• NOTICIAS

      05/11/2011 | São Paulo lança equipe paraolímpica !

      Também foram firmados convênios com o COB, para apoio aos atletas, e com a Fundap - visando capacitar professores de Educação Física da rede estadual

      Nesta sexta-feira, 4, foi apresentado no Memorial da América Latina, na capital, o Time São Paulo Paraolímpico. A cerimônia, realizada na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a presença do governador Geraldo Alckmin, também foi marcada pela assinatura de convênios com o Comitê Olímpico Brasileiro e com a Fundap, para a capacitação de professores da rede estadual de ensino.

      "São dois convênios muito importantes. Um da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Fundap, para capacitar 4 mil professores de Educação Física, para eles estarem mais habilitados e preparados para os nossos estudantes com deficiência", disse o governador. "E o outro com o Comitê Paraolímpico Brasileiro para apoio aos nossos atletas para a Paraolimpíada agora de Guadalajara", acrescentou.

      Todos os atletas presentes à cerimônia de assinatura já embarcam no dia 6 para Guadalajara, onde defenderão o Brasil nos Jogos Parapanamericanos. A equipe São Paulo Paraolímpico foi constituída por meio de convênio firmado entre o Governo e o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Vinte e cinco atletas paraolímpicos de modalidades como Atletismo, Bocha, Ciclismo, Judô, Natação, Paracanoagem, Remo e Vela passam a integrar o Time São Paulo Paraolímpico.

      O convênio, que prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições, tem duração de um ano, até os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, podendo ser renovado até 2016, quando a competição acontecerá no Rio de Janeiro. O investimento inicial é de R$ 3,5 milhões.

      Os atletas foram escolhidos entre a elite do paradesporto e, juntos, foram responsáveis por 60% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos de Pequim 2008. Quando não estiverem competindo pelo Brasil, esses atletas defenderão clubes paulistas, ainda a definir.

      Capacitação

      Para assegurar a sustentabilidade da ação, também foi formalizado convênio entre a Secretaria e a Fundap, para capacitar quatro mil professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino, com carga horária de 36 horas. "No Estado temos 14 mil professores de educação física, em cerca de 450 municípios. A idéia é termos ao menos dois professores capacitados em cada município", destacou Vanilton Senatore, coordenador de Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

      A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, lembrou que o objetivo não é apenas melhorar o desempenho desses atletas, que já são campeões mundiais ou olímpicos. "Este apoio vai permitir não só a melhoria de suas marcas pessoais, mas que as suas vitórias sirvam de inspiração para que outras crianças e jovens com deficiência vejam no esporte uma opção de lazer e espaço de inclusão".



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •