• NOTICIAS

      21/09/2011 | Prefeito apresenta regente titular e diretora da OSMC

      O maestro chileno Victor Hugo Toro e a advogada, empresária e produtora cultural Adriana Camargo Canguçú são, respectivamente, os novos regente titular e diretora administrativa da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. O anúncio formal aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 20 de setembro, na Sala Azul do 4o andar do Paço Municipal, em entrevista coletiva que contou também com a presença do prefeito Demétrio Vilagra, do secretário de Cultura, Bruno Ribeiro, do chefe de Gabinete, Nilson Lucilio, e da diretora de Cultura, Paula Ribeiro.

      Tanto Vilagra quanto o secretário de Cultura manifestaram sua satisfação com o perfil dos novos servidores da Sinfônica, e declararam acreditar que ambos conseguirão resgatar o prestígio da corporação, bem como aproximá-la dos bairros, com a finalidade de formar novos públicos para a OSMC.
       
      Bruno Ribeiro lembrou que a solução dos problemas da Sinfônica foi uma de suas prioridades, uma vez que assumiu o cargo há poucos dias. Ele observou que a participação dos músicos na elaboração da lista tríplice – da qual foi escolhido o nome de Victor Hugo Toro – marcou a abertura de um espaço de diálogo entre a Secretaria de Cultura e a Orquestra.

      Segundo o secretário, Victor Toro vai estar bem próximo à Sinfônica – não estando descartada sua mudança definitiva para a cidade – e sua juventude e energia vão ajudar a Orquestra no resgate de identidade perdida. Ele também destacou a importância da contribuição que será dada por Adriana Canguçú, devido a sua grande experiência na área, notadamente à frente da CPFL Cultura.

      Victor Hugo Toro e Adriana Camargo Canguçú afirmaram que estão chegando para ajudar no início de novos tempos para a Sinfônica. O maestro afirmou que os músicos serão valorizados, respeitados e terão seu trabalho reconhecido, num ambiente de diálogo e respeito mútuos.

      Adriana lembrou que terá tarefas importantes à frente da diretoria administrativa, principalmente na aproximação com a iniciativa privada. “Essa aproximação será facilitada assim que as pessoas perceberem que há um empenho sério em resgatar as melhores tradições da Sinfônica”, disse Adriana.


      Victor Hugo Toro

      Vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral - Prêmio OSESP -, Victor Hugo nasceu em Santiago, graduou-se pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile e realizou estudos de regência orquestral com David del Pino Klinge, além de ter se aperfeiçoado com os maestros Jean Fournet, John Neschling e Kurt Masur.


      Além da OSESP, onde foi Regente Assistente e Diretor Artístico Assistente, tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país e já esteve à frente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, das sinfônicas da Bahia, do Sodre (Uruguai), da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), de Rosário (Argentina) e da Filarmônica da Universidade Nacional Autônoma do México (OFUNAM).

      Além do seu importante trabalho com orquestras jovens de seu país, Victor Hugo é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Em 2008 foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercurio” e em 2009 recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o acercamento cultural entre Chile e Brasil. Entre 2009 e 2010 foi Regente Principal da Orquestra Sinfônica do Sodre, em Uruguai e Regente Residente da Companhia Brasileira de Opera, com quem realizou uma grande tournée de 89 espetáculos por 15 cidades brasileiras.


      Adriana Camargo Canguçú


      Advogada, empresária e produtora cultural, Adriana Camargo Canguçú tem significativa experiência na área de gerenciamento, contratação e agenciamento artístico de eventos. Prestou serviços - como sócia-diretora da Non Plus Ultra Artes Ltda – à Sociedade de Cultura Artística, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mozarteum Argentino (Buenos Aires), Centro Cultural de Música (Montevidéu) e Fundación Beethoven (Santiago), entre outros.


      Adriana também atuou – de 2006 a abril de 2011 – como produtora executiva na CPFL Cultura, em Campinas e São Paulo. Seus principais trabalhos nessa função foram a temporada 2009 do Café Filosófico e as temporadas 2008/2009 da série Concertos de Música Erudita Contemporânea, além de oficinas de Literatura e Artes Plásticas e da Cia. de Teatro e Coral da CPFL Energia.

      Também conta com experiência em Artes Plásticas, tendo atuado na Galeria de Arte Global (Rede Globo/SP), Petit Galerie/SP e Gabinete de Arte/SP, trabalhando com produção, supervisão e montagem de exposições locais e itinerantes, comércio de artes e antiguidades.



      Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •