• NOTICIAS

      04/04/2012 | Ecopontos e Pontos Verdes em Campinas

      Uma média de 650 toneladas por mês. Essa é a quantidade de entulho de construção e outros tipos de materiais que deixam de ser despejados ilegalmente em áreas publicas e particulares da cidade e vão para um dos 11 Ecopontos e 9 Pontos Verdes distribuídos pela cidade de Campinas.

      Esses locais descentralizados de recebimento de resíduos são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), com o apoio técnico e logístico do Consórcio Tecam, responsável pela coleta de lixo em Campinas.

      De julho de 2010, quando foi implantado o primeiro Ecoponto, no Jardim São Gabriel, até fevereiro deste ano foram recolhidas aproximadamente 10,3 mil toneladas de entulho de construção e demais resíduos. O serviço é oferecido gratuitamente: basta o cidadão levar as sobras a esses locais.

      De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan, os Ecopontos e os Pontos Verdes “são iniciativas que, ao lado de outras ações de destinação de resíduos, dão uma contribuição fundamental para melhoria do meio ambiente, pois, além de causar muitos transtornos à população, esses materiais causam sérios problemas ao meio ambiente quando despejados em qualquer lugar”, ressaltou.

      A Administração municipal estuda a proposta de ampliar o número de Ecopontos e Pontos Verdes na cidade com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores, contribuindo para que cada vez mais os resíduos produzidos no município tenham o destino apropriado.

      Reciclagem

      Para os técnicos, os Ecopontos e os Pontos Verdes são medidas fundamentais na redução da degradação de áreas e no aumento de materiais para a reciclagem, sem contar que os trechos onde esse material é jogado ficam com uma aparência bem desagradável.

      Conforme o responsável pela operação dos Ecopontos e Pontos Verde no DLU, Marcos Massaratto, essas unidades têm também a função de conscientizar a população sobre a responsabilidade na geração de resíduos e, com isso, passam a ser um instrumento de exercício da cidadania.

      Aprovação

      O comerciante José Fonseca, residente no Jardim São Vicente, disse que a criação desses pontos de recebimento de entulho e demais resíduos foi uma medida que facilitou a vida dos moradores na hora de descartar materiais que não devem ser colocados na coleta de lixo comum nem podem ser jogados em qualquer lugar.

      “Atualmente, não vejo sentido nessas pessoas despejando restos de construção, pneus e outros objetos em locais inadequados. A Prefeitura está fazendo a sua parte e a população precisa contribuir para termos um meio ambiente cada vez mais saudável”, concluiu Fonseca.

      Para a estudante Lúcia Helena Albuquerque, moradora da Vila Castelo Branco, os moradores têm de utilizar adequadamente os Ecopontos e os Pontos Verdes: “Temos que ajudar a manter esses locais em ordem e não levar lá o lixo comum, que é recolhido na frente das residências pelo caminhão coletor”, observou.

      “Acho um crime jogar lixo e objetos que não utilizamos mais, como móveis, pneus e baterias de celulares em qualquer lugar”, comentou a dona de casa Cleide de Almeida, do Parque Taquaral, acrescentando que “melhorar as condições ambientais é uma responsabilidade de todas as pessoas”. Ela aprovou a descentralização dos serviços de coleta de entulhos e materiais especiais, que devem receber uma destinação apropriada para não prejudicar a saúde da população e o meio ambiente.

      Estrutura

      Os Ecopontos e os Pontos Verdes são opções descentralizadas que beneficiam todas as regiões da cidade. Eles foram criados para receber entulho de construção, galharias, lixo eletrônico, pneus, lâmpadas, baterias de celulares, pilhas, óleo de cozinha, material eletrônico e objetos em desuso, como sofás, poltronas e camas, além dos tradicionais materiais recicláveis – papel, vidro, metal e plástico.

      São localizados junto a praças públicas, protegidos com alambrados e controlados por funcionários. Contam com caçambas e outros equipamentos para depositar os resíduos. Confira, na relação abaixo, o horário de funcionamento. O horário de funcionamento segue na relação abaixo.

      Pontos Verdes têm um diferencial: são espaços abertos em áreas públicas que possuem também caçambas para receber entulhos de construção, galharia e os tradicionais recipientes para depositar os materiais recicláveis: papel, metal, vidro e plástico. Os equipamentos ficam permanentemente nos locais e têm funcionamento ininterruptos.

      Destinação

      Os materiais são retirados diariamente dos Ecopontos e Pontos Verdes e enviados a locais apropriados. O entulho de construção é levado para a Unidade Recicladora de Materiais (URM), os recicláveis para as cooperativas de reciclagens e os pneus são conduzidos ao DLU e depois retirados gratuitamente por equipes ligadas à Associação Nacional das Indústrias Pneumáticas (ANIP).

      Os móveis são encaminhados para a cooperativa Taubaté, que recicla madeira, plástico e metais, e o restante do material da peça segue para o Aterro Delta A; os galhos de árvores vão para o setor de compostagem de resíduos vegetais também no mesmo local; as baterias de celulares, pilhas, lâmpadas e resíduos eletrônicos são condicionados em dependências do DLU.

      Os técnicos estão estudando duas alternativas para a destinação desses tipos de materiais: firmar convênio com uma empresa especializada para dar uma destinação adequada ou fazendo o que determina a Lei Federal 10.352, que estabelece uma política nacional para encaminhamento e tratamento dos resíduos: as indústrias devem criar mecanismos para recolher os seus produtos em desuso e viabilizar um tratamento correto.

      Relação dos Ecopontos e Pontos Verdes

      Região Norte

      -Ecoponto no Jardim Eulina – Avenida Marechal Rondon, esquina com Rua Manuel Veiga (área da AR 11) – funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 22h.

      -Ecoponto no Jardim Pacaembu – Rua Dante Suriane, esquina com a Avenida Padre Gaspar Bertoni – (área da AR 11) - funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 16h20

      -Ecoponto no Parque São Jorge – Rua Plácida Pretini, s/n°, esquina com a Rua Armando Fragnam, s/n° (área da AR 11) – funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 16h20

      Região Sul

      -Ecoponto na Vila Campos Sales – Avenida São José dos Campos, s/nº (área da AR 8) – funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 22h.

      -Ecoponto no Jardim São Gabriel - Rua José Martins Lourenço esquina com a
      Rua Geraldo Bretas (área da AR 9) – funcionamento: de segunda a sábado das 7h 22h.

      -Ecoponto no Jardim Paranapanema – Rua Serra D'Água, esquina com Rua Felismina Stemmer Cajado (área da AR 10) – funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 16h20.

      -Ponto Verde no Distrito de Sousas – Rua 13 de Maio s/nº, ao lado da Subprefeitura local.

      Região Leste

      –Ecoponto na sede do DLU – Avenida faria Lima, 630 – bairro São Bernardo (área da AR 6) – funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 16h20.

      -Ponto Verde no Bosque dos Jequitibás (área da AR 1)

      -Ponto Verde no Jardim Bela Vista – Rua Cônego Pedro Bonhomme s/nº (área da AR 3).

      -Ponto Verde no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) (área da AR 03).

      -Ponto Verde no Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim – na Rodovia Heitor Penteado (área da AR 2).

      -Ponto Verde na Vila Costa e Silva – Rua Saldanha da Gama s/nº (área da AR 03).

      Região Sudoeste

      -Ecoponto no Parque Tropical - Rua Manoel Gomes Ferreira, esquina com Rua José Ramos Catarino (área da AR 7) – funcionamento: de segunda a sábado 7h às 22h.

      -Ecoponto no Bairro Vida Nova – Rua Gióia Júnior, em frente à Rua Monsenhor André Kircher – Região (área da AR 12) – funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 16h20.

      -Ecoponto no Distrito Industrial – Avenida dos Metalúrgicos, s/nº – (área da AR 12) – funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 1620.

      -Ponto Verde no DIC V – Rua Muripara s/nº (área da AR 12).

      -Ponto Verde no Núcleo Residencial Sapucaí – Rua Indaiatuba (área da AR 07).

      Região Noroeste

      -Ecoponto no Parque Itajaí – Rua Celso Soares couto, s/n° - (área AR 13) – funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 22h.

      -Ponto Verde no Jardim Satélite Íris I – Rua Alcídio Rodelli, s/nº (área da AR 13).

      Essa relação e informações básica sobre a destinação dos resíduos produzidos na cidade se encontram na página da Secretaria Municipal de Serviços Públicos no Site da Prefeitura de Campinas: www.campinas.sp.gov.br. Há também informações disponíveis pelo Sistema Telefônico 156 e na AR da área.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •