• NOTICIAS

      26/10/2011 | ABAL - Encontro Musical dia 28/10/2011

      Dois sopranos e tenores mais um barítono em concerto


      Na próxima sexta-feira, dia 28, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, tel. 3232-4168), a ABAL Campinas apresenta mais um recital da série “Encontros Musicais” com a participação dos sopranos Marina Gabetta e Érika Andrade, dos tenores Cesar Kalau e Alcides Acosta e o barítono José Luiz Águedo Silva, com acompanhamento ao piano de Carlos Wiik. O repertório é composto por canções de câmera, árias e duetos de óperas dos compositores Schubert, Handel, Duparc, R. Strauss, Rossini, Donizetti, Bellini, Offenbach, Verdi, Puccini e Lloyd Weber.
       

      O soprano lírico Marina Gabetta realizou sua primeira aparição em público aos sete anos, cantando no coro infantil de Carmina Burana, regida pelo maestro Benito Juarez, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo. Atuou como protagonista no espetáculo “Evita” de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, tendo como regente o maestro Edson Frederico e a direção de Victor Berbara. Esteve em cartaz por um ano no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com a montagem do clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com a direção de Flávio Rangel, fazendo parte da companhia estável de repertório, contracenando com o reconhecido ator, Antônio Fagundes.

      Participou da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, que ficou em cartaz no Teatro Castro Mendes em Campinas. Recebeu em julho de 2007, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, a Medalha “Carlos Gomes”, pelos relevantes serviços prestados no campo cultural e artístico do município de Campinas.

      Em 2009, participou com o tenor Nunno Dellalio, na abertura da temporada da ABAL, em solos e duetos de canções e de várias árias de óperas, na Sala Carlos Gomes, Campinas-SP.
       

      O soprano Érika Andrade graduou-se em canto pela UNICAMP e tem cursos de aperfeiçoamento na Universidade Europeia de Varsóvia, Polônia. Apresentou-se em recitais solo na Casa do Lago, na UNICAMP, e em festivais de música de Piracicaba e Poços de Caldas, podendo ser ouvida em obras de Mozart, Villa-Lobos, Claudio Santoro, H. Purcell (Dido and Eneas), Puccini (Gianni Schichi) e Leo Delibes. Apresentou-se diante das Orquestras Sinfônicas de Limeira, regida por Fernando Barreto, e  Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, sob regência de Akira Miyashiro.
       

      O pianista Carlos Wiik apresentou-se pela primeira vez acompanhando cantores da ABAL Campinas na ópera “Colombo”, de Carlos Gomes, realizada em Orlando (EUA), em outubro de 1992. Atuou como pianista com a Orquestra da Unicamp, sob a regência de Simone Menezes, na Casa do Lago, Unicamp. Apresentou-se em recital com a soprano Agnes Klauder, no Centro de Ciências, Letras e Artes em julho de 2003; em concerto com a Gainesville Chamber Orchestra, em março de 2003, e ainda. em recitais com a violoncelista Renee Bartholow (2002), com o Grupo de música brasileira Jacaré Brasil (2001-2002) e em várias apresentações em grupos de música de câmara, como Quinteto de Piano de Brahms, Trio de Piano de Dvorak (Dumky), entre outros. Participou no concerto do Wind Ensemble, em 1998; em recitais com soprano Agnes Klauder no primeiro e no segundo “Annual Festival of Women Composers” (1997 e 1998). Foi pianista da University Symphony Orchestra, da Universidade da Flórida, em 1995-1996. Apresentou-se também no Festival de Inverno de Campos Jordão, com Ana Amélia Wingeter, flautista, e outros instrumentistas, em 1985.

       
      Apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •