• NOTICIAS

      15/03/2012 | TRT sedia exposição “Arte Acesso”

      TRT sedia exposição “Arte Acesso” do artista Adélio Sarro

      Mostra inaugura programação de 2012 do Espaço Cultural
       

      Pinturas e esculturas que saltam aos olhos e podem ser sentidas por meio do toque das mãos. Esta concepção é marca registrada do pintor e escultor Adélio Sarro que aporta no Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região a partir do dia 20 de março com a exposição “Arte Acesso”. Fruto da preocupação do artista com a acessibilidade, a mostra foi concebida para que pessoas com deficiência visual também pudessem ter contato direto com o mundo artístico. Sarro desenvolveu um método próprio para que, mesmo os completamente cegos, possam “frequentar” a sua arte, sentindo-a por meio do alto relevo ou lendo-a via texto explicativo em Braille.

       

      Composta por oito quadros com explicações em Braille, cinco esculturas e 26 pinturas, a exposição tem vernissage marcado para a próxima terça-feira, às 17 horas, e fica em cartaz no TRT até dia 19 de abril. As obras retratam o universo feminino, a família, o amor e o trabalho. Para o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, a temática abordada por Sarro em suas obras vai ao encontro da vocação do Regional e da proposta do Espaço Cultural que pretende, com sua programação, levar arte e cultura aos jurisdicionados e ao público em geral. “Adélio Sarro sempre explorou questões sociais, como o trabalho, por meio da representação de braços e pernas com tamanho exagerados, que mostram a força do trabalhador. Essa exposição também quebra barreiras ao aproximar a arte das pessoas com necessidades especiais e a questão da acessibilidade sempre foi uma preocupação constante do Poder Judiciário Trabalhista”, salienta Buratto.

       

      Artista consagrado internacionalmente, Adélio Sarro – conhecido como o Brasileiro Global – exibe um currículo impecável, com exposições em quatro continentes. Dentre elas, destaca-se o famoso painel de 8 metros inspirado na globalização, exibido no Fórum Econômico Mundial, em Davos em 2003 e na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, em 2004. Sua coleção sobre o desenvolvimento e particularidades do Brasil foi exposta no Museu de Arte Moderna em Moscou e no Museu da Academia de Artes em St. Petersburgo (RU). Obras do artista também figuraram em galerias e museus do Japão, Austrália e Estados Unidos, entre outros países. No Brasil, destacam-se os painéis da Via Sacra em exposição permanente em Aparecida (SP) e ornamentos em capelas no interior da Basílica Nacional, no mesmo município.

       

      A mostra em Campinas, no Espaço Cultural do TRT, deve receber a visita de diversas instituições especializadas e é encarada pelo artista como uma grande oportunidade para promover maior interação das pessoas com suas obras. “É muito importante que o maior número possível de pessoas possa entrar em contato com a arte, principalmente os deficientes visuais que geralmente não têm acesso a elas”, comenta Sarro.

       

      A influência de Portinari

       

      Paulista de origem modesta, Adélio Sarro nasceu em 7 de setembro de 1950, em Andradina. Filho de agricultores de origem italiana e portuguesa chegou a trabalhar como pedreiro e carpinteiro, mas sempre carregou consigo, desde pequeno, o interesse pela arte.  O fato marcante para o início de sua carreira artística aconteceu em 1972, quando viajou para a cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, e teve contato com a obra de Cândido Portinari. A visita ao museu despertou definitivamente o lado criativo e sonhador de Sarro, que teve neste momento, a guinada como desenhista e artista.  No início dos anos 1980, Sarro já havia alcançado a projeção e reconhecimento nacional e internacional. Em 1992, após 20 anos do primeiro contato com a obra de Portinari, foi publicado o livro Retrospectiva 1972-1992, de autoria de Josette Balsa. No mesmo ano, Sarro conheceu o colecionador e marchand suíço radicado no Brasil, Marcel Markus, que encantado pela obra do artista, acaba abrindo mais espaço internacional para o seu trabalho, com a organização de exposições em diversos países. Em 2002 foi lançado o livro Sarro, o Brasileiro Global, em comemoração aos 30 anos de carreira. Este ano é um novo marco para Sarro, que está completando 40 anos de vida artística.

       

      Serviço: Arte Acesso – Obras de Adélio Sarro

      Quando: Vernissage dia 20 de março, às 17 horas, para convidados.

      De 21 de março a 19 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

      Sábados: das 10 às 18 horas; Domingos: das 14 às 18 horas.

      Local: Espaço Cultural do TRT da 15ª Região - 1º Andar do Edifício Sede, Rua Barão de Jaguara, 901

      Entrada Franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •