• NOTICIAS

      10/06/2011 | Recital com os cantores líricos no C C L A

      Apresentação da soprano paulistana Pergy Grassi e do tenor João de Braz.

      Direção do tenor Alcides Acosta

       

      Recital com os cantores líricos Pergy Grassi e João de Braz

      No repertório árias e duetos da La Bohème, de Puccini e de Verdi

      Sexta-feira, 10/06, às 20 horas, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3241-2567), a ABAL Campinas apresenta nos Encontros Musicais o soprano Pergy Grassi e o tenor João de Braz, que juntam suas vozes líricas em repertório recheado de grandes compositores e “hits” da ópera. O acompanhamento ao piano será feito por Maria Rasetti, uma das mais experientes e requisitadas correpetidoras em atividade em S. Paulo. O público poderá ouvir, na primeira parte, canções de Tosti, Mignone, Richard Strauss, Claudio Santoro, e árias de Gounod (Roméo et Juliette), Verdi (Rigoletto) e o dueto do Rigoletto, É il sol dell’anima (Duca e Gilda). Outros importantes momentos estão na segunda parte do recital, onde figuram trechos de Friedrich von Flotow (1812-1883), “M’apparì” – Martha; Vincenzo Bellini (1801-1835), “O quante volte” – I Capuleti ed i Montecchi, Giuseppe Verdi, “De’ miei bollenti spiriti” – La Traviata, Giacomo Puccini (1858-1924), “Che gelida manina”, “Sì, mi chiamano Mimì” e “O soave fanciulla”, da La Bohème.


      O tenor lírico João de Braz iniciou sua carreira, no Teatro Lírico de Equipe, em S. Paulo, no ano de 1973, na ópera Madama Butterfly (Puccini). A partir daí, participou, sempre com êxito de um grande número de óperas e recitais, em importantes salas de espetáculos, como Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Municipal de Santos, Teatro Municipal de Niterói, Teatro Guairá (Curitiba), Theatro São Pedro/SP e outras salas de concerto e teatros nas cidades de Campinas, Jaú, Bauru, Guarujá,  Rio de Janeiro, Niterói e Juiz de Fora.Seu repertório abrange desde papéis principais nas óperas La Traviata, La Bohème, L’Elisir D’Amore, Rita,  Don Pasquale, Carmen, Rigoletto, Lucia di Lammermoor,  Colombo (C.Gomes), Madama Butterfly, Pedro Malazartes e Moema (Delgado de Carvalho). Figurou também em papéis comprimários como Goro (M.Butterfly), Beppe/Arlechino,  (I Pagliacci), Pong e Pang (Turandot), Abade (Adriana Lecouvrer), Spoletta (Tosca),  Remendado (Carmen), Gastone (Traviata), Borsa (Rigoletto), entre outros. Seu repertório inclui trechos de óperas, operetas, zarzuelas e canções tradicionais, em italiano, napolitano, francês, espanhol, português e alemão. Em 1978, participou da  ópera Turandot (Puccini), nas récitas principais de reinauguração do TM do Rio de Janeiro, ao lado de Ghena Dimitrova, Rubem Domingues, sob regência do Mº Neeme Yarvyi; em Tosca (com Grace Bumbry) e Madama Butterfly (com o grande tenor Gianni Raimondi e o barítono Paulo Fortes). Na ópera Pedro Malazartes, no Theatro Municipal de SP, a Sinfônica Municipal foi regida pelo próprio compositor, Camargo Guarnieri.

      Estuda técnica vocal com Nina Voziki e repassa seu repertório com o Mº Bruno Roccella  Foi aluno, também (repertório) do Mº Armando Belardi. Tem se apresentado também com a Orquestra TLE em concertos nos Teatros Municipais de S. Paulo, Theatro São Pedro e Auditório Olido, em S. Paulo.
       

      Pergy Grassi é natural de Dois Córregos, São Paulo, graduou-se em Música pelo Instituto de Artes do  Planalto-UNESP. Participou do “ XI Curso de Música Barroca y Rococco” en San Lorenzo de El Escorial (Espanha), de diversos masterclasses destacando-se os com Fedora Barbieri(Itália), Julie Simson (EUA),Emmanuel Stroesser (França), Daniel Taylor(Canadá) e Sherrill Milnes(EUA).  Em 1996,esteve em Budapeste aperfeiçoando técnica vocal e repertório com Mª Tereza Uribe e Tamás Salgó. Atualmente, é orientada pelo famoso soprano Nina Voziki. Foi finalista premiada no VI Concurso Villa-Lobos, em Vitória-ES e no IV Concurso Interpretação da Canção de Câmara Brasileira, em SP. Como idealizadora e cantora tem se apresentado desde 1994 nos recitais cênicos “A Carta”  e “O Realejo- Imagens de Nossa Terra”. Atuou junto a orquestra na “Missa”de Igor Stravinsky; e nas óperas “Dido e Eneas” (Purcell) como Belinda; “Flauta Mágica” (Mozart) como Primeira Dama; “Norma”(Bellini) como Norma e “O Barbeiro de Sevilha”(Rossini)c omo Berta. Participou de especiais sobre Música Colonial Brasileira para a Radio e TV Cultura e Rede Globo, tendo apresentado este mesmo repertório no “III Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana-Misiones de Chiquitos 2000”, Bolívia. Em 2003  apresentou-se como solista no “Messias” de Haendel com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do Maestro Nicolau de Figueiredo (Suíça/França).Vem se apresentando em Cortinas Líricas e em recitais camerísticos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2005 participou do projeto 60 Anos Itaú, e no mesmo ano,  em primeira audição mundial apresentou e gravou o CD das obras do compositor e maestro José Tescari  no projeto "Maestro Tescari - Compondo o Futuro" realizando o recital "Canções" pelo SESC Araraquara. Em 2008 participou do “Réquiem” de Mozart, “Gilda” da ópera “Rigoletto” na série “Scena Lírica”, nas séries “Hebraica Meio-Dia” e “Encontro com a Ópera” como Primeira Dama, da “Flauta Mágica” de Mozart e como “Manon”  na ópera “Manon” de Massenet levada para diversas salas de concerto no estado de São Paulo e capital. Em 2010 cantou o papel de Cecy na cortina lírica de Il Guarany, realizada pela ABAL Campinas, dentro das programações do Mês de Carlos Gomes.
       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •