• NOTICIAS

      29/05/2012 | E Dia de Teatro e Muito Mais

      “É Dia de Teatro e Muito Mais” traz dois grandes espetáculos no mês de junho

      O premiado grupo Téspis irá apresentar “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, e “A Fantástica História de Dona Baratinha no Oco da Figueira”; apresentações gratuitas são iniciativas do Iguatemi Campinas em parceria com a Livraria Cultura

      O projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais”, realizado pelo Iguatemi Campinas em parceria com a Livraria Cultura, trará dois grandes espetáculos com o premiado Grupo Téspis no mês de junho. O público poderá conferir gratuitamente as peças “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, e “A Fantástica História de Dona Baratinha no Oco da Figueira”, baseada no clássico infantil “A Cigarra e a Formiga”.

      Em junho, os sábados (dias 2, 9, 16, 23 e 30) e o feriado de Corpus Christi, 7 de junho, quinta-feira, serão reservados para a peça “A Fantástica História de Dona Baratinha no Oco da Figueira”, enquanto “O Menino Maluquinho” terá apresentações aos domingos (dias 3, 10, 17, 24 e  1º de julho).

      “A programação de junho vem comprovar a qualidade do nosso projeto, que ganha novidades e evolui a cada dia”, afirma a gerente de marketing do Iguatemi Campinas, Ana Paula Fontana Kurbhi.

      As apresentações do projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais” são realizadas aos sábados (16h), domingos (14h e 16h) e feriados (16h), no auditório da Livraria Cultura, localizada no primeiro piso do shopping. Para participar, é preciso retirar o ingresso no dia da apresentação, a partir das 12h, no Balcão de Informações do Iguatemi, localizado no primeiro piso do shopping.

      Sobre o Grupo Téspis e “O Menino Maluquinho”

      O Grupo de Teatro Téspis foi fundado em Campinas e completou 32 anos de atividades ininterruptas produzindo espetáculos reconhecidos pelo público e pela crítica. A peça “O Menino Maluquinho”, em cartaz no projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais”, foi premiada em 1988 como um dos cinco melhores espetáculos do Estado de São Paulo, recebendo o troféu do Ministério da Educação e Cultura, e já atraiu mais de cem mil espectadores em todo o Estado.

       Na categoria “teatro para crianças”, o grupo também foi premiado com outros espetáculos de grande sucesso, como “O Cavalo Transparente” que recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo de 1990 da Associação Paulista de Críticos de Arte.

      Tem se apresentado, com sucesso, para escolas de todo o Estado de São Paulo com o projeto “Teatro e Educação”, que consiste em levar aos alunos de todas as idades, além de arte e diversão, uma reflexão crítica sobre o mundo, através de temáticas atuais desenvolvidas por uma representação centrada na emoção do ator e emoldurada pela beleza da simplicidade e da criatividade.

      Recebeu os prêmios da APTC (Associação dos Produtores Teatrais de Campinas); Prêmio Minc-Fundacem; três indicações para o Mambembe; três prêmios APCA/92 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e indicação para o Molière, entre outros.

         As últimas montagens para adultos foram: “Geração Trianon” e “Dois perdidos numa noite suja”.
       

      Evolução
       

      Desde abril, o projeto realizado pelo shopping em parceria com a Livraria Cultura ganhou o nome de “É Dia de Teatro e Muito Mais” e, além das tradicionais peças teatrais para crianças, passou a oferecer uma gama maior de atrações, como teatro de sombras, clowns, histórias cantadas, teatro de animação e apresentações musicais, entre outras surpresas, com companhias e artistas variados. Outra novidade é a curadoria da Livraria Cultura.  

      Esta é a terceira evolução do projeto. Criado em 2010 como parte das comemorações pelo aniversário de 30 anos do Iguatemi Campinas, inicialmente o programa chamava-se “Domingo é Dia de Teatro” e contava com uma única apresentação teatral, aos domingos. O sucesso foi tão grande que, no início de 2011, ganhou o nome de “É Dia de Teatro” e passou a contar com apresentações também aos sábados e feriados. Ainda em 2011, a crescente demanda fez com que o shopping criasse uma segunda apresentação aos domingos, dia de maior presença das famílias.

      Confira abaixo a programação e as sinopses do “É Dia de Teatro e Muito Mais” em junho:

      Dias 2, 7, 9, 16, 23 e 30 de junho (sábados e feriado de Corpus Christi, quinta-feira, 7) – “A Fantástica História de Dona Baratinha no Oco da Figueira
       

      Sinopse:A Fantástica História de Dona Baratinha no Oco da Figueira” é a tradicional história do “Casamento de D. Baratinha” recontada através da fábula “A Cigarra e a Formiga” que o Téspis encenou com sucesso durante três anos. Nessa história, a Cigarra Astride se enamora do João Zangão, causando inveja à Formiga Adelaide, que contrata os irmãos Aranha para sequestrar o pretendente da amiga. Na fábula original valoriza-se só o trabalho da Formiga. Na peça, valoriza-se também o trabalho artístico da Cigarra e a trama do seqüestro dá à peça um toque de suspense e ação bem humorada. Os irmãos Aranha recebem o dinheiro do sequestro e o perdem em frente à casa da Baratinha Beatriz e aí a história se desenrola com um final surpreendente, onde a verdade e a justiça prevalecem.

       

      Dias 3, 10, 17 e 24 de junho e 1º de julho – “O Menino Maluquinho”

      Sinopse: “O Menino Maluquinho” é uma das maiores obras da literatura infantil brasileira, que trata a infância com bom humor. Por conta desse brilhantismo, o Grupo de Teatro Téspis há mais de 20 anos encena o já consagrado “O Menino Maluquinho” de Ziraldo. A montagem segue a linha adotada pelo grupo desde sua fundação, isto é, a linha da simplicidade e criatividade, dando ênfase ao trabalho do ator, trabalhando sua emoção, buscando uma linguagem artística universal, mas própria, utilizando-se da música especialmente composta para o espetáculo, valorizando o folclore e as cantigas de roda, trabalhando a expressão corporal e a mímica como fundamental para a plasticidade e valorizando a sonoplastia com instrumentos manipulados pelo próprio elenco. Há também o uso de figurinos e adereços de espuma, que usados com muita graça, despertarão a fantasia do espectador. Com adaptação e direção de Edgar Rizzo, a obra de Ziraldo (um dos livros mais editados e vendidos no Brasil) tem percorrido todas as cidades do Estado de São Paulo, norte do Paraná e Sul de Minas. Em 1988 a peça foi apresentada no Teatro Anchieta do SESC em São Paulo, onde ficou por três meses em cartaz e recebeu o PRÊMIO MINC (Ministério da Cultura) e Fundacen como um dos melhores do ano e as indicações para o Prêmio Mambembe nas categorias texto, cenário e direção. Em 1992, a peça ficou em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso durante seis meses.
       

      Serviço

      Projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais”

      Onde: auditório da Livraria Cultura, no Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

      Quando: todos os sábados, domingos e feriados, até o final do ano

      Horários: domingos, às 14h e 16h; sábados e feriados, às 16h

      Ingressos: são gratuitos e devem ser retirados no Balcão de Informações do shopping (primeiro piso), no dia da apresentação, a partir das 12h – sujeito a lotação; em junho, o shopping pede que as pessoas levem um agasalho para doação às entidades conveniadas à Fundação FEAC

      Programação: www.iguatemicampinas.com



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •