• NOTICIAS

      16/09/2011 | Jardins sustentáveis na Expoflora

      Empresários da Construção Civil conhecem técnicas de jardins sustentáveis na Expoflora
         
       
      A proposta é incentivar as dezenas de empresários que, acompanhados do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, visitarão o evento no próximo sábado, dia 17, a partir das 11h30, a solicitarem a utilização de árvores nativas brasileiras nos projetos paisagísticos de suas obras e assim como de produtos ecologicamente corretos.
           

      Cerca de 100 empresários da Construção Civil filiados à Fiesp  - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo estarão na Expoflora,  no próximo sábado, dia 17, a partir das 11h30,  para conhecer as técnicas de paisagismo sustentável presentes na maioria dos 22 ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem Minha Casa Meu Jardim. A organizadora da Mostra, Ana Rita Gimenes, solicitará aos empresários que utilizem árvores nativas brasileiras para os projetos paisagísticos de suas obras e de produtos ecologicamente corretos.

      Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo apresenta a proposta de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.

      Acompanhados pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, os empresários conhecerão ambientes focados na sustentabilidade, como o trabalho de compostagem, que permite o reaproveitamento dos resíduos gerados pelo próprio jardim como adubo e a utilização de móveis e objetos de decoração interessantes, como o charmoso lustre feito com coadores de papel, os móveis de pallets e de fibras de garrafas pets, e o reaproveitamento de garrafas para a criação de vasos.

      São dezenas de objetos ecologicamente corretos presentes nos 22 ambientes da Mostra de paisagismo e jardinagem da Expoflora e que poderão ser apreciados pelos empresários. Entre eles, destacam-se:

      Vaso Biodegradável
      A estrutura básica é feita de bambu mesclada com fibras de trigo, arroz e milho. Por serem feitos de materiais naturais, podem ser plantados diretamente no solo, já que sua base serve, também, como nutriente para as plantas. O vaso biodegradável pode durar até três anos.
      Estão presentes nas orquídeas e miniorquídeas produzidas por Deborah e Michael van Hoof da Florquidea, de Holambra.
       
      Vasos de fibra de coco
      Os vasos de fibra de coco substituem o xaxim, em extinção, e podem ser usados para o plantio de orquídeas, samambaias, flores e mudas no geral, ervas medicinais e culinárias; ou até mesmo como um cachepot, nos mais diversos ambientes. Planta-se diretamente utilizando terra, adubo e água.
      Vantagens e benefícios: Produto 100% natural e biodegradável; fungicida natural; pH neutro; estrutura porosa permitindo a passagem de ar até o substrato; atua como regulador térmico; leve; alta durabilidade; contribui para o crescimento da planta; a raiz transpassa a parede do vaso após algum tempo, difundindo-se no solo ou no substrato. Presente no estande de jardinagem.

      Móveis feitos de pallets
      Mesas de centro, espreguiçadeiras, sofás e bancos feitos com o reaproveitamento da madeira de pallets. Podem ser encontrados na Mostra de Paisagismo nos Ambientes 1 e 6.

      Garrafas de vidro e pet transformados em vasos
      Presentes nos na Mostra de Paisagismo nos Ambientes 1 e 8.

      Lareira Ecológica
      Utiliza biofluído (tem como base o etanol), presente no Ambientes 2 e 15.

      Sucatas
      Esculturas e vasos confeccionados a partir de sucatas de metal. Presentes no ambientes 6, 7 e 8.

      Feno como mobiliário
      Estruturas de feno servem como mobília. Ambiente 8.

      Compostagem
      Aproveitamento de folhas e galhos de árvores e resíduos do próprio jardim como adubo orgânico. (Compostagem é o processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo). O material empilhado sofre decomposição por intermédio de bactérias e fungos até a formação de húmus. Quando este composto se encontra estabilizado biologicamente, pode ser usado como adubo. O resultado da poda também pode ser aproveitado para a cobertura de solo com funções estética e protetora contra a incidência de raios solares, impacto da chuva e ervas daninhas. Presente nos ambientes 7 e 11.

      Vasos de folhas de bananeira
      Vasos ecológicos encontrados nos ambientes 7 e 18.

      Sem cimento
      Muro é feito de taipa. Ambiente 7.

      Borracha granulada de pneus
      Utilizada no piso, anti-derrapante. Presente no Ambiente 8.

      Postes de madeira
      Antigos postes de madeira, utilizados na iluminação pública, foram transformados em pergolados. Ambiente 17.

      Fibras de folha de bananeira
      Utilizadas na confecção de almofadas e sofá. Presente no Ambiente 17.

      Fibras de Garrafas Pet
      Utilizadas no acabamento de poltronas e sofás, presente no Ambiente 17.

      Filtro de papel para coar café
      Utilizado na confecção de luminárias. Presente no Ambiente 17.

      Madeira de demolição
      Utilizada na confecção de móveis. Presente nos Ambientes 7 e 19.

      Ecoparede
      Parede moldada com material reciclado. Presente no Ambiente 15.

      Pedrisco solto como piso
      Ao invés de cimento ou piso frio, o uso de pedriscos possibilita drenagem e irrigação do terreno. Presente nos Ambientes 7 e 15.

      Madeira de reflorestamento
      Utilizada na fabricação de móveis. Presente no Ambiente 15.


      Serviço:
      30ª Expoflora
      Data: de 01 a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo
      Horário: das 9h às 19h
      Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
      Na bilheteria, os ingressos custam R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
      Informações: (19) 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •