• NOTICIAS

      22/05/2012 | ABAL - Encontros Musicais

      ABAL apresenta recital Seis Lustros na ACI

      Nesta sexta-feira, dia 25, às 20h, no Auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (Rua Barreto Leme, 1474, Centro, tel.3234.2591), a ABAL-Campinas apresenta mais um recital da série “Encontros Musicais”. Denominado recital dos “Seis Lustros”, traz o barítono José Luiz Águedo-Silva, acompanhado ao piano por Ana Carolina Sacco, ao lado dos solistas convidados: sopranos Érika Andrade e Marina Gabetta, o tenor Nunno Dellalio e o barítono Kaynan Consoli. O barítono Águedo-Silva organizou este evento artístico para marcar a passagem de seus 30 anos de idade e escolheu, além de colegas do Canto Lírico, um bem idealizado repertório que reúne, entre outros, compositores como Jules Massenet, cujo centenário de morte é registrado neste ano; Alberto Nepomuceno, Borís Fomin, Alberto Janes, Antonio Carlos Gomes e Charles Dumont. Trechos de ópera serão apresentados revelando para o público peças raras como “La Vestale”, de Saverio Mercadante, e “Achille”, de Ferdinando Paër, além de momentos mais conhecidos de Wolfgang Amadeus Mozart, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti e Friedrich von Flotow.

       

      Natural de Santos-SP, Águedo-Silva estuda canto lírico com o tenor André Minutti e, de 2002 a 2010, estudou repertório com o mezzosoprano Vânia Pajares, na matéria Ópera Estúdio (Instituto de Artes da Unicamp). Até 2011 continuou a cursar a matéria, ministrada agora pelo barítono Luciano Simões. Participou das três últimas edições do Concurso Internacional de Canto Maria Callas (2007, 2009 e 2011), na Categoria Ópera, e das quatro primeiras do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, do CCLA, (2008 a 2011), bem como frequentou masterclasses de renomados artistas líricos, como Kohdo Tanaka, Regina Elena Mesquita, Inácio de Nonno e Marília Vargas.

      Apresentou-se em diversos recitais e eventos nas cidades de Itatiba e região e, nos últimos anos, tem se dedicado paralelamente às atividades de compositor e librettista. Recebeu em 2009 a “Medalha Carlos Gomes”, outorgada pela Câmara Municipal de Campinas. Bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade (foi orientado pela Profa. Dra. Maria Betânia Amoroso, tendo escolhido o libretto belcantista como tema de sua dissertação). Exerceu até 2011 a função de Diretor Artístico da ABAL-Campinas (de 2008 a 2012). Também escritor e poeta, é membro da AEPTI (Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba), de cujas antologias anuais participa desde 1998 com textos e poemas. No início de 2011 passou a integrar o grupo coral Collegium Vocale Campinas, regido por Akira Kawamoto. Em Setembro do ano passado cantou o papel de Raymundo na cortina lírica da ópera “A Noite do Castello”, a primeira de Antonio Carlos Gomes, junto à Orquestra da Companhia de Ópera “Carlos Gomes”, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Atualmente estuda Harmonia com Lucielena Terribile.

       

      A entrada é franqueada ao público.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •