• NOTICIAS

      14/05/2012 | Campinas retorna ao ranking ICCA

      Campinas retornou ao ranking de eventos internacionais da ICCA - International Congress and Convention Association. A cidade figura em nono lugar no ranking Brasil da Associação, com sete eventos, ao lado de Porto de Galinhas (município de Ipojuca), em Pernambuco, e está à frente de duas capitais: Belo Horizonte (MG) e Natal (RN). No ranking das Américas, Campinas surge na 68ª posição e, no mundial, no 273º lugar.

      A vocação de Campinas para o turismo de negócios é evidente, tanto pela infra-estrutura que oferece, como pelos atrativos. O segmento registra 6 mil eventos/ano, com a geração de 30 a 40 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar 52 segmentos do município que vão desde hotéis, restaurantes e casas noturnas, até táxis e comércio.
       

      Em 2011, a movimentação do setor ficou em R$ 1 bilhão, gerado pela realização de congressos e convenções (80%) e outros eventos turísticos da região. As áreas médica, científica e de logística são as que lideram o ranking de eventos na cidade. Os indicadores do setor apontam que os viajantes de negócios internacionais gastam na faixa de R$ 700,00 ao dia, enquanto os nacionais despendem R$ 350,00 ao dia e os turistas a lazer deixam nas cidades que visitam cerca de R$ 150,00, no mesmo período.

      RANKING - Em 2010, Campinas deixou o ranking no qual já chegou a ocupar a sétima posição. “Isto não significa que o números de eventos internacionais tenha reduzido, já que os eventos ICCA têm características muito peculiares, entretanto, trata-se de um termômetro importante e muito significativo, pela visibilidade internacional que traz para a cidade”, explica Sérgio Bicca, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

      Para reafirmar a explicação Bicca lembra que, no ranking 2012, houve a inversão do primeiro colocado em relação ao ano passado. Este ano, Rio de Janeiro lidera, com 69 eventos e São Paulo aparece em segundo lugar, com 60.

      O retorno de Campinas ao Top Ten da ICCA tem que ser comemorado, “afinal somente mais três cidades não capitais figuram na listagem: Foz do Iguaçu e Ouro Preto, com oito eventos cada e Porto de Galinhas, que divide a posição com Campinas”, destaca Bicca.

      Para figurar no ranking ICCA, é necessário, entre outros itens, que o evento seja itinerante - seja realizado cada ano em um país (pelo menos três países diferentes) – e que conte com mais de 50 participantes. No Top Ten por país, o Brasil surge em sétimo lugar, com 304 eventos. No ranking das Américas, Rio de Janeiro e São Paulo ocupam segundo e terceiro lugares, atrás de Buenos Aires (Argentina), com 94 eventos.

      O retorno ao Top Ten da ICCA deve-se também ao trabalho do Convention, que hoje é um grande articulador do setor na região, e registra intenso trabalho de divulgação da Região Metropolitana de Campinas. “Somente este ano, o CRC&VB participará de nove feiras, nacionais e internacionais, com apoio da prefeitura, por meio da secretaria Desenvolvimento Econômico de Campinas”, diz Bicca.

      DIVULGAÇÃO - O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau tem participação assegurada em nove Feiras, sendo sete nacionais e duas internacionais, em 2012. O perfil é variado: “divulgaremos a região em eventos para agentes de viagens, organizadores de eventos e até para o público em geral”, conta Thiago Ferraro, executivo da entidade.

      Os eventos são os seguintes: BTL Lisboa, de 29/02 a 04/03, Aviestur, 13 e 14 de abril, Campos do Jordão (já realizadas); EBS – 23 e 24/05, São Paulo; BNT Mercosul, 25 e 26 de maio, Penha (SC); Centro Oeste Tur – 9 de agosto, em Goiânia ; Avirrp, 17 e 18 de agosto, Ribeirão Preto (SP); Abav, 24 a 26 de outubro, (RJ) e FIT, 03 a 06 de novembro, Bueno Aires; Argentina e Festival de Gramado, de 17 a 20 de novembro, em Gramado.

      CONVENTION - O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, formada e mantida pela iniciativa privada, que funciona como órgão catalisador das iniciativas voltadas ao fomento do turismo em geral, com prioridade para o turismo de negócios.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •