• NOTICIAS

      24/03/2011 | O Boticário comemora 34 anos

      Nesta quarta-feira (23/03), um dia após comemorar seu 34º ano, o Boticário apresenta ao mercado sua mais nova logomarca. A novidade retrata a evolução da empresa e é resultado das pesquisas constantes realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos entre o final de 2009 e meados de 2010 com o público feminino. A primeira loja a ter o novo logotipo na fachada é a do Shopping Morumbi, em São Paulo.

      O perfil das consumidoras do Boticário apurado nessas pesquisas mostrou mulheres com atitude, vibrantes, que querem sempre mais e contagiam as pessoas ao redor com seu alto astral e otimismo. Que acreditam na beleza e, por isso, se cuidam. Que se destacam sem exageros, mas com sua espontaneidade. Que equilibram valores profissionais e pessoais e buscam a harmonia.

      “Percebemos que as pessoas têm orgulho de presentear com produtos do Boticário. Para elas, a marca representa a sofisticação acessível, próxima e sempre alinhada às tendências, o que lhes garante estarem sempre conectadas à moda. Esse valor agregado que o Boticário carrega é, sem dúvida, resultado dos 34 anos de experiência no segmento de perfumaria e cosméticos e da proximidade cada vez maior com nossos consumidores ao longo de todo esse tempo”, afirma a diretora de Marketing e Vendas do Boticário, Andrea Mota.

      Unir sofisticação, perfil das consumidoras, modernidade e o valor da marca que se tornou a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo foi o grande desafio na criação da logomarca. Um monograma com caligrafia especial remete à feminilidade e à beleza, e florais conferem elegância e leveza à marca.
       
      A modernidade e a flexibilidade ganham espaço com a possibilidade de múltiplas combinações de cores. Alguns exemplos das dezenas de cores e combinações possíveis:
                                                        

      “Mais do que novas formas e cores, a logomarca do Boticário traduz nossos valores e a experiência conquistada nesses 34 anos”, diz Andrea. “Nossos produtos trazem às consumidoras experiências sensoriais e momentos de prazer, de cuidados pessoais que fazem a mulher se sentir bem e bela. Tornam próxima e acessível a sofisticação, atendendo às necessidades e os desejos da consumidora, da forma, do jeito e no momento de cada uma. E potencializam a beleza das mulheres, tornado-as ainda mais envolventes e contagiantes”, completa a diretora. Para traduzir tudo isso, a marca passa a utilizar a assinatura “A vida é bonita. Mas pode ser linda”.

      Os primeiros produtos com a nova logomarca chegam às mais de 3 mil lojas do Boticário em 11 de abril. A transformação da comunicação visual nos pontos de venda e nos produtos ocorrerá de forma gradual.


      Campanha publicitária

      A partir de 27/03, vai ao ar uma campanha institucional composta por filme de 90 segundos – que estreia no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo – anúncio para web e impresso sequencial para revistas.
       

      O pano de fundo do filme é o quarto de uma mulher, por volta dos 30 anos. Ela está arrumando seu armário e derruba um envelope, destinado a ela mesma, no futuro. Sente uma delicada fragrância, borrifada na carta, no passado, e enquanto lê, lembra de fatos marcantes em sua vida, que se intercalam com questionamentos escritos na carta. Ela dentro de um avião prestes a decolar, por exemplo, passando um batom. Olha pela janelinha, e sorri confiante; na carta, uma pergunta: “Será que tomamos as decisões certas?”. A mulher lembra-se ainda de um músico de rua tocando sax, em frente a uma loja do Boticário. Os pedestres passam apressados, sem notar a magia da música do artista, ao contrário dela. Mais uma pergunta para o futuro: “Será que o tempo não nos tirou o dom de nos emocionar?”.
               

      A cena volta para a mulher em seu quarto. Durante a leitura, surge mais uma indagação: “E aquele nosso segredo, alguém descobriu?”. Olha rapidamente para os lados, para ver se não há ninguém por perto. Sorri ao perceber que está sozinha.
               

      Corta a imagem para essa mulher em várias situações do seu atual dia a dia, como escrevendo um twit no celular, dirigindo seu carro com a família, cozinhando, no metrô, durante maratona e passando um creme do Boticário, enquanto é admirada pelo marido. Sempre com os questionamentos rondando sua cabeça.
                

      A última lembrança que vemos é essa mulher com uns 17 anos, finalizando a tal carta com a pergunta para si: “O mais importante: estamos felizes?”. Em seguida borrifa um perfume do Boticário. De volta ao quarto, lê a última linha que escreveu naquela época: “Se eu nos conheço bem, devemos estar”. Sorri realizada. Entra o off:” Onde quer que você chegue, chegue linda”.  E encerra com a assinatura: “O Boticário. A vida é bonita, mas pode ser linda.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •