• NOTICIAS

      28/02/2012 | ABAL - Encontros Musicais em NOVO local

      Recitais mudam para o Auditório da ACI - Associação Campineira de Imprensa
      Rua Barreto Leme, 1479, Centro (ao lado da Prefeitura)


      Barítono paulistano abre a Temporada 2012 da ABAL 

      A ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) inaugura nesta sexta-feira, dia 2, às 20 horas, sua a 31ª. Temporada dos “Encontros Musicais”, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro – tel. 3234-2591), com a participação, como convidado especial, do barítono paulistano Randal Oliveira, e ainda, do soprano Laura Duarte, do tenor Vicente Montero e do barítono José Luiz Águedo-Silva, com Chiquinho Costa nos acompanhamentos de piano. A mudança de local das apresentações da série de recitais foi determinada pelo anunciado fechamento temporário da Sala Carlos Gomes, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, que deverá entrar em reforma.

       No programa serão apresentadas pelos cantores árias famosas das óperas I Pagliacci (Leoncavallo), Faust (Gounod), Il Guarany e Lo Schiavo (Carlos Gomes), Oberto (Verdi), Lucia di Lammermoor (Donizetti), L’Arlesiana (Cilea), Martha (Flotow), entre outras.

       

      Barítono Randal Oliveira     

       
      A atração especial desta abertura de temporada é Randal Oliveira, barítono paulistano, que começou a estudar música aos 18 anos na Escola Municipal de Música de São Paulo. Atualmente, ele cursa o bacharelado em Canto e Arte Lírica, na Universidade São Paulo (USP), sob a orientação de Ricardo Ballestero. Também estuda canto e interpretação com a professora Isabel Maresca. Alguns trabalhos importantes de sua carreira foram a participação no espetáculo Rossini Hits, com direção geral de Alvise Comozzi; na ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, interpretando Gonzalez, e Il Cacicco, em outra montagem. Randal Oliveira já se apresentou na Ópera de Assunção, Paraguai, e no Teatro Amazonas, em Manaus. Também esteve no elenco da ópera Vec Makropulos, de L. Janácek, apresentada no Rio de Janeiro, sob a batuta do maestro Isaac Karabitchevsky. Randal Oliveira conquistou em 2011 o Prêmio “Melhor Voz Masculina” no Concurso Estímulo para Jovens Cantores, realizado pelo Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas. Firmando-se cada vez mais como talento promissor na ópera, Randal Oliveira vem sendo requisitado para estar no elenco dos principais musicais da cena paulistana e em papéis que se exige um barítono verdiano, de grave e agudos generosos.

       

      O soprano Laura Duarte graduou-se em canto lírico pela UNICAMP na classe da profª  Adriana Giarolla Kayama.  Teve também orientação do barítono Inácio de Nonno e do tenor Lenine Santos. Participou de masterclasses com Marília Vargas, Bartira Bilego e Luciano Simões. Em 2011, foi bolsista do festival La Musica Lirica, na Itália, onde trabalhou com o mezzosoprano Kathryn Hartgrove  e participou de masterclasses com o tenor Robert Breault e o maestro Joseph Resigno, além de cantar na montagem da ópera Don Bucefalo, de A. Cagnoni. Integrou o elenco do NUO (núcleo universitário de ópera) durante os anos de 2010 e 2011. Participa do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, tendo sido solista na Missa Lord Nelson,  de J. Haydn, e no Stabat Mater, de G. Pergolesi.  Em 2010, foi a terceira colocada no Bauru Atlanta Competition, em Bauru-SP e em 2010 e 2011 foi finalista no Concurso “Carlos Gomes” em Campinas-SP. Atualmente, trabalha sob orientação de Ângelo Fernandes.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •