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      07/11/2011 | APAS lança guia da loja verde!

      Publicação visa proporcionar aos supermercadistas adequar suas lojas aos conceitos de sustentabilidade, minimizar gastos e aumentar a rentabilidade.

      Mais do que vender, cabe aos supermercados orientar o consumidor sobre a prática do consumo sustentável, sem que haja prejuízo ao meio ambiente. Neste contexto, os empresários supermercadistas têm a oportunidade de dar o exemplo, e tornar a própria loja um símbolo de respeito à natureza. A Apas Associação Paulista de Supermercados, engajada na conscientização da população e seus associados quanto aos cuidados com o meio ambiente, lançou o Guia da Loja Verde, uma obra de referência para o setor, que promove a sustentabilidade em todas as etapas.

      Trata-se de uma publicação inédita que dá continuidade às ações iniciadas com a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, pela substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. O guia traz práticas e dicas sustentáveis, abordando temas como economia de água e energia, coleta seletiva de lixo e escolha de materiais mais ecológicos. As ações apresentadas na publicação resultam em redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais e conscientização.

      "A conjuntura de um mundo em constante transformação e economia globalizada requer uma nova filosofia de negócios, que leve em conta as abordagens econômica, ambiental e social", diz o presidente da Apas, João Galassi. Para ele, a sustentabilidade deve estar integrada ao planejamento estratégico das organizações, de modo a criar valor para consumidores, fornecedores, acionistas e colaboradores.

      O Guia da Loja Verde exigiu o empenho de uma grande equipe de trabalho, incluindo o presidente João Galassi, o diretor de Sustentabilidade João Sanzovo, o vice-diretor de Responsabilidade Ambiental Antonio Gandra, executivos de supermercados que colaboraram com informações, colaboradores da Apas e consultores especializados em gestão ambiental. O objetivo da publicação é desmistificar o tema e mostrar como é fácil adotar melhorias para promover a economia. Ele ajudará a propagar ações de sustentabilidade de forma objetiva, auxiliando o dia a dia de diretores e gerentes da empresa. Alguns exemplos: o supermercadista pode adotar na construção ou reforma de sua loja matérias-primas de origem renovável; expor em suas gôndolas somente produtos de fornecedores que tenham atuação social responsável em suas empresas; checar a origem da produção, principalmente, dos itens de maior giro, a fim de minimizar os impactos de transporte; adequar seus equipamentos de refrigeração para consumir menos energia; ajustar os sistemas de eletricidade para conter o desperdício; promover o reaproveitamento de água, inclusive da chuva; estimular a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos.

      Além disso, na hora de construir ou reformar o imóvel, de investir na melhoria das lojas, os empresários supermercadistas também são consumidores e devem estar atentos ao consumo sustentável. Como parte dessa responsabilidade, é preciso levar em conta todo o sistema construtivo e os acabamentos, com a utilização de produtos que contenham pouco ou nenhum composto orgânico volátil; utilizar blocos de entulho feitos a partir de material moído; optar pelo cimento com pelo menos 75% de material reciclado em sua composição.

      Um grande desafio do setor é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010, que estabelece a responsabilidade de todos por tudo o que é produzido, consumido e descartado. A Apas se destaca neste cenário, dando apoio a seus associados para que melhorem suas práticas e orientando o consumidor a repensar seus hábitos. Por sua grande representatividade, sendo responsável pelo abastecimento de 85% da população, os supermercados contribuem efetivamente na conscientização de seus clientes para os problemas ambientais derivados dos padrões de consumo.

      A maioria das cidades brasileiras tem problemas com seus aterros sanitários com capacidade esgotada. A PNRS vem ao encontro das necessidades atuais: inovação, mudança de atitude, inclusão social para os catadores e incentivo à indústria de reciclagem.

      Sobre a APAS

      A Apas – Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.500 associados, que somam 2.600 lojas.

      Visite o site www.portalapas.org.br

      blog: www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br

      Siga no Twitter www.twitter.com/infoapas



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