• NOTICIAS

      24/05/2012 | Dekorazi

      Empresa de Campinas lança guia digital do setor de construção e decoração.

      Aplicativo gratuito para tablet permite acesso a mais de 85 mil estabelecimentos cadastrados em todo o país.

      Que tal encontrar tudo o que você precisa para sua obra ou decoração em um simples clicar no tablet? Pensando nisso, a empresa W3.0, de Campinas (SP), desenvolveu o  Dekorazi, primeiro aplicativo para tablets que funciona como um guia digital para produtos e serviços destinado ao mercado de construção, reforma, decoração, design de interiores e paisagismo. Em sua fase inicial, o Dekorazi permite o acesso a mais de 85 mil estabelecimentos cadastrados em todo o país.

      Além de lojas e prestadores de serviços dos setores envolvidos, o aplicativo conta com um banco de dados de profissionais como arquitetos, decoradores e paisagistas, que estão em fase de cadastramento.    

      Gratuito e já disponível para download na App Store e Google Play, o aplicativo possui diversos recursos como localização dinâmica via satélite, com ícone destacado que facilita a identificação; possibilidade de busca por segmento comercial ou atividade profissional; recurso de avaliação do serviço ou estabelecimento, permitindo a interação do usuário; listagem de segmentos organizados por Estado e Cidade e integração com redes sociais como Facebook e Twitter.

      Outro atrativo é a área exclusiva para a divulgação de vídeos abordando diversos temas pertinentes ao setor, batizada de “vídeo curiosidades”.

      A versão atual é compatível com tablets como iPad, iPad2 e a nova versão do iPad, conhecida popularmente como iPad3, além dos tablets que utilizam sistema operacional Android, como Motorola Xoom, Galaxy Tab 10.1 e Sony Tablet S, entre outros.

      Especializada em integração de sistemas para internet e desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphone, a W3.0 iniciou o projeto do Dekorazi em setembro de 2011. A falta de um serviço que facilitasse a consulta dos usuários num único aplicativo que reunisse estabelecimentos comerciais e profissionais do ramo, além de informações como endereço, telefone e serviço de rota que mostra opções de trajetos para chegar até o estabelecimento motivou o diretor comercial da empresa, Alexei Edward Vieira, a iniciar um estudo de como integrar todas as informações de forma organizada e de fácil utilização.

      O projeto conta ainda com um website que registra as atividades do aplicativo e também tem página nas redes sociais Twitter e Facebook. “Em breve, implementaremos outras funcionalidades ao serviço e já estamos preparando para o segundo semestre o lançamento de uma versão para smartphones, ampliando assim a base de usuários do aplicativo”, afirma Vieira.

      Vieira conta que, em meses de pesquisas, a equipe da W3.0 reuniu mais de 85 mil estabelecimentos no banco de dados inicial do aplicativo e que esse número estará em constante evolução. “Nossa intenção é dar ampla cobertura a todo o país, incluindo desde as pequenas cidades até as metrópoles”, explica. Ele afirma que o banco de dados de profissionais, por exemplo, cresce a cada dia e já encontra-se bastante completo nos principais centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Americana e Jundiaí.

      Estabelecimentos e profissionais podem se cadastrar diretamente pelo site do Dekorazi através do endereço www.dekorazi.com.br/participe.php
       

      Especificações técnicas


      O aplicativo Dekorazi, disponível atualmente para iPad e tablets Android, utiliza diversos recursos nativos dessas respectivas plataformas, visando facilitar as buscas, exibindo dados atualizados e possibilitando que o usuário compartilhe sua experiência.

      O sistema de ofertas utiliza os sensores de localização do dispositivo para determinar a posição do usuário. Partindo dessa posição, o sistema procura na base de dados do Dekorazi estabelecimentos próximos que possuem ofertas cadastradas. Através de uma simples configuração, o usuário pode determinar qual o raio de busca das ofertas.

      Através de um painel de controle disponível no site, estabelecimentos podem editar seus dados de cadastro, posição de exibição no mapa, inserir fotos e ofertas. As alterações são enviadas imediatamente para o servidor do Dekorazi. Todas as buscas já exibem os dados atualizados a partir do instante em que as alterações são confirmadas no painel de controle.

      Como forma de interagir com o sistema, o usuário pode compartilhar estabelecimentos e profissionais encontrados em sua busca utilizando redes sociais como o Facebook ou utilizar o sistema de avaliação do próprio Dekorazi. Esse sistema de avaliação conta com diversos métodos para evitar abuso, como usuários submetendo diversas avaliações para manipular a nota de um estabelecimento ou profissional, mantendo a credibilidade da nota exibida no aplicativo.

      O aplicativo se comunica com o servidor utilizando um webservice em PHP, que se conecta com a base de dados do Dekorazi para obter as informações dos estabelecimentos e profissionais cadastrados. Para evitar um consumo de bateria exagerado por parte do aplicativo, as requisições feitas ao servidor são feitas visando minimizar o número de conexões. Desta forma, o tempo em que dispositivos de conexão de dados (como Wi-fi e 3G) precisam ficar ativados é reduzido, minimizando o consumo de energia.

      Endereços de acesso ao Dekorazi:

      Site: www.dekorazi.com.br

      Twitter: www.twitter.com/dekorazi

      Facebook: www.facebook.com/dekorazi

      Aplicativo para iPad: http://itunes.apple.com/br/app/dekorazi/id484537204?mt=8

      Aplicativo para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.w3pontozero.dekorazi&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS53M3BvbnRvemVyby5kZWtvcmF6aSJd



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •