• NOTICIAS

      11/04/2012 | Jorge Forbes lança livro na CPFL Cultura

      Jorge Forbes lança livro com uma nova concepção sobre a psicanálise e o mundo, na CPFL Cultura, dia 18 de abril

      Palestra do autor terá participação da professora e pesquisadora Leda Tenório da Motta


      O psicanalista e escritor Jorge Forbes lança, em Campinas, o livro Inconsciente e responsabilidade – Psicanálise do Século XXI (Editora Manole, 240 páginas, R$ 49,00), no dia 18 de abril (quarta-feira), às 19h, na CPFL Cultura. A obra é uma ampla reflexão sobre os dias de hoje, os quais modificaram o mundo e o diálogo entre terapeuta e paciente. Durante sua palestra, Forbes estará acompanhado da professora e pesquisadora Leda Tenório da Motta.

      A publicação não traz soluções prontas e padronizadas, tais como os livros de autoajuda almejam ou as mensagens pregadas hermeticamente pelos bispos e pastores que invadiram os canais de televisão. “As mídias sociais são a maior prova desse mundo onde nos arriscamos a cada segundo. Em 140 caracteres temos que enviar um pensamento nosso, um sentimento, uma angústia, uma percepção e não há como voltar atrás. O mundo é sem garantias, a favor ou contra. Por isso não se aplicam mais os discursos padrões”, afirma o autor.

      Para Jorge Forbes, o homem contemporâneo perdeu a sua bússola, já que não existe mais um norte certo e comum para todas as pessoas. “Perdemos a referência das coisas e temos que abandonar a ideia de que a nossa ação possa se basear em uma razão garantidora. A vida é risco para quem não queira ser genérico, plastificado, ir­relevante”, esclarece.  O psicanalista vai além: “Hoje, vemos casos em que as pessoas alegam que foi o inconsciente que a fez agir de tal forma, que ele estava fora de si. Ela pode não ter culpa, mas é responsável pelos seus atos”.

      Inconsciente e responsabilidade – Psicanálise do Século XXI é uma obra para ser aplicada nos consultórios por psicanalistas ou estudada por universitários da área. No entanto, apesar de originar-se de uma tese de doutorado, também é livro de provocações para um jurista, um sociólogo, um antropólogo. “O jornalista, o educador, o empresário podem encontrar aqui insights de compreensão do novo laço social em que vivemos. Enfim, é para quem almeja en­contrar soluções não em fórmulas padronizadas de ‘qualida­de de vida’, mas sim na responsabilidade por uma ‘vida qua­lificada’”, conclui.

       

      Jorge Forbes

      Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, atuante em São Paulo, curador e conferencista do Café Filosófico da TV Cultura. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris. É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior. É autor, dentre outros livros, de Você Quer o Que Deseja?, em que trata de uma psicanálise além do Édipo, própria ao novo homem desbussolado da globalização. É coautor de “A Invenção do Futuro”, em que pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais.

       

      Leda Tenório da Motta

      Leda Tenório da Motta é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, onde vem se dedicando a estudos de literatura, comunicação e psicanálise dos discursos midiáticos. Graduada em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Semiologia Literária pela Universidade de Paris VII, tendo estudado com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É autora, entre outros, dos livros "Lições de literatura francesa" (Imago, 1997); "Sobre a crítica literária brasileira" (Imago, 2002); "Literatura e contracomunicação" (Unimarco Editora, 2004); "Proust - A violência sutil do riso" (Perspectiva, 2007) e "Roland Barthes - Uma biografia intelectual" (Iluminuras, 2011). Colabora regularmente com jornais e revistas de grande circulação como O Estado de São Paulo e revista Época.

       

      Serviço

      Lançamento do livro Inconsciente e responsabilidade – Psicanálise do Século XXI, de Jorge Forbes

      Participação da professora e pesquisadora Leda Tenório da Motta.

      Data: 18 de abril (quarta-feira)

      Horário: 19h

      Local: Café Filosófico CPFL (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera - Campinas)

      Indicação: Livre

      Entrada gratuita, por ordem de chegada a partir das 18h.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •