• NOTICIAS

      16/11/2011 | Cia. CPFL de Teatro

      Cia. CPFL de Teatro lembra os 75 anos de morte de Pirandello com Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor; estreia em Jaguariúna, dia 19
       

      Para marcar os 75 anos de morte de Luigi Pirandello (1867-1936), um dos mais importantes e inovadores autores do teatro moderno, a Companhia CPFL de Teatro, no oitavo ano de exercício cênico, apresenta uma livre adaptação do clássico Seis personagens à procura de um autor com o espetáculo Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor. A montagem estreia em Jaguariúna, no próximo dia 19 de novembro (sábado), no Teatro Municipal, com entrada franca.

      “A escolha da obra não é apenas pela importância do dramaturgo, ou pelos temas tratados, mas também por aquilo que cenicamente o texto permite e pelo exercício de palco, que possibilita o desenvolvimento dos intérpretes – colaboradores da CPFL e convidados - nesse jogo cênico que foge ao lugar comum do teatro”, afirma o diretor Abílio Guedes.

      A adaptação, que recebe o nome de Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor, procurou, segundo Abílio, “manter o âmago da discussão metalinguística proposta por Pirandello, a par da inclusão de uma linguagem mais leve e por vezes humorística colocada nos diálogos dos atores, que na época atual ensaiam no teatro, quando este é invadido por seis (ou 7?) personagens atemporais. A caracterização, figurinos, postura e interpretação desses atores também diferem de maneira flagrante da interpretação e da composição física e emocional das personagens”.

       

      Obra-prima

      Escrita em 1921, Seis personagens à procura de um autor é considerada uma das mais representativas da dramaturgia de todos os tempos, encenada periodicamente nos teatros dos grandes centros culturais do mundo todo.

      A importância da obra de Pirandello reside no fato de que, além da encenação da tragédia familiar que aflige as seis personagens, as discussões que ocorrem entre o personagem pai e o diretor que ensaia, resultam em uma análise filosófica do teatro e no estudo metalingüístico da arte discutindo a si mesma.

             

      Cia. CPFL de Teatro

      A Cia. CPFL de Teatro foi criada em 2003 com o objetivo de reunir colaboradores da CPFL Energia interessados em buscar uma identidade com as artes cênicas.

      Para viabilizar esta iniciativa e formar o grupo de teatro amador da empresa, foram oferecidas as dependências da CPFL Cultura em Campinas para um organizado programa de oficinas e ensaios, coordenado pelo diretor teatral Abílio Guedes.

      As apresentações da Cia. CPFL de Teatro - que desde 2009 passam a ser abertas à participação do público em geral - ocorrem em diversas cidades da área de atuação da empresa.

      No repertório, as montagens “Lisístrata” (2004) de Aristófanes; “Retiro dos Sonhos” (2005) de Marici Salomão, “No Natal a gente vem te buscar” (2007), de Naum Alves de Souza; “Brasil S.A.” (2008), de Antônio Ermírio de Moraes; “Duas Cadeiras e Uma Paixão” (2009), colagens de textos clássicos e “Pérola” (2010) de Mauro Rasi.

       

      Ficha técnica

      Autor do Texto: Luigi Pirandello

      Direção: Abílio Guedes

      Assistente de Direção: Valtinho Froldi

      Preparação do elenco infantil: Ruth Elizabeth

      Confecção do Figurino: Mary Prais

      Iluminação e Operação de Luz: Alessandro Azuos

       

      Elenco:

      Pai :Rafael Santin
      Mãe:Rosana Laverde
      Enteada:Juliana Cimardi
      Filho:Duan Sita
      Rapazinho:Gabriel Victor
      Menina:Mel F. Ortuso
      Madame Pace:Márcia Emilia Lourenço
      Diretor:Vinicius Lapa
      Assistente de Direção:Jó Bichara
      Atriz 1:Maria Inês Travaglini
      Ator 1:Valtinho Froldi
      Atriz 2:Alice Balsas
      Ator 2:Jonathan Heitor
      Ator 3:Heitor Rogério

       

      Serviço

      Seis (ou 7?) Personagens à procura de Autor

      Cia. CPFL de Teatro

      Data: 19 de novembro (sábado)

      Horário: 20h

      Local: Teatro Municipal de Jaguariúna (Rua Alfredo Bueno, 1151. Centro. Jaguariúna. SP)

      Entrada franca. Distribuição de ingressos gratuitos a partir das 19h30, na data da apresentação, na bilheteria do teatro.

      Capacidade: 379 lugares.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •