• NOTICIAS

      09/04/2012 | Inscrições dos Conselhos Tutelares

      Inscrições para as eleições dos Conselhos Tutelares vão até 20 de abril

      Dez candidatos já se inscreveram para participar do processo eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a gestão 2012-2015 dos Conselhos Tutelares. As inscrições vão até o dia 20 de abril e podem ser feitas das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, na sede da Casa dos Conselhos, na Rua Ferreira Penteado, 1331, no Cambuí.

      A função exige dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública e/ou privada. Os candidatos precisam preencher vários requisitos divulgados no edital nº 01/2012, no Diário Oficial do Município (DOM) de 13 de março.

      http://cmdca.campinas.sp.gov.br/uploads_manuais/documentos/edital_01_2012_conselho_tutelar.pdf

      Entre eles, é preciso ter mais de 21 anos, residir em Campinas há pelo menos dois anos, ter segundo grau completo, reconhecida idoneidade moral, com experiência comprovada na área de atendimento à criança, adolescente e família. Após a apresentação e conferência dos requisitos, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$35,00, junto ao Banco do Brasil, em nome do Fundo Municipal para Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

      Os conselheiros tutelares titulares receberão subsídio, nos termos do artigo 39, parágrafo 4º da Constituição Federal. O valor atualizado é de R$ 4.064,88 (quatro mil, sessenta e quatro reais e oitenta e oito centavos) e corresponde ao que é auferido pelo Conselheiro Tutelar em fevereiro de 2012.

      Eleição

      A Comissão Eleitoral, composta por cinco membros do CMDCA, será responsável por todo o processo eleitoral e convocará o pleito por meio de edital a ser publicado no DOM e em outro jornal local, especificando o dia, horário e os locais de votação e apuração dos votos. Todo cidadão campineiro em dia com suas obrigações junto à Justiça Eleitoral poderá participar da eleição, dirigindo-se ao local da votação com Título Eleitoral, Cédula de Identidade ou outro documento com foto recente.

      Avaliação

      Cinco etapas compõem o processo eleitoral: inscrição, avaliação psicológica, prova escrita, pleito e curso de capacitação. A avaliação psicológica tem caráter eliminatório e verificará a aptidão psicológica para o exercício do cargo. Ela é composta por um conjunto de procedimentos objetivos e científicos reconhecidos como adequados e válidos nacionalmente, obedecendo rigorosamente a Resolução 001/2002 do Conselho Federal de Psicologia.

      A prova escrita será aplicada no mesmo dia e local da avaliação psicológica e também tem caráter eliminatório. Serão 61 questões, sendo uma dissertativa e as demais sobre conhecimentos gerais, incluindo, Língua Portuguesa; conhecimentos específicos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Legislação pertinente e bibliografia indicada no edital nº 01/2012.

      Posse

      O candidato considerado apto na avaliação psicológica e com 70% de acertos na prova escrita poderá concorrer às eleições. Serão 20 Conselheiros Tutelares titulares e 20 suplentes para atuar nos quatro Conselhos Tutelares de Campinas, que abrangem as cinco regiões da cidade. Para tomar posse, os eleitos precisam concluir o curso de capacitação inicial oferecido pelo CMDCA para os Conselheiros Tutelares titulares e suplentes.

      Atuação

      Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, com atribuições e competências previstas na Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, vinculados para fins de execução orçamentária à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, sem subordinação hierárquica ou funcional com o Poder Executivo Municipal. A competência territorial dos Conselhos Tutelares será definida por Decreto do Poder Executivo.

      Eles têm como objetivo trabalhar de maneira articulada com os demais órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (promoção, proteção e controle). Fazem parte desse sistema a família, as organizações da sociedade (instituições sociais, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), os Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares e as diferentes instâncias do poder público (Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública).

      Os interessados podem obter mais informações sobre as eleições no edital n°01/2012, publicado no DOM de 13 de março (http://campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) ou por meio do site do CMDCA

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •