• NOTICIAS

      23/05/2012 | Médicos de Campinas no Congresso Mundial

      Carlos Roberto Monti e Lísias Nogueira Castilho, respectivamente diretor executivo e diretor clínico do Instituto do Radium de Campinas acabam de regressar de Barcelona, na Espanha. Eles apresentaram dois estudos no 5º Congresso Mundial de Braquiterapia, que ocorreu simultaneamente ao ESTRO 31, congresso anual da Sociedade Européia de Radioterapia e Oncologia (WCB). O evento reuniu no início de maio os mais respeitados médicos, físicos, biólogos, técnicos e empresas de todo o mundo para discutir sobre as novas oportunidades das práticas de radiação e como elas podem ser trabalhadas para o benefício dos pacientes com câncer.
       
       
      Dr. Monti, que é especialista em Radioterapia e Cancerologia pela Associação Médica Brasileira (Colégio Brasileiro de Radiologia/Sociedade Brasileira de Cancerologia) e Conselho Federal de Medicina é o autor principal dos dois estudos e fez a exposição oral do tema Braquiterapia no Carcinoma de Mama. O trabalho tem como coautores: E. Marussi, R. Torresan, F. Brandão, N. Kawakami e M.C. Scoz.

      O outro estudo, Braquiterapia no Carcinoma de Próstata foi apresentado como pôster e permaneceu em demonstração durante todo o congresso, até que o responsável pela apresentação – Dr. Lísias Nogueira Castilho, urologista e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e um dos coautores – participou de uma discussão com os interessados. O estudo tem coautoria também de U. Ferreira, L. Reis, Simões F., A. Meirelles, N. Kawakami e E. Ulhman.

      O trabalho da braquiterapia de próstata com sementes de Iodo-125, que também teve apresentação oral pelo Dr. Carlos R. Monti no simpósio realizado pela Sociedade Espanhola de Radioterapia Oncologica (SEOR); Associação Latino-Americana de Radioterapia Oncológica (ALATRO) e Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncológica (SPRO), dentro dos Congressos da ESTRO 31 e WCB, obteve o primeiro prêmio de comunicação oral.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •