• NOTICIAS

      21/09/2011 | Fiori inaugura sua nova fábrica em Andradas

      A cidade de Andradas está prestes a ganhar mais um título de reconhecimento de trabalho e atuação para o fomento da economia brasileira. Desta vez como pólo ceramista, já que a Fiori, ao inaugurar o seu novo parque fabril, que vai dispor de uma área construída de mais de 44 mil metros quadrados, projetará ainda mais este segmento a nível nacional. A cidade, que tem seu nome projetado com o Turismo de Aventuras, no Enoturismo e é destaque com o setor moveleiro, também promete tornar-se amplamente referenciada no segmento cerâmico, tornado-se a maior fabricante “per capita” de louças sanitárias do Brasil.  
      A Fiori não tem economizado esforços. Há mais de três anos vem planejando a nova fábrica, que inclusive será cartão-postal para o Distrito Industrial, tão almejado pela população andradense, atraindo outros investimentos para a cidade. As obras foram iniciadas em julho do ano passado e esta unidade II da fábrica, já está em operação, com a primeira fase concluída, em mais de 15 mil metros quadrados. A ampliação do espaço físico, com projeto detalhadamente planejado, vai permitir o aumento da capacidade operacional da fábrica e das exportações, além de mais inovações no setor tecnológico, inclusive proporcionando mais conforto aos seus colaboradores, hoje com espaço reduzido e completamente tomado no local de trabalho da unidade I.  
      A nova unidade da empresa também já possibilita a apresentação de grandes novidades aos lojistas de todo o Brasil, às empresas de engenharia e profissionais afins ao segmento, como decoradores, arquitetos e designers.  A Fiori já é a quarta maior fabricante nacional em louças sanitárias e entrega em todas as regiões do Brasil. Além de ampliar o portifólio de produtos com lançamentos no mercado, a previsão é dobrar a produção a partir da entrega do novo empreendimento (unidade II da fábrica), saltando de 60 mil para 120 mil peças/mês.  Há também, a previsão já garantida, de ampliar a atuação junto ao comercio exterior, aumentando a sua participação de mercado na Bolívia, Paraguai e Uruguai e abrangendo países da América Central e África.  
      O investimento, que já recebeu, mais de dezenas de milhões de reais, gerou também mais empregos e renda a toda região mineira. Mais de 200 novas vagas foram abertas e a contratação continua. Ao final do projeto, em torno de 700 pessoas estarão empregadas diretamente e mais de 3 mil prestarão serviços indiretos à empresa, apenas em Andradas. 
      A primeira, das duas outras fases do projeto, foi concluída em prazo recorde e está em operação desde a segunda quinzena de Julho. O mais importante a Fiori já tem: um produto de qualidade, reconhecido pelo mercado como um dos melhores em seu segmento. Este diferencial fez o sucesso da empresa, sendo seu grande impulsionador, permitindo a sua rápida expansão.
      O produto de qualidade fez a Fiori superar os mais rígidos padrões em conceito no exterior e a empresa faz questão de estar habilitada junto ao maior programa brasileiro de qualidade, o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, considerado o ISO 9000 voltado à construção civil.  
      Teconologia e Sustentabilidade juntas
      A empresa também “entrou de cabeça” em práticas que garantem a sustentabilidade e investiu pesado neste ítem na unidade II, levando vários conceitos do projeto também para a unidade I. São exemplos, o armazenamento e reaproveitamento da água das chuvas para toda a produção e limpeza das fábricas, o encaminhamento dos resíduos de produção para o reuso junto as olarias da região, ou as formas de gesso, que têm tempo de vida útil ultrapassado, encaminhadas também para o reuso na fabricação de cimento ou para a agricultura na qualidade de corretivo do solo. 
      Ambas as unidades da Fiori são inteiramente abastecidas com gás natural. Além das normas ambientais vigentes do Conselho Estadual de Política Ambiental, na nova unidade, todo e qualquer resíduo resultante da produção, segue via canaletas, instaladas ao chão da nova planta fabril, diretamente para os aparelhos de decantação. Estes, foram todos soluções exclusivas e estratégicas, encontradas pela engenharia da própria empresa. São novidades “de criação” 100% nacional, assim como a empresa, inteiramente constituída a partir do capital brasileiro. Ainda que tratada, são os açudes próprios da empresa que recebem o descarte da água reutilizada. 
      As instalações, elétrica e de telefonia da nova unidade, ou banda larga, são subterrâneas, como um autêntico empreendimento inteligente.           
      Conheça mais da Fiori em www.fiori.ind.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •