• NOTICIAS

      20/03/2011 | Theatro Municipal de Paulínia

      Assistido por mais de 3 milhões de pessoas, comédia criada por Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé se apresenta nos dias 30 de abril e 1º de maio.


      Cócegas traz no elenco, além da dupla Ingrid Guimarães  e Heloisa Perissé, também  responsáveis pelos textos e esquetes, os atores Luis Carlos Tourinho, Marcelo Saback, Aloísio de Abreu e Regis Faria, com participação especial do músico Luis Carlinhos. Fenônemo de público e crítica, Cócegas é dirigida por Sura  Berditchevsky e produzido por Astrid Guimarães. A ideia de escrever a peça Cócegas surgiu há quase 10 anos, nos bastidores de um show que Ingrid Guimarães e Heloísa Perissé fizeram juntas e onde passaram a conversar sobre personagens próprios que já existiam e a criar outros baseados na observação das pessoas comuns pelas ruas. Quando pisaram pela primeira vez no palco do modesto teatro Cândido Mendes, em 4 de maio de 2001 sem patrocínio e com a ajuda de amigos, jamais poderiam imaginar que o espetáculo se transformaria em mania nacional. Nove anos de sucesso se passaram e cerca de 3,5 milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo que, além de já ter passado por quase todas as capitais brasileiras, esteve também por duas vezes em Portugal.

      São nove esquetes com personagens e textos criados pelas duas atrizes, que dão vida a diferentes mulheres: a professora de ginástica que fala sobre a mulher moderna que carrega a casa nas costas; Leandra Borges, a modelo anoréxica, (que hoje tem um quadro no Fantástico na TV Globo); as duas mulheres 'cachorras'; a evangélica; a adolescente Tati, que passa os dias reclamando da mãe e fofocando com as amigas; a mulher “encalhada”, Maricson, que fala sobre a solidão do casamento e as atrizes figurantes de programas infantis.
      Em cena, Ingrid e Heloisa são dirigidas por cinco diretores que têm em comum o universo do humor: Aloísio de Abreu (de Subversões e That’s all besteirol), Sura Berditchevsky (de Um peixe fora d’ água e Diário de um Adolescente Hipocondríaco), Luiz Carlos Tourinho (assistência de direção de D’ Artagnan e os Três Mosqueteiros e Romeu e Julieta) e Marcelo Saback (de A Dama e o Vagabundo e Futuro do Pretérito) dirigem, cada um, dois esquetes. O diretor de TV Régis Faria dirige os vídeos e um esquete do espetáculo. “Pela primeira vez na história do teatro um espetáculo tem mais diretores que atores”, brinca Heloísa. O figurino é assinado por Kalma Murtinho e o cenário, por Clívia Cohen. A iluminação é de Aurélio de Simoni.

      A dupla de atrizes se alterna em diferentes papéis e, juntas, elas encenam dois quadros hilários que fazem o ponto alto do espetáculo, baseado na química entre as duas assim como nas cenas de improviso e participação da platéia. A peça continua atual e com forte identificação com a platéia. Cócegas agrada o público de diferentes faixas etárias que constantemente volta para rever a peça. As histórias apresentadas em Cócegas são engraçadas, mas têm viés crítico. “É como a própria sensação de cócegas: você ri e se delicia com o humor, mas tem uma pontinha de incômodo, de questionamento”, diz Ingrid.
      Livro, DVD e cinema - A peça acabou gerando outros projetos, como o livro “Os melhores momentos de Cócegas”, lançado pela Editora Objetiva, o DVD, além do espetáculo infantil Cosquinha, escrito e encenado pelas mesmas atrizes. A peça também será adaptada para o cinema: Ingrid e Heloísa estão escrevendo o roteiro do longa-metragem Cócegas, que será produzido pelos irmãos Gullane.
      Montagens internacionais - Cócegas foi montado na Argentina com atrizes portenhas consagradas e direção de Victor Garcia Peralta. Atualmente, o espetáculo está sendo traduzido para o francês por Flávio Marinho e será montado em Paris em 2011, por duas comediantes francesas.
      TV - As personagens Leandra Borges e Tati ganharam forma na televisão, na Escolinha do Professor Raimundo. Cada uma também teve um quadro no Fantástico, ambos da TV Globo e Leandra Borges até hoje está no ar.                                                                                  

      SERVIÇO Espetáculo: Cócegas

      Local: Theatro Municipal de Paulínia - Av. J. Lozano Araujo, 1551 - Pq. Brasil 500
      Datas: 30 de abril e 1 de maio
      Horários: Sábado - 21h Domingo - 19h
      Classificação: 12 anos

      Mais detalhes: Theatro Municipal de Paulínia

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •