• NOTICIAS

      10/07/2011 | Presidente do Grupo RAC recebe prêmio

      Troféu Imprensa Sylvino de Godoy foi entregue pela Academia Campineira de Letras e Artes neste sábado.

       

      Em sessão solene realizada na tarde deste sábado (9), a Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) entregou pela primeira vez o Troféu Imprensa Sylvino de Godoy. O agraciado foi o diretor presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto. O troféu leva o nome do avô do homenageado, por ter sido um cidadão exemplar e um grande empreendedor.

      Antes da entrega do prêmio, foi feito um breve histórico da vida de Sylvino de Godoy, que nasceu na Vila de Indaiatuba, em 1889. O texto relatou as diversas faces de Godoy como empresário, político, além de sua importante participação na sociedade campineira. Em 1938 se tornou presidente e co-proprietário do Correio Popular, o qual presidiu por 32 anos. Morreu em 1970. “É com muita honra e responsabilidade que entregamos esse prêmio. Sylvino de Godoy nasceu em outra cidade, mas foi aqui em Campinas que fez história. Um homem íntegro, ético e responsável por ter dado dimensão nacional ao Correio Popular”, disse o presidente da ACLA, Sérgio Galvão Caponi.

      Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, e a leitura do breve relato histórico da vida de Sylvino de Godoy, o presidente da ACLA chamou dois jornalistas, entre ele um dos fundadores da academia, Rubem Costa e Cecília Prada, para entregarem o prêmio ao presidente do Grupo RAC. Lisonjeado pela homenagem, Sylvino de Godoy Neto disse que é uma honra receber o prêmio, além de ser motivo de orgulho por levar o nome do patriarca do Grupo RAC. “Meu avô foi um escritor, poeta, participou ativamente das atividades culturais e históricas da cidade. Um homem sábio. De sólida formação intelectual, orador brilhante, e que deixou sua principal marca na sua tenacidade em defender Campinas”, disse.

      Em seu discurso, Sylvino de Godoy Neto ressaltou também que a homenagem motiva ainda mais a continuar realizando o seu trabalho. “Mostra que estamos no caminho certo, cumprindo o nosso trabalho de maneira ética e responsável”, afirmou.

      O Grupo RAC engloba, além do Correio, os jornais Diário do Povo, Notícia Já, Gazeta de Ribeirão, Gazeta de Piracicaba, as revistas Metrópole e Panorama, e o Portal RAC.

      Sylvino também fez menção a um dos fundadores da academia, o jornalista Luso Ventura, e relembrou que por muitos anos comandou o jornalismo do Correio Popular e foi também o responsável por campanhas de grande importância para o município.

      Além do diretor presidente do Grupo RAC, foram homenageados na tarde de ontem o escritor R. Roldan-Roldan e Henrique de Oliveira Júnior, com a Medalha Samuel Lisman — Letras e de Artes, respectivamente.

      A sessão solene contou com a presença de diversos acadêmicos e outras personalidades da cidade.

      O presidente Caponi destacou ainda as principais funções da academia — uma que seria voltada para os intelectuais, artistas, escritores e a outra com atividades que valorizam os valores morais e éticos. “Estamos vivendo um momento de carência de valores morais e éticos. Os nossos homenageados são sempre pessoas que desenvolveram atividades importantes e que servem de referências para todos os outros”, afirmou.

      A solenidade foi encerrada com a apresentação da pianista Beatriz Helena Antunes Vieira e do violinista Álvaro Wagner Botechia Barbosa.

       

      Luciana Brunca

      http://www.rac.com.br/noticias



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •