, mudança na sexualidade e falta de energia.

      Benefícios gerais do Rolfing para as mulheres:
      -Alivia tensões e dores musculares crônicas;
      -Proporciona maior vitalidade e disposição;
      -Estimula o equilíbrio emocional
      -Melhora a circulação sanguínea e respiração;
      -Alinha, alonga e organiza a estrutura do corpo;
      -Amplia o movimento das articulações;


      Sobre a Rolfista:
      Yeda Bocaletto é Rolfista Avançada e Rolfista de Movimento. Formada em 1999 pelo Rolf Institute (Boulder, Colorado, EUA). É professora assistente do Curso de Liberação Mio-Fascial e do Curso de Cadeiras Básicas da Associação Brasileira de Rolfing® (ABR). Foi coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing (NAPER), entre 2001 e 2008. Trabalhou em Boston, com atendimento clínico em Rolfing e com aulas de Rolfing Movimento, entre 2001 e 2003. Tem consultório em Campinas e em São Paulo. Contatos: (19) 3254-9180 / celular: 9603-1217 ou yedab@hotmail.com


      Serviço:
      As aulas gratuitas sobre a técnica como aliada às fases de vida da mulher serão realizadas nos dias 19 e 26 de março (sábados), dia 12 de abril (terça-feira) das 10h às 11h30, e abertas ao público. Serão 20 vagas por dia. É necessário fazer inscrição pelo telefone - (19) 3254-9180 ou por e-mail: yedab@hotmail.com. O local fica na Rua Elvino Silva, 111, em Campinas. Saiba mais sobre o método: http://www.rolfingcampinas.com.br/





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •