• NOTICIAS

      06/04/2011 | Secretaria de Turismo em 'Roteiros do Conhecimento'

      A Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo participou na última terça-feira, dia 5 de abril, do Famtour (tour de familiarização) promovido pelo Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT2). A ação faz parte de um esforço para divulgação dos “Roteiros do Conhecimento” que o consórcio oferece nos nove municípios que integram o CT2 (Americana, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Nova Odessa, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré).

      Todos os roteiros oferecidos pelo CT2 possuem atrações onde se destacam a ciência, tecnologia e conhecimento, que são oferecidas aos visitantes experienciá-las de forma lúdica. Segundo a gestora técnica do CT2, Marcela Moro, ainda neste semestre serão lançadas novas ferramentas que fortalecerão a divulgação dos roteiros, como a nova versão do site, reestruturação dos roteiros e descrição de todos os atrativos nas nove cidades.

      Outra grande novidade que deve ser anunciada em breve é a opção de roteiros Auto-Guiados, onde as pessoas podem escolher e organizar os passeios de forma independente.

      No primeiro Famtour, foram convidados jornalistas e representantes do trade de turismo para conhecerem alguns atrativos das cidades de Americana, Piracicaba e Santa Bárbara D'Oeste.

      Em Americana o grupo passou pelas atrações do Roteiro Histórico Pedagógico Raízes, em que conheceram a história da imigração americana que trouxe o algodão para a cidade e a fundação das primeiras fábricas têxteis do estado de São Paulo, na vila industrial do início do século XX.

      Em Piracicaba o grupo visitou o Museu da Água, Rua do Porto e fez uma parada para conhecer o processo de destilação da cachaça Piracicabana. Já em Santa Bárbara D'Oeste, o Famtour foi ao Centro de Documentação Histórica e conheceu o projeto pedagógico para os alunos de escolas públicas da Fundação Romi. O museu que abriga o Centro de Documentação Histórica, tem em exposição documentos e objetos que pontuam de forma didática, os mais importantes períodos da história barbarense, partindo dos povos primitivos, passando pela fundadora da cidade, a cana-de-açúcar, os impactos das imigrações norte-americana e italiana, o desenvolvimento da indústria têxtil e metal-mecânica, o primeiro trator nacional, o primeiro automóvel, a cidade antiga.


      O próximo Famtour, que acontecerá na primeira semana de maio, percorrerá os atrativos selecionados nas cidades de Limeira, Nova Odessa e Sumaré. Campinas fará parte da última edição, na primeira semana de junho, juntamente com Jaguariúna e Hortolândia.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •