• NOTICIAS

      24/03/2011 | Adriana Bellão assina o Loft São Paulo

      Adriana Bellão assina o Loft São Paulo na Campinas Decor 2011

      Inspirado na cidade de São Paulo, ambiente valoriza a arquitetura da Estação Cultura e concilia o antigo com o moderno

               Em sua oitava participação na Campinas Decor, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão assina na edição 2011 o Loft São Paulo. Idealizado para um jovem empresário da noite paulistana, morador fictício criado pela organização da mostra, o ambiente valoriza a arquitetura original da Estação Cultura e concilia o antigo e o moderno em um projeto que promete encantar os visitantes do evento, marcado para o período de 29 de abril a 12 de junho.

               A inspiração, segundo Adriana Bellão, vem de São Paulo, cidade plural, multifacetada, cosmopolita e de várias etnias. “São Paulo são várias cidades em uma. Procurei então criar um ambiente que transmitisse isso”, explica. Ela conta que idealizou que o loft seria construído em um antigo galpão de fábrica e apostou nas características do local como um trunfo a ser explorado.

      Partindo dessa premissa, o forro de madeira foi retirado, mostrando a estrutura original do telhado, e as paredes descascadas até mostrar os tijolos antigos. Toda a infraestrutura do ambiente fica aparente (eletrocalhas, dutos de ar condicionado etc).

      A intenção foi utilizar materiais mais rústicos -como o tijolo e a madeira de demolição- aliados a outros extremamente modernos, como o mármore preto com acabamento “velvet” (fosco) no balcão do espaço gourmet, com cuba e escorredor de pratos esculpidos na pedra, ou o porcelanato italiano que faz as vezes de cabeceira da cama.

      Pensando no morador jovem, solteiro, que gosta de tecnologia e é antenado com as tendências, Adriana criou um ambiente todo integrado. O único espaço fechado é o lavabo. Para setorizar o loft de 179 metros quadrados de área, a profissional lançou mão de alguns recursos, como utilizar forro de gesso somente no espaço gourmet e elevar o piso do dormitório e do banheiro.

      Na opinião de Adriana, o grande destaque do projeto é o fato de conciliar o antigo e o moderno, tornando habitável, com conforto e tecnologia, uma construção de valor histórico.

      Ela também destaca a entrada do loft: um hall todo pintado de preto, com 35 luminárias pendentes dispostas em diferentes alturas, que criam um efeito inusitado e preparam o olhar do visitante para a descoberta do ambiente.

      A iluminação, aliás, totalmente automatizada com controle via iPad, é uma das vedetes do projeto. “As luminárias, da marca Vistosi, em vidro e cristal, foram trazidas da Itália exclusivamente para a mostra”, conta a expositora. A iluminação geral é feita com luminárias técnicas instaladas no vigamento do telhado, criando efeito cênico. Na cozinha, foi feito um rebaixamento no gesso, com luminárias próprias para forro modular instaladas lado a lado, dando a sensação de ser uma luminária única.

      A cor vermelha, marca registrada da cidade de São Paulo, foi usada com cuidado, para fugir do óbvio. Apenas uma parede foi pintada nessa tonalidade e uma grande escultura vermelha sobre a mesa de jantar faz as vezes de centro de mesa. A cartela de cores do ambiente traz ainda preto, cinza e tons de madeira.

      Adriana foi bastante racional na escolha dos revestimentos. Em todo o loft, foi utilizado o piso vinílico “Ambienta”, que parece madeira de demolição, de fácil instalação e limpeza. Somente dentro do box usou-se marmoglass branco - uma peça única, sem emenda e com ralo oculto. O mesmo material foi adotado na pia do banheiro, com pia esculpida e válvula oculta.

      Revestimentos de parede foram utilizados no banheiro, somente no box (porcelanato branco), no espaço gourmet (pastilhas pretas), e no lavabo (papel de parede). No dormitório, uma peça de porcelanato italiano, com estampa que lembra uma colcha de retalhos, faz o papel de cabeceira da cama. Nas paredes com tijolos antigos aparentes, foi feito um tratamento hidrofugante. Todos os metais (de cozinha e banheiro) têm acabamento anodizado preto, lançamento da Altero.

      Alguns móveis são em madeira maciça de descarte, como a mesa de jantar, mesa de centro, aparadores e a bancada do lavabo. O restante do mobiliário em linhas retas tem medidas generosas, devido ao tamanho do ambiente e revestimento em tecidos nas tonalidades de cinza e preto.

      O toque de verde do ambiente fica por conta de um grande vaso em cimento com uma palmeira fênix.

      Histórico

                 Fundado em 1996 pela arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, o escritório Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z executa projetos residenciais e comerciais. Com um conceito integrado de trabalho, o portfólio de serviços inclui arquitetura, design de interiores e execução de obras, dando total suporte aos clientes do primeiro traço à finalização da obra. 

       

       Serviço

      Adriana Bellão -  Arquitetura de A a Z

      Endereço: Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - sala 07, Campinas, SP
      Fones: (19) 3251-6336 /  (19) 9174-4262

      www.adrianabellao.com.br

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •