• NOTICIAS

      09/03/2012 | Carlos Andreu Ortiz substitui Davi Zaia

      Carlos Andreu Ortiz assume pasta com a missão de trabalhar pela justiça social

      A cerimônia de posse do novo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz, foi realizada nesta sexta-feira, 9, no Palácio dos Bandeirantes. Ele substitui Davi Zaia, que assumirá a Secretaria de Gestão Pública na próxima semana. O governador Geraldo Alckmin se referiu a Ortiz e a Davi Zaia como “dois craques, dois ´Neymar´”. “Ortiz é um homem de ação e iniciativa e terá respaldo para realizar seu trabalho.”

      “Assumo com o compromisso de reforçar o papel da secretaria e de trabalhar pela justiça social, trazendo o DNA do movimento sindical”, disse Ortiz em seu discurso de posse. O novo secretário já foi líder dos metalúrgicos, pertenceu à direção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e presidiu o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical.

      Dentre as principais ações da secretaria destacadas pelo governador está o programa de microcrédito a pequenos empreendedores, o Banco do Povo Paulista, que no ano passado teve os juros mensais reduzidos de 0,7% para 0,5%. “Só para 2012, a previsão é emprestar um montante de R$ 150 milhões. Desde o lançamento do programa, em 1998, foram R$ 750 milhões em empréstimos, com apenas 1,9% de inadimplência”, disse Alckmin. “E a intenção é ampliar a presença do programa aos 645 municípios do Estado.”

      Outras ações importantes foram a expansão de programas como o Via Rápida Emprego, que ofereceu novas oportunidades por meio de capacitação profissional aos trabalhadores de cana-de-açúcar e moradores de rua, e o Emprega São Paulo, serviço de intermediação de mão-de-obra que já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas.

      Ganham destaque, ainda, iniciativas de qualificação profissional. “No ano passado chegamos em 265 municípios e, em 2012, a previsão é totalizar 408 municípios, beneficiando 40 mil pessoas”, enumerou o ex-secretário Davi Zaia.

      Ao se despedir do cargo, Zaia enfatizou a postura da secretaria de manter um diálogo permanente com as forças sindicais.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •